(Reuters) – A Delta Air Lines encomendou nesta quinta-feira 75 aviões CSeries CS100 da Bombardier no valor de 5,6 bilhões de dólares, dando fôlego ao novo programa de aeronaves da canadense, que está anos atrasado e bilhões de dólares acima do orçamento.
A esperada encomenda marca um ponto de virada para a Bombardier, conforme a empresa realiza grandes esforços para entrar nas frotas das principais aéreas globais e atender o mercado de nicho para aviões de 100 assentos que as rivais maiores Boeing e Airbus negligenciaram.
Com a encomenda da CSeries, a Delta disse que não vai introduzir o E190 da brasileira Embraer à frota como planejado. A Delta tinha dito que adicionaria até 20 aviões E190 da Embraer e 20 novos jatos 737-900ER, da Boeing, à frota.
A Bombardier disse separadamente nesta quinta-feira que o acordo inclui uma opção para que a Delta compre 50 aeronaves CS100 adicionais.
Para a Delta, o acordo permite a retirada da frota de jatos de 50 assentos usados por aéreas regionais contratadas para realizar voos sob sua marca Delta Connection.
(Por Jeffrey Dastil e Sayantani Ghosh)
Bom a EMBRAER abrir o olho
Não acho que a Embraer tenha que abrir o olho, afinal quem esta atrasado com relação ao mercado é a Bombardier. Enquanto eles ainda estão na fase de homologação e testes nós estamos produzindo a atual família dos E-Jets e já trabalhando na segunda geração que terá incrementos que nem o C-Series tem.
A decisão da Embraer em desenvolver uma aeronave que resultou na família 170/195 foi muito acertada visto que a Bombardier preferiu alongar a fuselagem do seu CRJ, eles conseguiram vendas mas nada comparado ao sucesso dos E-Jets mundo afora.
Vamos ver com o tempo como vai ser!