A CRUZEX 2018 recebeu hoje duas visitas ilustres.
Por Luiz Padilha
Os Ministros da Defesa do Brasil, general Silva e Luna e do Chile, Alberto Espina Otero, desembarcaram na Base Aérea de Natal (ALA 10), onde acompanhados pelo comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Rossato, visitaram as instalações da base e receberam informações sobre o exercício.
Logo após a visita as taxiways da BANT ficaram lotadas de aeronaves prontas para decolar e iniciar sua programação do dia. As aeronaves E-99 (Embraer EMB-145 AEW&C) decolaram seguidas pelos reabastecedores KC-135 dos EUA, do Chile e em seguida o KC-130 FAB 2461.
Na sequência os caças A-1M, AF-1B e C e os F-5EM e F-5FM. Com a taxiway cheia, os A-37 peruanos e uruguaios fizeram fila aguardando sua vez de decolar com seus canopis levantados. Aos poucos as aeronaves iam chegando, alinhando e decolando para realizar os voos programados pela direção do exercício.
As equipes de solo da Força Aérea Peruana trabalham duro para deixar pronto seus Mirage 2000P e 2000DP, que rapidamente iniciam o taxi para a decolagem.
Os F-16 americanos engrossam a fila na taxiway e o que se vê na BANT, é um prenúncio de intensas atividades nos próximos dias, quando as forças voarão em conjunto e então, os responsáveis pelo exercício poderão avaliar se a estrutura de Comando e Controle das Operações Aéreas está funcionando como planejado.
Antes dos caças F-16 da FACh iniciarem sua participação, toda a delegação chilena se reuniu com o Ministro da Defesa Alberto Espina Otero,para uma foto comemorativa alusiva ao exercício.