Apesar do exercício CRUZEX Flight 2013 chamar a atenção pelas aeronaves de caça, quem rouba a cena antes do início dos voos de combate é a aviação de transporte. Somente na noite desta sexta-feira (1º/11) sete aviões C-130 Hércules de quatro países diferentes ocuparam o pátio de aeronaves da Base Aérea de Natal (BANT).
Eram três C-130 do Brasil, dois do Canadá, um do Equador e outro do Uruguai. Um C-105 Amazonas e um C-95 Bandeirante, ambos da FAB, também passaram pela BANT durante a noite. Um C-120 (Embraer Brasília) uruguaio também pernoitou no local.
No sábado, continuou o movimento de aviões C-105 e C-99 da FAB. Também houve a passagem de um Boeing 767 da Força Aérea do Chile, C-130 Hércules da Colômbia e mais um Y-8 da Venezuela.
CRUZEX também é transporte
A maior parte das aeronaves que passam pela BANT nos últimos dias, como um C-5 Galaxy da Força Aérea dos Estados Unidos, cumpre missões de transporte aéreo logístico em apoio às unidades de combate que vão participar da CRUZEX Flight 2013. Mas, neste ano, o exercício também incluirá missões específicas para a aviação de transporte, como o lançamento de paraquedistas.
A Real Força Aérea do Canadá, que não enviará nenhum caça para a CRUZEX Flight, vai participar exclusivamente com dois CC-130J em missões desse tipo. A FAB também vai utilizar seus C-130 no lançamento de paraquedistas de forças especiais.