As autoridades sírias acreditam que a artilharia turca tenta impedir uma ofensiva contra as posições de suas tropas e alvos de milícias
Uma coluna de 12 carros blindados equipados com metralhadoras invadiram a Síria através da fronteira com a Turquia, informou a agência de notícias síria SANA . De acordo com Damasco, cerca de 100 homens armados, alguns dos quais aparentemente, eram soldados e mercenários da Turquia.
Além disso, o Governo da Síria chamou os ataques turcos contra o Exército sírio de “ajuda direta aos terroristas”, em carta enviada de Damasco para a ONU.
Assim mesmo, o governo sírio exigiu que o Conselho de Segurança da ONU ponha fim aos crimes da Turquia em território sírio. “O governo da República Árabe Síria quer chamar a atenção da comunidade internacional para as ações irresponsáveis da Turquia”, diz a carta.
O analista internacional e colunista Carlos Martínez opina que Turquia “não quer solucionar o conflito sírio, e sim, acabar com o Estado sírio”. Neste sentido, ele analisa que “os aliados da Turquia são o Daesh (Estado Islâmico) e a Frente Al Nusra”.
Turquia ataca a Síria
Pelo segundo dia consecutivo, a Turquia atacou as posições da milicia kurda na localidade de Azaz, no norte da Síria, região controlada pelas forças kurdas, informou a agência de noticias Anadolu, este domingo, citando fontes de seguranças turcas. O ataque foi dirigido contra a base aérea estratégica Minnigh, reconquistada pelos kurdos quarta feira.
Este sábado os militares turcos voltaram a atacar com artilharia os objetivos do Partido da União Democrática (PYD), como também objetivos do Exército sírio em dois ataques distintos. Turquia lançou um ataque contra as forças de Damasco supostamente em resposta a um ataque prévio contra um posto de controle na região turca de Hatay.
Ataque anunciado
O ataque de artilharia ocorreu neste sábado pouco depois do primeiro ministro turco, Ahmet Davutoglu, anunciar que Ankara poderia empreender uma ação militar contra o PYD. “Se necessário podemos tomar as mesmas medidas na Síria que já tomamos no Iraque e em Qandil”, destacou em um discurso televisado referindo-se aos bombardeios da Turquía contra objetivos do PKK em sua fortaleza nas montanhas Qandil no norte do Iraque ano passado.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
Acho que estão brincando com a coisa achando que estão melhores e mais equipados do que antes, mas a meu ver Turquia deveria tomar cuidado com a Rússia, nem O Washington, desafia abertamente, Moscou, as vezes penso, que estou em outro teatro de operações, quando vejo esses países com vontade de ser grande se apoiando sobre gigantescos, querendo enfrentar Feras maiores ainda!.
ABS.!
Rapaz isso não vai acabar bem pros turcos,os russos podem dar um oi com seus Kalibr e black jack
Também acho que não estão seguindo um caminho muito ‘saudável’, em ambos os casos, agora, a Turquia não é nenhuma coitadinha e um alinhamento com os Sauditas… fica difícil até para os Russos bater de frente, ainda mais estando um tanto longe de casa.
Tu tá de brincadeira né amigo? Menos.
Não que o RÚSSIA não os possa varrer do mapa de uma vez com alguma facilidade, mas para os Sauditas deixa com o Irã que com sua experiência e armamentos, já estaria de bom tamanho.
Fernando Reis,
Primeiramente, olhe o mapa da região.
Turquia a Arábia Saudita formam uma pinça, com a Síria bem no meio. Se esta tal coalizão tomar o Leste da Síria, que é a região mais exposta, eles cortariam assim a possibilidade de qualquer ajuda vinda do lado do Irã adentrar o Iraque para socorrer o Oeste da Síria. E a força Russa ficaria presa em um bolsão.
Leve em conta também a superioridade aérea da Turquia e AS juntas na região, pesquise o tamanho de seus exércitos, a quantidade de caças e a qualidade de ambos, que estão em casa… Não é brincadeira não…
Não vai ser nenhum passei no parque para a Rússia, como esta sendo se Turquia e AS se meterem em uma incursão pelo chão na Síria.
Tá na hora do Irã, China e Rússia acertarem o passo na Siria e mostrarem para que vieram…principalmente a segunda potência de meia tigela
Irã acabou de ser ‘liberado
Irã acabou de ser ‘liberado’ das suas amarras, não creio que vá querer se meter em confusão tão cedo… Mas isso é só achismo…
Este Erdogan juntamente com a monarquia Saudita estão caçando encrenca. Se eles entram por terra e o que sobrou da aviação Síria bombardear estes invasores vão colocar a culpa na Rússia. Os embaixadores europeus estão de cabelo em pé. Vão defender a Turquia pela OTAN? Os sauditas por outro lado já foram ameaçados por mais de uma vez de serem varridos do mapa pela Rússia, além de estarem tomando uma sova no Yemen. Tem o Irã no meio deste furdunço, ninguém quer ver a prosperidade por lá, com bilhões e mais bilhões de dólares para irem as compras (inclui neste interesse anti-Irã o estado de Israel).
Este oriente médio é um puro vespeiro.
A desculpa dos turcos é a sua peleja contra os curdos que almejam a instalação de um estado independente englobando parte de seu território, porém isso não justifica o modus operandi do exército turco em suas consecutivas invasões dos estados vizinhos…
Os mais atentos aos fatos sabem que há muito mais interesses políticos e econômicos e até religiosos em jogo, inclusive interesses avessos aos de outra grande potência encravada na região, que já se declarou contrária as ações criminosas da Turquia.
Para bom entendedor pingo é letra.
A Turquia esta procurando sarna para se coçar,Erdogan esta querendo levar a guerra para a Turquia com essas atitudes inconsequentes , que a ONU vê e faz vistas grossas já há muito tempo !
Muitos estão dizendo que os turcos estão loucos, etc… mas cuidado… os caras devem ter “café no bule”.
Eles estão falando e fazendo…
Pode ter mas o café está estragado e o bule furado amigo, pois até os EUA e a OTAN estão contra este ataque e pior a RÚSSIA está de olhos abertos só monitorando os Turquos em razão do abate do SU. Abre teu olho Erdogan a cobra vai fumar pro teu lado.