Em 12 de junho em Brest, o estaleiro DCNS entregou a fragata multi-missão FREMM Provence para a Marinha Francesa, tal como estipulado no contrato. Esta fragata é a segunda da série ordenada pela OCCAR em nome da DGA (agência de compras de armamento da França).
A entrega da fragata Provence é o resultado de um processo de concepção e construção gerido pela DCNS em estreita cooperação com a Marinha Francesa (Marine Nationale), DGA e OCCAR.
Todas as plantas da DCNS, seus parceiros e subcontratantes participaram deste sucesso tecnológico e industrial para garantir o cumprimento das metas industriais, nomeadamente o lançamento em setembro de 2013 e o primeiro testes de mar em setembro de 2014.
A entrega da segunda FREMM de série para a Marinha francesa ocorreu apenas algumas semanas após o primeiro disparo bem sucedido na Europa, de um míssil de cruzeiro naval realizado pela primeira da classe, a FREMM Aquitaine.
A venda de uma fragata para a Marinha Real marroquina e para a Marinha egípcia, bem como o anúncio do lançamento do programa de fragatas de tamanho intermediário, impulsionam as ambições da DCNS para o desenvolvimento internacional graças a uma oferta mais ampla no rank de navios de superfície.
“A entrega da FREMM Provence representa uma oportunidade para comemorar a proeza industrial e tecnológica da DCNS e seus subcontratados. Sublinha a nossa capacidade de produzir o primeiro dos navios no rank de combate que atendam as necessidades de nossos clientes, como Marrocos e Egito”, afirmou Anne Bianchi, diretor de programas FREMM. “Hoje, estamos orgulhosos de oferecer esse segundo navio para a Marinha francesa.”
Entre a FREMM francesa e a italiana, qual a mais capaz?
A FREMM francesa e mais capaz considerando os sensores , armamentos e furtividade mas a FREMM italiana ainda e uma excelente fragata.
Legal. Por algum motivo eu prefiro a FREMM italiana, acho que é mais navio do que a versão francesa. Lembrando que ela foi por um bom tempo a favorita do PROSUPER.
Obrigado Padilha!mas quem nunca sai dali é aquele navio da Venezuela, o WARAO se não estou enganado!
Alguém poderia me esclarecer uma duvida, essas fragatas FREMM são tidas como multi função, e ai vai a minha pergunta. Ela teria como ser utilizada em guerra contra submarinos, defesa aérea e combate a outros navios de guerra simultaneamente?
Sim, mas as fragatas específicas possuem rendimento superior.
Digo modernizar ao invés do que escrevi!
Mudando um pouco de assunto! Passando hoje pela baía de Guanabara percebi que o A 12 São Paulo voltou para sua antiga vaga no AMRJ!Já acabou a inspeção ou desistiram de mordenizar o porta-aviões?
Aguardando o relatório para tomar a decisão.
se o acordo com a Itália tivesse sido fechando poderíamos esta recebendo a nossa tambem
…………uma fragata dessa pra MB seria ótimo…está necessitando em urgencia urgentíssima!!
entre as FREMM ou as F-110/100, qual é a melhor?
Os navios em si eu diria que são equivalentes, apesar da Fremm ter uma cara mais stealth (mas ai é chute mesmo) já em termos de qualidade e quantidade de armamentos a F-100 é melhor até que as Horizon e os Type 45.
Eu gosto da F-310 da noruega, tem um tamanho bom é bem equipa e principalmente, é mais barata.
Mas seus sistemas são menos eficazes do que a F100 por exemplo.