O general do ar Jorge Rojas Ávila fez uma visita profissional ao Brasil.
No último dia 24 de setembro, o Comandante em Chefe da Força Aérea do Chile, Jorge Rojas Air General Ávila, fez uma visita à Companhia Brasileira de Aeronáutica (Embraer), acompanhado pelo comandante da Força Aérea do Brasil, tenente brigadeiro do ar Juniti Saito, e do adido aeronáutico da Embaixada do Chile no Brasil, coronel Cristian Pizarro.
Na Embraer, General Rojas assistiu a uma apresentação sobre o novo avião de transporte KC-390, que está em fase de desenvolvimento.
Mais tarde, o general do ar Rojas acompanhado do coronel Pizarro, visitaram as instalações especializadas de defesa da Mectron.
FONTE e FOTOS: FACh
Pior é o pessoal dizer que as forças armadas do Chile é a melhor da América Latina, sendo que eles sequer produzem um parafuso… Esses lambe-botas não aprendem…
Meu chapa, as FFAA do Chile projetam e constroem desde muito tempo, blindados, munição, foguetes fuzis, bombas de racimo, treinadores aéreos, VANT, caças de ataque e apoio próximo, navios, OPVs, Sistemas de DATA LINK, Controles, de tiro, etc.
Além disso, as FFAA do Chile realizam atualizações do seu material de forma própria em um 40%.
No caso do Exercito, através de FAMAE faz projetos, construção e/ou atualizações e modernizações dos seguintes materiais:
Pistolas FN 750
Sub Fuzil Standart SAF
Fuzil de Asalto Galil IMI ACE
Fuzil SIG 540
Fuzil SIG 542 – 1
Leopard 1V
Leopard 2 A 4
Marder
AIFV
M 113
Piranha 6X6 – Construção e modernização
Piranha 8X8 – Construção e Modernização
Toqui A 2 – Costrução
M 101
LAR 160
Lançador de Foguetes SLM – Projeto e Construção
Leopard 1 BrPz 1 Biber- modificados como lança pontes pra Leo 2 A 4 em FAMAE
M548 – Modernizados e modificados pra abastecimento de Blindados em FAMAE
LASCAR- VANT de Reconhecimento e Inteligência
A Armada de Chile, através de ASMAR
Moderniza, Atualiza e/ou Modifica::
Fragatas Type 23 -Modernização Estrutural e integração dos DATA LINK e Controle de Tiro
Fragatas Type L – Modernização Estrutural e integração dos DATA LINK e Controle de Tiro
Fragatas Type M – Modernização e integração de armas e misseis
Fragatas Type 22 – Modernização Estrutural, Integração dos DATA LINK, controle de tiro, Sistemas de armas, misseis, SAM BARAK, HARPOON, Canhão OTO MELARA e sistemas de RADAR.
Submarinos 209 – Modernização, reforço estrutural, atualização de sistemas, integração de capacidades, instalação e integração de sonar passivo, Data Link, controle de tiro, integração de misseis Exocet SM 39 e Torpedos Blak Shark.
Missileiras SA´AR 4 – Modernização, adaptação e atualização de sistemas, integração de Data Link, Controle de tiro, Controle de Radar, adaptação e integração de misseis HARPOON
Construção:
Buque hospital Clase Taitao
Buque Anfíbio Clase Batral
Buque Anfíbio Clase Elicura
Buque Oceanográfico Clase Taitao
Buque Oceanografico Cabo de Hornos – (o mais moderno da LATAM.
Lanchas de Serviço Geral Clase Protector
Patrulheiros Costeiros Clase LEP ONA
Patrulheiros de Zona Clase Taitao
Patrulheiros Marítimos Clase OPV 80 FASSMER
VANT Manta 1.
A Força Aerea do Chile, Através de ENAER
Constrói:
Treinador Básico T 35 Pillan – Projeto, Construção e Montagem
Treinador Avançado T 36 Halcon – Construção e Montagem
Caça Ligeiro A 36 Halcon- Construção e Montagem
Mautenção e Modernização:
Hercules C 130 – Reforço Estrutural Modernização e Atualização
F16 – MLU – Reforço Estrutural, Ampliação da Vida Útil, Integração de Sistemas de Armas, Integração de Radar / Data Link, Atualização a Sistema TAPE 4- integração de misseis BVR AIM 120 C5 / C7.
Lembrando que estas empresas, FAMAE, ASMAR e ENAER são empresas de propriedade, direção, gerencia, desenvolvimento e operação das FFAA do Chile, sem participação privada.
Isto é, São parte integrante dos inventários das FFAA se utilizando dos fundos militares para desenvolvimento e operação e tendo um 80% de militares na ativa dentro de seu quadro de funcionários. Sem ingerência nem intervenção nenhuma do setor privado. Diferente de EMBRAER, MECTRON, ODEBRECH, etc.
Tem ainda o desenvolvimento do setor privado em Chile como Cardoen, Vapor industrial, e outras empresas de tecnologia que producem DATALINK e Controles de tiro e adquisição de alvos e guerra eletrônica.
Também Chile tem construído os Patrulheiros de Zona Maritima Classe Vigilant pra Islas Maurício e os Buques Guarda Costas Classe THOR pra Islândia.
Tem os projetos que não vingaram mas os protótipos existem, entre eles as Viaturas Blindadas Orca, alacran, o helicóptero de ataque Cardoen, etc. Se fuçar encontra mais.
Como pode ver, o Chile fabrica algo mais do que parafusos. E é o Chile mesmo, através das FFAA não o setor privado sugando grana do Governo.
Patrulheiros de Zona Maritima
Como pode ver, o Chile
Cansei de ouvir uns borra-botas nos colocando de modo inferior à Fach. Só o simples fato da FAB ser a detentora da propriedade inteectual do KC390 já dá a dimensão da FAB e de sua hegemonia no hemisfério sul. A FACh é muito eficiente, mas, não venham fazer comparações sem cabimento
Em que sentido não teriam cabimento???
Em Força Antiaérea a FACH está na frente, Em vetores de ponta A FACH está na frente , em disponibilidade de material a FACH está na frente, Em aviônicos embarcados a FACH está na frente, em radares de detecção a FACH está na frente, em misseis BVR a FAch éstá na Frente,
em modernidade a FACH está na frente, em operação de VANT a FACH está na frente, etc.
Visita de quem? iihhh… olha lá o KC-390 o gigantão dos céus do sul!
A Força Aérea do Chile e a FAB, apesar das diferenças que os seus respectivos teatros de operação impõem, tem uma certa “proximidade doutrinária” em equipamentos.
Seria muito conveniente para as forças aéreas envolvidas, ver no futuro as nações do “Cone Sul” do continente sul-americano, Argentina, Brasil e Chile, equipadas com Super Tucanos (Argentina com seus Pucarás…), KC-390 e Gripens E/F.
O Chile já tem no inventário da FACH 12 unidades do Super Tucano.
Parabéns a Embraer.
A propósito, acho que a Embraer esta construindo mais de um prototipo, pois a primeira foto mostra o KC-390 com o estabilizador vertical já instalado (segunda foto) e outra foto ( a primeira) sem o estabilizador vertical…
Desculpe corrigindo: a primeira foto mostra KC-390 sem estabilizador vertical e a segunda com estabilizador vertical.
Também tive essa impressão. Ou são fotografias de datas e ocasiões diferentes?
Cesar, esta sim ! (O link foi postado pelo amigo RobertoCR). Vale a pena dar uma olhada !
No link abaixo (a partir dos 05:00 minutos) há uma reportagem da EPTV mostrando o KC-390 de vários ângulos, inclusive dá para notar também a montagem da fuselagem do segundo protótipo.
http://redeglobo.globo.com/sp/eptv/caminhosdaroca/videos/t/edicoes/v/rota-35-2092014-bloco-2/3640079/
Me desculpem as visitas, mas eu to de olho no KC.
Dome do nariz instalado, para-brisa mais o leme que é pra dar uma pequena noção.
E probe de REVO já instalado!
E o KC-390 será apresentado pela primeira vez ao público em data já marcada, para o dia 21 de Outubro! O Roll-out do KC-390 está chegando!