Uma delegação indiana do Colégio de Guerra Aérea – College of Air Warfare (CAW), visitou o esquadrão Checo que opera o caça Gripen da Saab, na semana passada.
A delegação foi recebida pelo Comandante da Base Aérea Tática 21, Coronel Andrew Rejmanem, e em seguida fez uma excursão na base. O grupo de oficiais recebeu informações sobre a base, a estrutura, as tarefas e foi dada uma demonstração estática do caça Gripen.
O Colégio de Guerra Aérea é uma instituição “Top” de ensino superior da Força Aérea Indiana, que realiza uma série de cursos sobre Guerra Aérea para oficiais do posto de Tenente até Capitão e equivalentes do Exército indiano, Marinha e Força Aérea.
A Força Aérea da República Checa, está operando 14 caças suecos da Saab, Gripen C/D, desde 1 de Junho de 2005. Em maio deste ano, a República Checa assinou um novo contrato de leasing para o Gripen, segundo o qual, a Força Aérea Checa vai continuar operando o avião de caça sueco por mais 12 anos, até que, pelo menos, 2027.
FONTE: GripenBlog
Se a Índia resolver mudar a escolha do caça o presidente da Dassault infarta.
Os indianos vão mudar para o Gripen, depois do Brasil ter acertado na escolha. Eles estão a espera das conclusões sobre à navalização da plataforma GRIPEN NG, O gripen tem um baixo custo de manutenção e alto indice de disponibilidade, Não é atowa que os indianos compraram o ERJ-145 , um produto sueco-brasileiro, ele irão quase com certeza de Gripen(gripen ng, se gripren, fs2020).
Isto está me cheirando a pressão para que os franceses cedam e abaixem o preço do Rafale.
Parece somente uma visita normal pertencente ao curso para os oficiais citados, nada concentrado no Gripen ou para avaliação deste.