Enquanto Pyongyang diz que é para colocar um satélite em órbita, os críticos argumentam que ela seria uma tecnologia de mísseis balísticos de testes proibida. Japão advertiu que o projétil passou sobre Okinawa.
Um foguete de longo alcance foi lançado neste domingo de manhã pela Coreia do Norte em uma manobra desafiadora ante as advertências dos Estados Unidos e Coreia do Sul , conforme relatado por uma fonte militar em Seul, disse à AFP.
O regime de Kim Jong-un lançou o foguete da base Dongchang-ri , no noroeste à volta de 09:30 hora local (00:30 GMT), disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul.
A Coreia do Norte anunciou no sábado que iria lançar um foguete de longo alcance no domingo e em 14 de Fevereiro, em vez do período inicialmente anunciado para as organizações internacionais, (seria em 8 e 25 deste mês).
Por seu lado, o governo do Japão advertiu que o foguete transitou através do seu espaço aéreo. O primeiro-ministro Shinzo Abe definiu o movimento como “absolutamente intolerável”. Por sua vez, acrescentou que as ações de Pyongyang eram uma “clara violação” das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Pyongyang disse que o lançamento iria colocar um satélite de observação em órbita, mas o resto da comunidade internacional, considera como um teste de míssil balístico intercontinental . As resoluções das Nações Unidas proíbem a Coreia do Norte realizar tais manobras que utilizam a tecnologia de mísseis balísticos.
A Coreia do Norte advertiu que a primeira fase do que afirma ser um foguete cairia no Mar Amarelo, a tampa no Mar da China Oriental e a segunda fase do Mar das Filipinas. Especialistas dizem que um foguete de longo alcance pode transportar um satélite ou uma ogiva, assim, a tecnologia usada para lançar um satélite poderiam ser desviadas para fins militares.
Acredita-se que o míssil lançado domingo é capaz de cobrir uma distância de mais de 10 mil km, para que ele pudesse chegar aos Estados Unidos.
Após a denúncia da Coreia do Sul, o Conselho de Segurança das Nações Unidas se reunirá com urgência para avaliar o que aconteceu com o regime de Kim Jong-un.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Infobae
trovao azul, o problema nao eh ter q enfrentar a Koreia do norte……o problema eh a China q esta ali na fronteira. Os norte koreanos nao tem poder ou forca suficiente para um embate direto , quer contra os do sul ou contra os americanos. Infelizmente, Seul esta a menos de 50 kms da fronteira c o norte e pode ser alcancada por artilharia ou misseis de curto alcance…..enfim, o estrago seria economicamente muito prejudicial ao sul, mas garanto q o norte seria varrido em poucas semanas…….o pais esta na mais absoluta miseria e sua populacao passa fome regularmente…..observe nos desfiles q sao produzidos pelos norte coreanos o quao aparenta estar famelico seu exercito…….mas uma vez aberta a caixa de pandora c uma guerra contra o sul, c certeza absoluta sua populacao em peso vai se revoltar……enfim….muitas conjeturas, mas esta provocacao so interessa mesmo ao palhaco do norte e seus fantoches militares c a certeza absoluta da impunidade e da protecao dos chineses. Sds
O que as Nações Unidas irão fazer ??? Mais sanções ??? Ninglém terá peito de enfrenta diretamente a Coreia do Norte , enquanto descuntem mais forte milítariamente fica e tecnologicamente só falta eles produzir seu proprio caças e air a vaca vai por brejo .
C#@@ até o Ping Pong em um país ferrado consegue colocar um satélite em órbita eo Brasil….Sem palavras.
O começo do fim?