Pyongyang diz que desenvolveu bomba de hidrogênio que pode ser instalada em míssel balístico intercontinental. Terremoto registrado no nordeste do país deve ter sido provocado por novo teste atômico.
A Coreia do Norte desenvolveu uma bomba de hidrogênio que pode ser instalada em um míssil balístico intercontinental (ICBM), afirmaram neste domingo (03/09) os meios de comunicação estatais do regime de Kim Jong-un.
A agência KCNA garantiu que o país conseguiu desenvolver com sucesso um explosivo nuclear deste tipo que foi carregado em um dos seus novos projéteis balísticos, em um teste que foi supervisionado pelo próprio líder norte-coreano Kim Jong-un.
A KCNA fez o anúncio depois que as agências geológicas registraram um terremoto provocado pelo homem no nordeste do país. O Exército sul-coreano afirma que estava analisando um “presumido” teste nuclear enquanto que o Japão afirma que a Pyongyang realizou um teste nuclear.
O mesmo meio de comunicação distribuiu uma fotografia de Kim ao lado da suposta “bomba H” acompanhado de cientistas nucleares e oficiais do alto escalão do Departamento de Indústria de Armamentos do Partido Central dos Trabalhadores, mas, como é habitual, não deu detalhes do local nem a data do ato.
O líder norte-coreano “manifestou seu grande orgulho por apoiar as forças nucleares” e por comprovar como o regime Juche (a ideologia oficial norte-coreana de autossuficiência) “consegue desenvolver uma arma explosiva termonuclear com os seus próprios esforços e tecnologia”, segundo a KCNA.
Os cientistas norte-coreanos “melhoraram o rendimento técnico” do explosivo acima do nível da primeira bomba H testada pelo país asiático, acrescentou a KCNA.
Em janeiro do ano passado, a Coreia do Norte detonou no interior das suas galerias subterrâneas o que assegurou que era uma bomba de hidrogênio, mas a análise posterior indicou que se tratava de um artefato menos potente que uma bomba H.
Além disso, no início de julho deste ano, o hermético regime realizou dois testes com mísseis balísticos intercontinentais, que foram seguidos por testes com projéteis de menor alcance, o último deles na terça-feira, que sobrevoou o território japonês.
Terremoto foi “possivelmente” causado por novo teste
Um terremoto de 5,6 graus de magnitude foi detectado na Coreia do Norte próximo a algumas instalações nucleares do país, o que poderia ter sido causado pelo novo teste nuclear, segundo informaram as autoridades sul-coreanas.
O tremor foi detectado à 12h36 (horário local, 0h36 em Brasília) na província de Hamgyong do Norte, no nordeste do país e fronteiriça com a China, onde fica a base de testes nucleares de Punggye-ri, local dos cinco testes atômicos norte-coreanos até hoje.
O governo de Seul afirmou que poderia se tratar de um novo teste atômico do país vizinho, e anunciou a convocação de uma reunião de emergência do Conselho Nacional de Segurança, em declarações de uma porta-voz publicada pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.
O governo japonês, por sua vez, também confirmou a detecção do tremor, que, segundo disse em coletiva de imprensa seu ministro porta-voz, Yoshihide Suga, “possivelmente” foi provocado por uma explosão nuclear.
O Exército sul-coreano elevou seu nível de alerta ao máximo diante da nova provocação do país vizinho, enquanto que Tóquio enviou aviões de reconhecimento das suas forças aéreas para medir possíveis variações nos níveis de radiotividade no ar.
Tóquio, Seul e Washington querem fazer uma conferência por telefone neste domingo para analisar a situação e dar uma resposta conjunta ao novo teste nuclear de Pyongyang, que acontece na mesma semana em que o regime de Kim Jong-un lançou um míssil balístico que caiu no Pacífico.
O aparente sexto teste nuclear norte-coreano acontece algumas horas depois de Pyongyang ter anunciado que desenvolveu uma bomba de hidrogênio que pode ser instalada em um míssil balístico intercontinental (ICBM).
FONTE: DW
Hernani. Gastou muitas linha pra falar feijao com arroz.Parabéns pelo desperdício de caracteres hahaha Como tem Kids aqui torcendo por uma guerra nuclear, lamentável.
Um dia desses eu vi um comentário irresponsável ou sem conhecimento no site:G1, dizendo se era possível viver com uma Coréia do Norte nuclear. Então escrevi os seguinte:
É incrível o que a mídia faz com muitos comentáristas!
Todo país tem direito de desenvolver tecnologias de toda sorte, principalmente a mais sensível que é a nuclear.
Isto significa independência, conhecimento, desenvolvimento, proteção e ser protagonistas de tecnologias. É estar na vanguada do desenvolvimento, comércio e obter um PIB e PNB muitíssimos consistentes. É ser rico!
Porque somente alguns países tem o direito de ter, usar, ameaçar e imperar sobre outras nações em detrimento dessas estar submetido a vontade deles?
Por exemplo, o EUA ´´e o maior fomentador de guerras no mundo. Invadem países, provocam quedas de governos, constituem amigos hoje que poderão ser inimigos amanhã, ou seja, através do seu poderio bélico – nuclear – submetem aqueles que vão de encontro suas políticas imperiosas.
O que é a Coreia do Norte no contexto mundial? Não é nada. Ela apenas não é alinhada as vontades dos EUA. O mais importante para o EUA é manter uma base militar no território da Coréia do Sul, para colocar a china no seu binóculo… Até recentemente com a Rússia, eles impuseram embargos inclusive também a China e como já ocorreu e ocorre com o Brasil…
Recentemente os EUA recusaram eliminar todas as suas armas nucleares, contrariando os consignatários da ONU. Porquê?
Existe um jargão: “se que ter paz, prepare-se para guerra”. Neste contexto aparece o Brasil, que hoje, como outros países da América do Sul não alinhados, passam por um processo conturbado arquitetado pelos EUA. Mera coincidência, não?
O que está por trás disso chama-se independência! É “independência ou morte”?!!?!
Vemos muitas vezes comentários sem muito cuidado e sem uma visão estratégica consistente, porque considerando se algum dia o EUA virarem seus canhões e misseis para nós, com certeza estaremos preparados para defender nosso Brasil com estilingue e flexas. Não é maravilhoso isso? Com certeza sairemos vitoriosos!
Ah! Isso é só no campo da guerra não é mesmo? E no comercial, na educação, em tecnologias etc???
Viva o imperialismo
O “gordinho” unificar as Coreias para que a mais rica e populosa Coreia do Sul tenha que se sujeitar a uma das mais cruéis
tiranias da História ?? Não vai acontecer.
.
Sul coreanos na maioria não querem uma reunificação pois teriam que pagar por ela, mesmo assim, uma reunificação, não depende dos coreanos…a China não permitiria, ao menos não a China de hoje.
.
No mais, trata-se apenas de perpetuação no poder…lavagem cerebral na população evitando assim um golpe interno e armas
de destruição em massa contra golpes externos.
Caro Karl Bonfim,
A Coréia do Norte fez seu primeiro teste nuclear em 2006. Portanto, bem antes do primeiro mandato do Obama. Por que o Bush não tomou providência, já que ele era o presidente dos EUA naquela época? É muito infantil agora culpar o Obama por todas as “maluquices” feitas pelo seu antecessor. A criação do ISI, por exemplo, é claramente uma consequência da gerra do Iraque levada a cabo pelo maluco do Bush. Um inconsequente.
Agora me fala como é que você ataca a Coréia do Norte, sabendo que ela possui arma nucleares e os meios para lança-las, podendo destruir Toquio e boa parte das grandes cidades japonesas. Sem contar Seul, já que esta poderia ser simplesmente varrida do mapa apenas pelas artilharia convencional.
Parece que vocês pensam que os países estão jogando video game. Esquecem que mais de 30 milhões de pessoas podem ser mortas por causa de uma atitude maluca.
Uéééé
Ta todo mundo indignado com a Coreia do Norte?
Mas não era tudo maquete?
FAIL, eim….
No mais… deixem o Kim em paz… e ele não mexe com ninguem
Simples assim
Eu leio em outros sites, comentários de quê temos de ter submarino,jatos, tanques,fragatas,porta aviões,porta helicóptero e aquela briguinha de sempre sobre política.Mas já está na hora de se unir forças para cobrar nossa entrada, nesse clube de países quê tem armas atômicas.E também antes de fazer chacotas do líder da Coréia do norte, quê olhemos para nosso país para ver quem é bobo.Até hoje só teve um país louco quê passou a linha vermelha e fez dois ataques atômicos para vingar um ataque convencional.Se um país pode ter e usar armas nucleares porque outros não podem?
Esse abestado do Obama que chamou o nove dedos larápio de “O CARA”, cometeu o mesmo erro que o primeiro-ministro britânico Chamberlain e o mané do primeiro-ministro francês Edouard Daladier cometeram com Hitler nos anos 30. Olha no que deu! Word War II! A História se repetindo!!! Não sei se o Trump é doido eu é esperto, se for esperto, deve aproveitar e liquidar a fatura de vez, cortar o mal pela raiz se livrando do Stalin latino. Se não, estamos Maduros de saber no que isso vai dar!
Um território de nadica, um retalho de pinguela na Ásia. Os caras lutando para se manterem vivos, cada lançamento de foguete bem sucedido é como se marcassem um gol de final de copa do mundo. O tio Kim abre um sorriso como se fosse o último… Cara os Coreanos num tem nada a perder, já perderam tudo, a paz.
O regime Norte Coreano adquiriu além da capacidade de construir bombas de hidrogenio miniaturizadas para caber em seus ICBM, eles adquiriram também ódio pelo ocidente simbolizado pelos EUA e por seus capachos orientais Japão e Coréia do SUL… agora é tarde para puxar uma cadeira para Pyongyang… eles simplesmente não vão obedecer ninguém… e se baixarem as sansões aí é que ele aumenta mesmo seu poder com submarinos nucleares SLBNs
Parabéns a Coréia do Norte. O “gordinho” como alguns o retratam tem mais… que um país que está entre os dois hemisférios da terra e é o maior da América do Sul optou pela pá de cal. Bravo Kim resista aos yanques e unifique as Coreias.
louco ou não, o gordim mostrou q não tá para brincadeira, quero ver os EUA sair dessa saia justa…. vão eles deixar os japas ter bomba nuclear tb? vão tirar a mordaça pós guerra do japão e correr o risco de serem mordidos futuramente? eu jamais daria chance aos japoneses , tem gente que cai no conto de q japoneses e alemães são diferentes hoje em dia e tem vergonha do que fizeram… conversa para boi dormir….
Uma palavra define isso tudo,conivência,fingiram-se de cegos enquanto o gordinho maluco construia sua bomba
A realidade é a seguinte a Coreia do Norte já supostamente desenvolveu sua bomba H e assim ou a “comunidade internacional” bombardeia nuclearmente ANTES que ele construa a segunda, terceira….
E REZA para ele já não ter mísseis balísticos nucleares operacionais….
Ou prepara o convite de ingresso do Kim para o Clube Nuclear….
“Kim Jão 3” conseguiu abrir as portas do seleto clube nuclear,uma cadeira lhe espera.
Deveríamos de ter, o estar fazendo o mesmo.
Qual a melhor forma de se iniciar uma terceira guerra mundial!
Vejo a história sendo escrita neste momento
Abraço
Esse Jose Luiz deve ser um moleque bobo que não sabe nem quanto custa o toddy que bebe. Só uma molecão para fazer este tipo de comentário.
Agora lide com essa encrenca? Culpa do banana Obama que deixou a CN desenvolver seu arsenal atômico, com sua leniência e cordialidade paz e amor com a China. SoftPower que não faz cossegas no gordito louco da CN. Agora é de se esperar que Japão e CS reagem com criação também de um arsenal nuclear. No final a China que deu sua tecnologia a CN assim como Russia terão perto de suas fronteiras duas ameačas nucleares, Japão e CS.
GO , GORDINHO !!!!!