No próximo ano, o Estados Unidos será capaz de testar o futuro protótipo operacional de alta tecnologia, onde mais tem trabalhado nos últimos anos, que como primeira missão, será substituir o lendário helicóptero Black Hawk.
Os helicópteros V-280 e SB-1 , cujos desenhos impressionam por suas inovações e alta tecnologia. No entanto, estima-se que, apesar de seus ensaios começarem em 2017, eles não vão assumir o cargo até 2030, ou seja, o lendário Black Hawk , estrela de inúmeras missões em todos os continentes, continuará a operar mais alguns anos.
O V-280 promete ser mais leve, mais ágil e mais rápido do que o Black Hawk, carregando também muitos mais comandos dentro para obter evacuações mais dinâmicas. O V-280 é construído pela Bell Helicopters, e o SB-1 pela Sikorsky-Boeing.
Desde o início os fabricantes indicaram que seu primeiro protótipo estará pronto para voar em Setembro de 2017.
A decisão da liderança militar norte-americano veio depois que o desempenho do Black Hawk nos desertos do Iraque e Afeganistão, não tinham todo o potencial esperado.
Em 2013 começaram os testes preliminares. Os novos helicópteros prometem ser mais leve, mais rápido e capacidade de levar mais unidades do que seu antecessor .
O projeto, entretanto, é muito mais ambicioso do que a substituição dessas aeronaves. O objetivo é para substituir todos os antigos helicópteros: os lendários Apache, Chinook e Kiowa. O custo orçado seria de 100 bilhões de dólares, disse o jornalista Marcus Weisgerber , do site especializado em armas militares, Defense One .
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Infobae
Esse é um projeto ainda a ser cozido em fogo lento, no aguardo da evolução do V-22 durante a sua operação.
Eu acredito que o favorito seja a proposta da Sikorsky/Lockheed Martin, ou seja, o helicóptero com rotores coaxiais e propulsor traseiro. Não deixa de ser um projeto evolutivo e ao mesmo tempo conceitualmente conhecido e testado. Não que o conceito do tiltrotor seja algo tão novo assim, mas é, justamente, pelos problemas enfrentados pelo V-22, que não se tem muita confiabilidade, talvez, num futuro próximo, a coisa mude. É o que acho.
Até mais!!!
Achei que o misterioso helicóptero que ficou conhecido (ou quase) no episódio da captura e morte do Bin Laden, que alguns colocaram o nome de “Stealth Hawk” fosse ser o sucessor do grande Black Hawk.
O F-35 das asas rotativas!
É isso o que vejo neste plano ambicioso, a ideia de ter um vetor com um maior potencial e incorporando novas tecnologias é incrível mas a megalomania dos EUA de quererem um vetor único é o que esta matando seu orçamento e basta dar uma olhada rápida na quantidade de problemas relatados no programa JSF/F-35 e que aparentemente ainda estão longe do fim.
Incorporar a capacidade de Apache,Chinook e Kiowa em uma mesma aeronave é uma tarefa muito complexa e diga-se de passagem que são vetores de categorias e missões diferentes. Ok que o vencedor ainda será escolhido e vamos ter um longo período de desenvolvimento nas próximas duas décadas, vai trazer muitas inovações nas mais diversas áreas mas também vai deixar muita gente de cabelos brancos mais cedo.
Ambos os projetos são bem futuristas e interessantes, agora nos resta saber como e quanto isso vai custar e se outros países vão entrar nessa também, porque não duvido nada que os EUA convidem seus aliados mais próximos a participar do seu desenvolvimento e produção.
Só o tempo vai dizer.