SEUL (Reuters) – A Coreia do Sul anunciou ter feito dezenas de tiros de artilharia em direção à Coreia do Norte nesta quinta-feira, depois que o Norte disparou um projétil contra um alto-falante sul-coreano que transmitia de modo estridente mensagens contra o governo norte-coreano, num momento em que a tensão está aumentando na península.
A Coreia do Norte não retornou fogo, mas fez um alerta à Coreia do Sul, em uma carta, dizendo que iria recorrer a ação militar se o Sul não remover os alto-falantes dentro de 48 horas, disse o Ministério da Defesa sul-coreano.
Na carta, as forças armadas da Coreia do Norte definiram a propaganda que o Sul transmite como uma grande atitude de “desafio” ao Norte.
A Coreia do Sul afirmou que o seu equipamento de detecção tinha identificado a trajetória de um suposto projétil norte-coreano lançado em torno das 15h52 (3h52 pelo horário de Brasília), que não pareceu ter danificado o alto-falante ou causado quaisquer danos.
A presidente sul-coreana, Park Geun-hye, disse às principais autoridades de defesa que “reagissem com firmeza” às provocações norte-coreanas, segundo um porta-voz. Os militares da Coreia do Sul elevaram seu status de alerta para o mais alto nível.
“Nosso Exército intensificou o monitoramento e está acompanhando de perto os movimentos militares norte-coreanos”, disse o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.
Não houve menção dos disparos na mídia estatal norte-coreana, que normalmente não faz comentários imediatos sobre os acontecimentos.
O suposto projétil norte-coreano caiu em uma área a cerca de 60 quilômetros ao norte de Seul, na parte ocidental da zona fronteiriça, disse o Ministério da Defesa. Residentes sul-coreanos na área foram obrigados a deixar o local, de acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
EUA mandaram 2 B-2 Spirit para acalmar o pastel de flango lá. Pareçe que acalmou por alguns anos. Mas já está mostrando suas garras novamente. Esses ditadores são foolish and selfish.
Lamentável.
todo ano o ditador pastel de flango ameaça atacar a coreia do sul, como de costume, esse assunto vai render 1 semana e depois tudo vai voltar ao normal…
pois até mesmo o maior general da coreia do norte sabe que seu exercito mediocre não tem condições de enfrentar o japão, EUA, e coreia do sul em uma guerra
😛
Se até mesmo uma corveta foi afundada no passado recente e não houve guerra, imagina a “guerra do alto falante”.
Tecnicamente ainda as coreias estão em guerra , mais o serça fogo estar preste à acabar , serà? Que vão levar tudo isso adiante ? “A Coreia do Sul a cussar a outra do Norte de ter plantado minas terrestre no seu territorio ferindo dois soldados .” Só isso jà darria pra comerçar o confritos armando invez de fica inritando com altos falantes artaca firme e forte milítariamente a do Norte, e para de fica disparando à hesmo ? E dà logo um fim neste doido da Coreia do Norte ?
E deixa de resenhas milítares e ter ações mais coerênte , jà tà inchendo o s… nem os eua incara de frente fica só catucando fazendo trenamento no mar das Coreias mostrando seu arsenal que nem um pavão que quer mostra que é o cara e nada faz off! Jà deu ñ se negocia com dóido ou dà logo o remdio , ou Vai feder .
Mais um capitulo da novela que não vai dar em nada,desde que me conheço vejo provocações da Coréia do Norte contra o Sul e no final nunca da em nada…uma guerra que nunca vai acontecer!
tic tac ….
Há conflitos entre países que são fáceis de começar. O difícil é saber como parar.
Tal como no conflito entre judeus e palestinos, um sempre acusa o outro de ter começado primeiro, sem nunca se chegar a conclusão e solução nenhuma.
A China viu o que aconteceu com o fim da União Soviética e seus países satélites. Só tem um naquela região e não vai permitir perder nunca. Portanto, esses conflitos vão sempre acontecer, mas os padrinhos, creio, nunca permitir chegar a sua plenitude.
Para esse problema em particular, a Coréia do Sul não pode demonstrar que aceitou a ordem da CN. E a CN não pode demonstrar que aceitou permanecer os sons vindos da CS.
Portanto, provavelmente haverá uma reunião aonde chegarão a um acordo, mediante as ambas concessões, aonde a CS aceita tirar o som, em troca da CN cede em algum ponto, como retirar as baterias de foguetes que estão próximas das fronteiras dos países. Feito isso, volta às condições normais de tensão e deixa seus respectivos padrinhos mais calmos.
A política externa é suja assim. Os dois países estão nas mãos de seus agiotas.
Junta-se a esta dupla a tensão entre Japão e China. Com isto, EEUU mantém seus principais opositores ocupados (Rússia com OTAN, China com Japão, CN com CS, etc, etc), e as tensões bem longe de suas fronteiras.
Com relação a CN, ventila-se o terror causado pelo ditador. Ele não deve ter visto ou acreditar no que aconteceu com Kadaf, Sadam Hussein, entre outros. Lembrei até da Maria Antonieta e Luiz XV.
O Ocidente acredita que o líder coreano vai sufocar a CN, mas sabem que qualquer outro que entrar no lugar vai manter o regime. A CN só cai se a China ceder às pressões do mercado, o que convenhamos, é muito difícil, dado o tamanho do Dragão vermelho. Deixaram ele crescer demais, e agora é bem mais difícil.
A estratégia dos países do ocidente é a de seduzir a China a uma economia de mercado mais convencional, como está querendo começar a acontecer.
Todos sabem que a fraqueza da China são matérias primas. Se eles conseguirem cercar a China e causar um colapso social e econômico, devido a uma população capitalista (Um Dragão Azul) que cresce cada vez mais, consumidora e capitalista insatisfeita, vão conseguir enfraquecer o regime comunista até cair por inteiro. Quando isso acontecer, a CN será uma Cuba, cercada e isolada.
A quem possa achar que tudo isso só poderia ou será possível, (se viesse a acontecer, talvez na opinião destes), daqui há muito. Eu vejo que a queda da produção industrial e de exportação , já começará a qualquer momento causar um desgaste se o governo central não encontrar solução. E não há solução para o Problema da China. Por que? Por que é um problema de conjuntura interna e com a alteração do macro modelo de economia mundial neste momento. Ninguém está conseguindo exportar para ninguém. Todo mundo fabrica e os mercados essencialmente “consumidores” estão saturados. Há muita competição.
Só resta duas questões a analisar:
1º – Quando tempo depois que a China ruísse, a CN cairia também?
2º – De qual forma seria?
a um tempo atras li uma matéria explanando como o capitalismo tem colocado suas sementes na CN, com a possibilidade de que empresas estrangerias produzam e invistam capital lá fazendo parcerias com estatais e que tem havido uma procura por conhecimento que aumente a produtividade
talvez a CN siga os passos da China mudando o sistema aos poucos
É verdade, Pedro. O Vietnam também está tentando seguir o mesmo modelo.
A China, que tem o maior sucesso de abertura, percebeu no modelo Russo que a abertura política iniciada (Peretroyska), logo seguida da abertura econômica (Glasnost), realmente estava na sequencia errada. A China manteve uma linha de governo forte, concentrador e uniforme, dando condições políticas e econômicas para o desenvolvimento da produção e da mãos de obra.
Parece simples, mas havia todas as condições estruturais interna e externa para o sucesso.
Amigo, parceria entre iniciativa privada e estatais não é verdadeiro capitalismo, é apenas o velho capitalismo de estado criado pelos socialistas fabianos, exatamente o grande propiciador e gerador da corrupção avassaladora que temos.
Modo Irônico ligado:
_ Poxa vida … baile funk não né! Tem que tomar disparo de artilharia mesmo!!!!
Modo Irônico desligado.
CM