A empresa de defesa e segurança Saab dará o próximo passo na evolução do sistema do caça Gripen, dia 18 de maio, com a revelação da primeira aeronave de teste da próxima geração, o Gripen E.
A revelação da primeira aeronave de teste Gripen E será feita nas instalações da Saab, em Linköping (Suécia). Dentre as autoridades e executivos presentes, estarão o Ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist; o Comandante da Força Aérea Sueca Mats Helgesson; o Comandante da Força Aérea Brasileira Nivaldo Luiz Rossato; e, da Saab, o Presidente do Conselho de Adminsitração, Marcus Wallenberg; o CEO, Håkan Buskhe; e o chefe da área de negócios de Aeronáutica, Ulf Nilsson.
“Há um enorme interesse global pelo sistema do caça Gripen e agora estamos prontos para apresentar o primeiro Gripen E. Estamos ansiosos para compartilhar este importante evento tanto com os convidados quanto com os espectadores”, disse Ulf Nilsson, chefe da área de Aeronáutica da Saab.
“Este importante marco é a prova da nossa capacidade de construir caças de classe mundial, dentro do prazo e do orçamento, e nos deixa mais próximos do primeiro voo e da entrega ao nosso cliente”, completou Nilsson.
O evento será transmitido ao vivo, em nosso site, possibilitando que pessoas de todo o mundo participem. Para saber mais sobre a evolução do caça Gripen e assistir à apresentação, basta acessar o site www.gripen.com/evolution.
Tic tac … tic tac …Aja coração !!!
Essa versão a ser exibida do GRIPEN E, é a versão em que a FAB irá operar?! ou é a versão sueca para a Flygvapnet? pois o que vemos acompanhando desde a escolha do GRIPEN E (NG) para o Brasil é que a versão brasileira teria modificações relevantes em relação a original, caso não esteja enganado possuirá a fuselagem levemente maior ou modificada, Wide Area Display, e outras modificações para suprir as necessidades de missões de longas distancias por conta do nosso território. Caso a versão brasileira do GRIPEN E (NG) seja de fato com essas ”melhorias” em relação a sueca possuiremos a versão ”remaster” da aeronave! Jajaja 😀 mas a pergunta que não quer se calar é: caso a EMBRAER e a SAAB exportem o Gripen E (NG) para outros países qual versão da aeronave seria?! afinal um dos motivos em que o Brasil realizou essa compra é exatamente para possuir a supremacia aérea na America Latina, e não faria sentido se vendesse a versão ”remaster” para as outras nações, de qualquer maneira fica aqui os meus questionamentos.
A versão que será apresentada é para a FAS. O nosso será praticamente igual ao que será apresentado, com a tela WAD. É obvio que os sistemas suecos como o data-link deles não será instalado, o nosso virá com um data-link default até que o nosso em desenvolvimento na Embraer esteja pronto.
Quanto a supremacia aérea na região, creio que isso não é objetivo primário da FAB tão pouco do Brasil. Exportações futuras serão negociadas quando surgirem os clientes. Até lá, tudo o que se falar por ai será bobagem.
Lembrando que a versão bi-place será desenvolvida e construída no Brasil, logo……!