CINGAPURA – A Singapore militar concordou em princípio, permitir que a Marinha dos EUA implante até quatro navios de combate litorâneo LCS, para a cidade-estado, numa base rotativa.
O anúncio foi feito sábado, após uma reunião entre o ministro da Defesa de Cingapura Ng En Hen e Defesa dos EUA Secretário Leon Panetta no Diálogo Shangri-La, uma reunião de líderes regionais de defesa aqui.
As marinhas dos dois países “trabalharão juntos para finalizar os detalhes de implantação e arranjos”, de acordo com um comunicado conjunto divulgado após a reunião.
Em abril, Ng disse que Cingapura havia aprovado apenas o envio de até dois LCS e ainda estava avaliando o pedido do Pentágono por mais dois navios.
Os LCS não será baseado ou homeported em Cingapura e as tripulações dos Estados Unidos vão viver a bordo dos navios durante sua implantação, a declaração conjunta, disse.
“O Secretário Panetta reafirmou que a implantação dos LCS irá fortalecer o engajamento dos EUA na região, através das escalas nos portos regionais, e engajamento das marinhas regionais por meio de atividades como exercícios e intercâmbios”, disse o comunicado.
Por Marcus Weisgerber
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval