Durante a Undersea Defence Technology de 2015, a DCNS revelou uma evolução de seus submarinos diesel-elétricos (SSK) Scorpene 2000.
Xavier Mesnet, diretor de marketing, disse que esta evolução do projeto Scorpene 2000 mostra como DCNS integra as mais recentes tecnologias revelados na Euronaval do ano passado (célula de combustível de segunda geração AIP, implantação e recuperação UUV, bóia multifuncional Vipere), assim como desafios industriais e os requisitos do cliente.
O novo modelo de evolução Scorpene 2000 revelado pela primeira vez na UDT 2015 mostra uma vela e popa redesenhadas. De acordo com Marie Nicod, arquiteto naval submarino no DCNS, a única parte que ficou inalterada no modelo apresentado no UDT 2015 é o seu diâmetro.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:Navyrecognition
A pergunta que não quer calar, essas melhorias vem para os subs brasileiros ou a gente tá comprando produto defasado mais uma vez, já venho dizendo à tempos que AIP é importante, pois é tecnologia que podemos desenvolver à partir de submarinos que estamos recebendo se estes tivessem AIP, quanto a bóia multifuncional é de extrema importância o que dizer de recuperação UUV.
Gostaria, se for possível, que nos repassassem as informações acerca dos ganhos e ou vantagens oferecidos por essa modificação da vela e se elas serão introduzidas no modelo em desenvolvimento para compor a frota nacional.
e um belo desenho de vela…seria bom que viesse o pros Subs brasileiros….