Em 16 de Setembro de 2016, DCNS entregou o segundo porta-helicópteros adquirido pela República Árabe do Egito em outubro de 2015, o LHD (Landing Helicopter Dock) Anwar El Sadat.
A cerimônia de transferência da bandeira teve lugar na presença dos dois chefes de Estado Maior das marinhas egípcia e francesa, o almirante Rabie e Almirante Prazuck, o presidente e CEO da DCNS, Hervé Guillou, e o presidente do estaleiro STX France, Laurent Castaing, juntamente com funcionários franceses e egípcios.
Em 2020, a DCNS terá fornecido sete navios de combate para o Egito, contribuindo assim para a modernização do sistema de defesa da República Árabe do Egipto.
FONTE: DCNS
Daqui uns 15 anos nós compramos na mão dos egípcios.
LHDs podem participar de uma ” invasão de grande porte em águas distantes”, mas, não é só para isso que eles servem caso
contrário a US Navy não enviaria regularmente aos confins do Pacífico e ao Oriente Médio seus “ARGs” ou grupos anfíbios
constituídos por apenas um LHD, um LPD e um LSD e o LPD no caso, deslocando até mais que um” Mistral” muitas vezes é destacado operando independentemente e 3 navios apenas não são suficientes para uma grande invasão.
.
Os navios efetuam patrulhas beneficiando-se de seus helicópteros e grande capacidade para operar com eles por muitos
meses a fio e tanto helicópteros como as embarcações de desembarque a bordo podem levar rapidamente tropas à terra
para conter algum problema que pode mesmo ser interno , no próprio país, causado por terroristas, insurgentes, etc.
.
São também excelentes quando trata-se de ajuda humanitária principalmente dentro do próprio país após alguma catástrofe
natural por exemplo, onde até o fornecimento de água pode ser vital nos primeiros instantes.
O Egito, pelas caracteristicas das suas costas sendo parte no Mar Mediterraneo, com o dominio do Canal de Suez e parte no Mar Vermelho, não se justifica o uso de navios tipo LPH/LHD como estes dois, a menos que esteja preparando alguma invasão de grande porte em aguas distantes, estas “compras” se apresentam como apenas uma desova de navios que ninguém queria, ainda a manutenção e operação deles, vai torna-los apenas mais dois flutuantes ancorados nos portos ….
Manda para o Putin que ele compra… já vai estar até com os helicópteros.
Oportunidade perdida, mas em tempos de vacas magras, não dava pra levar mesmo. Só acho que não vão durar muito tempo no Egito, não vejo utilidade a eles.