Caças Typhoon da RAF foram enviados para monitorar os dois bombardeiros russos, que passaram perto do espaço aéreo do Reino Unido na manhã de ontem (09.02).
Os dois TU-160 Blackjack estavam na “área de interesse” do Reino Unido, mas não entraram no espaço aéreo britânico, disse que a RAF.
Os caças Typhoon baseados na RAF Lossiemouth, na Escócia, e na RAF Coningsby, em Lincolnshire, foram enviados para acompanhar os bombardeiros, no mais recente sinal da atividade militar russo, perto do Reino Unido. Os Blackjack, que possuem capacidade nuclear, foram monitorados vindo do nordeste e passando pelo o oeste da Irlanda. Os caças foram apoiados por um avião-tanque Voyager, da RAF Brize Norton, durante a operação.
Um porta-voz da RAF disse: “Nós podemos confirmar que as aeronaves de Alerta e Reação Rápida Typhoon, da RAF Lossiemouth e RAF Coningsby, foram enviados para monitorar os dois bombardeiros Blackjack, enquanto eles estavam na área de interesse do Reino Unido. Em nenhum momento, as aeronaves russas entram no espaço aéreo britânico”.
A força aérea francesa também enviou dois caças Mirage para escoltarem os dois bombardeiros russos ao longo da costa francesa, antes de passarem a missão para aviões militares espanhóis.
FONTE e FOTOS: RAF
ILUSTRAÇÃO: Daily Mail
Todo mundo participou dá festa. Portugueses, espanhóis, franceses, holandeses, alemães…
o brasil tem experiencia em reabastecimento em voo.. agora com as novas alas.. aumentarão seu grau de operação em defesa aerea.. o brasil tem capacidade de acompanhar alvos distantes.. ate mesmo pq tem disponibilidade para isso.. o problema creio e a questão da detecção dos aviões.
Acho que os F-5 só acompanhariam na base do revo pois creio que não teem muita autonomia pra voos de longa duração( por ser pequeno e não levar muito combustível acredito eu).
Aí fica minha dúvida, os cindactas conseguiram acompanhar os Tu160 aquela vez? E se acompanharam, os F5 teriam autonomia para acompanhá-los?
Apenas verificando se podem atacar a Europa Ocidental pelo norte e não pelo leste, ao mesmo tempo que conferindo o estado de alerta (em possível ataque surpresa?).
Já fizeram isso ao largo da nossa costa, mas acho que ninguém enviou nem uma dupla de F-5s para escoltar o bombardeiro por uma hora ou duas…
Já dá para ver os projetos futuros dos russos: EUA, Brasil (fadado a cair de podre nas mãos comunistas – domésticos e estrangeiros), Europa Ocidental, etc.
Como disse o Putin, a Rússia não tem fronteiras. E nem vergonha na cara, acrescento eu.
Delentur Russia!!!
Que interesse a Rússia teria em atacar grandes parceiros comerciais como os da Europa Ocidental ? Vc parou no tempo da URSS, pelo visto.
O trajeto que estes dois TU-160 fizeram não é nenhuma novidade, assim como o envio de caças europeus para acompanhar seu voo…Más os pássaros já voltaram pra o ninho.
Outro que retornou, foi porta-aviões Kuznetsov, aportou 4ª feira na sua base em Severomorsk, concluindo seu regresso da Síria.