O primeiro submarino sul-coreano de 3 mil toneladas foi lançado hoje no estaleiro Okpo, da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME).
Batizado de Dosan Ahn Chang-ho (KSS-III), ele é o primeiro submarino médio projetado e construído independentemente na Coréia, informou a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) do país em um comunicado.
O Dosan Ahn Chang-ho (SS-083) é um novo sistema de armas estratégicas da Marinha da República da Coreia capaz de responder a todas as ameaças. Espera-se fortalecer ainda mais as capacidades de defesa da marinha, acrescentou a DAPA. Com um comprimento de 83,3 metros e uma largura de 9,6 metros, o novo submarino de propulsão independente de ar e diesel-elétrico pode acomodar 50 pessoas. O novo submarino deverá ser entregue entre 2020 e 2021 após o processo de avaliação. Espera-se que seja operacional doze meses depois.
O Dosan Ahn Chang-ho faz parte do programa de submarino de ataque sul-coreano que inclui três fases: KSS-I, KSS-II e KSS-III. A terceira fase prevê a construção de até nove submarinos de ataque diesel-elétrico KSS-III construídos no próprio país.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Navay Today
São projetos alemães, Israel comprou direto, a Coreia do Sul licenciou o projeto e o adaptou as suas necessidade.
Lembra muito a classe dolphin israelense