Por Ivan Plavetz
No âmbito do acordo de cooperação assinado entre os governos do Peru e da República da Coréia do Sul, o país asiático ofertou recentemente ao Peru o fornecimento de corvetas da classe “Pohang”.
No âmbito do acordo de cooperação assinado entre os governos do Peru e da República da Coréia do Sul, o país asiático ofertou recentemente ao Peru o fornecimento de corvetas da classe “Pohang”. Segundo fontes locais, uma comissão técnica da Marinha de Guerra do Peru inspecionou os navios e esta avaliando a proposta com a finalidade de determinar se ela se enquadra aos requisitos operacionais.
Construídas nas versões ASUW (Anti-Surface Warfare) e ASW (Anti-Submarine Warfare), as corvetas “Pohang” tem comprimento de 83,3 metros, uma boca de 10 metros e um calado de 2,9 metros. O peso de deslocamento gira em torno de 1.220 toneladas. A propulsão é do tipo CODOG compreendendo uma turbina a gás General Electric LM-2500 de 27.200 shp e dois motores dieseis MTU 12V-956-TB-82, cada um capaz de desenvolver uma potência máxima de 3.180 shp. Esse conjunto propulsor tem capacidade de acelerar as Pohang a até 32 nós de velocidade. Navegando a 15 nós a autonomia das embarcações alcança 4 mil milhas náuticas. A tripulação operacional é de 95 elementos, incluindo dez oficiais.
As “Pohang” ASUW estão dotadas de radar de busca de superfície Raytheon SPS-64 capazes de detectar objetivos a mais de 90 km de distância, um sistema de controle de tiro Signaal WM-28, um sistema de combate Signaal SEWACO ZK e um diretor eletro-óptico Signaal LIOD (Lightweight Optronic Director). As Pohang ASW estão equipadas com radar de busca Samsung/Marconi ST-1810, um sistema de controle de tiro ST-1802, um sistema de combate Samsung/Ferranti WSA-423, dois diretores eletro-ópticos Samsung/Radamec 2400 e um sonar Signaal PHS-32. Tanto a versão ASUW quanto a ASW estão equipadas com navegadores tácticos (TACAN) SRN 15, de suíte de guerra eletrônica Thorn EMI (Nobeltech) e lançadores de “chaff” MEL Protean.
O armamento da ASUW é integrado por um canhão Oto Melara de 76/62 mm com distancia útil de 16 km e cadencia de disparo de 120 projeteis por minuto, bem como por dois sistemas Emerson de 30mm. Adicionalmente, as “Pohang” ASUW estão municiadas com mísseis anti-navio MM-38 Exocet.
As ASW portam canhões Oto Melara de 76/62 mm, dois Breda-Bofors 40/L70 de 40 mm, dois lançadores triplos MK-32 para torpedos ASW MK46 e racks para doze cargas de profundidade MK-9.
FONTE: Tecnologia & Defesa