No momento da alta tensão que existe nas águas disputadas no Mar do Sul da China, onde os EUA desafiam abertamente as reivindicações territoriais de Pequim, os olhos dos especialistas e analistas estão presos nesta região volátil. Assim, em um dos artigos mais recentes publicados pelo ‘The National Interest’, onde o poderio militar da PLA Navy é avaliada.
Embora “por enquanto” a probabilidade de uma guerra entre Washington e seus aliados e Pequim seja considerada “muito baixo”, o autor do artigo, Harry Kazianis, lista algumas das armas “menos conhecidas” que poderiam ser usadas contra a US Navy se ocorrer um confronto.
Minas marítimas
“A China tem a maior coleção de minas marítimas do mundo”, de acordo com o artigo. Estima-se que, entre 80.000 e 100.000 artefatos estão disponíveis para Beijing. A China também está investindo dinheiro em minas cada vez mais avançadas, enquanto a Marinha americana parece indecisa se deve ou não implementar um sistema de caça-minas remoto.
Muitos mísseis
“É muito importante analisar que tipo de mísseis a China possui e quais são seus recursos. A coisa mais importante é o número de mísseis que poderiam ser usados contra a Marinha dos Estados Unidos”, disse Kazianis. Até mesmo o melhor sistema de defesa antimísseis como o americano, “Pode ser insuficiente” para o poder chinês, diz o autor.
Armas antisatelites
Poderia a Marinha dos EUA combater o ‘com os olhos vendados’?, Pergunta o autor, se referindo aos temores que contam sobre os progressos significativos da China, em suas capacidades anti-satélite (ASAT, sigla em Inglês).
“Embora atualmente improvável, imagine por um segundo se a China dispara seus mísseis para atacar e destruir satélites americanos em órbita. Poderia a América realmente fazer um contra-ataque eficaz?”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
De uma maneira geral é relativo falar em vencer… penso que com o aparato presente na PLA hoje é impossível “vencer” a USN, extirpá-la da face da terra, afundar até sua última lancha, a superioridade da marinha americana é explícita e sem comparações, não apenas em números mas também em diversidade de capacidades, tripulações bem treinadas e tecnologia de ponta. Mas certamente diversas batalhas seriam vencidas pelos chineses, principalmente, como bem disse o RR, se as frotas americanas se aproximarem a ponto dos chineses usarem suas principais armas para saturação.
Porém é necessário frisar que essa explícita e gritante superioridade naval vem diminuindo ano após ano e será diminuída mais rapidamente ainda em breve quando começarem a entrar em operação os seis novos Porta Aviões e 30 cruzadores de mísseis guiados previstos para a PLA… e eles constroem rápido !!!!
Dai em diante é o TO quem decide.
Pergunta para os aliados dos USA, Turquia e OTAN e terás a resposta.
A recíproca também é verdadeira!
Em Caso de conflito em larga escala a China não entra só, deve ter como aliada a Rússia.
Mas será que a China já combinou isso antes com a Rússia?
Jamais, a Rússia não apoiaria a China, pois sabem que apoiar a China é alimentar um gigante em potencial que vai engoli-los. A China é muito mais imperialista que a Rússia e EUA, e a Rússia sabe disso.
Diria que, no máximo, os chineses podem tentar negar o mar a USN…
Somente haveria possibilidade de vitória se os americanos se aproximassem ao alcance das armas as quais os chineses dispõem em maior quantidade.
Ali, no Mar da China Oriental e a parte mais próxima do Mar da China Meridional, um enfrentamento é extremamente difícil por parte da USN. Mas fora dali, a conversa é outra… Fora das águas de influência chinesa, apenas um submarino nuclear teria alguma chance real de passar pelas defesas de um carrier group…
Em águas azuis a superioridade da Navy é inquestionável. Salvo engano os chineses tem no máximo 6 SSNs operacionais enquanto os americanos tem 53. A disparidade é gritante.