LONDRES – Cingapura finalmente confirmou que assinou um acordo para a compra de seis aeronaves de transporte e reabastecedora, A330 MRTT da Airbus Defence and Space .
O anúncio era esperado na recente feira de aviação, Singapore Air Show, mas não foi possível fazê-lo, apesar do negócio ter sido desvendado várias semanas antes.
A seleção de Cingapura foi o primeiro revés no mercado internacional do Boeing KC- 46A, derivados do 767, que havia sido selecionada pela Força Aérea dos EUA em uma feroz, e às vezes controversa concorrência com o produto da Airbus.
O foco da competição entre os dois fabricantes de aeronaves, agora mudou para a Coreia do Sul, onde já foi emitido um pedido de propostas sobre um acordo para quatro a seis aeronaves tanque.
A Índia está em negociações finais para seis A330 MRTT da Airbus, e a França também está alinhada como um cliente para mais 12 ou 14 aeronaves .
As entregas das aeronaves de Cingapura estão programadas para começar em 2018.
Em comunicado, a Boeing afirmou estar “desapontada com a decisão, mas que se mantém orgulhosa do relacionamento de longa data com Cingapura. Nós continuamos a ver forte interesse no KC- 46A por nações que buscam modernizar suas capacidades de reabastecimento aéreo “.
A aeronave será capaz de reabastecer caças com drogue, como os F-5 de Cingapura e caças que usam o Flying boom, incluindo o F-15 e o F-16.
Ele também virá equipada com um sistema que permite que o A330 MRTT, possa ser reabastecido a partir de outro avião tanque, sendo capaz de transportar 266 passageiros, enquanto estiver cumprindo o seu papel de reabastecimento e capaz de transportar 37.000 kg de carga paletizada .
Cingapura é o sexto cliente para o A330 MRTT seguindo ordens da Austrália, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.
“A decisão de Cingapura, confirma o status do A330 MRTT como o avião tanque e de transporte mais avançado do mundo, bem como totalmente adequado para a região Ásia -Pacífico”, afirmou Urena Raso, chefe do segmento de aviões militares da Airbus Defesa.
FONTE: Defence News
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Aqui para modernizar 2 aeronaves para reabastecedores é uma enrolação imagina se fosse para comparar o homem chegaria a marte primeiro .
Caso a FAB tivesse optado pelos MRTT … Dependo do valor do contrato … a AIRBUS tinha disponibilizado de 1 a 2 MRTT… q ja estavam prontos ….pra entrega imediata ..entrega essa q seria feita após a assinatura do contrato .. e tb das modificações q a FAB queria… algo sobre o sistema de reabastecimento ser incompatível com q usamos .. nas unidades prontas … ctz algo mais rápido do q reformar um 767 de uso comercial pra um com fins militares .. um ”KC”
Parabens pra Cingapura… 6 MRTT de uma vez ..sem choro ….so o valor do contrato n foi divulgado quanto ao Brasil …. melhor esperar o q vai ser dos ”KC-390” isso se for esperar algo ”novo” …..a FAB em sua ”sabedoria” escolheu o KC-767..(2 )… aeronaves q ainda precisam ser convertidas pra esse papel… falando nisso .. alguma noticias sobre essas aeronaves ??