Por Jeffrey Lin and P.W. Singer
O mock-up de teste do Cruzador Type 055 em Wuhan está bem adiantado. Construído para testar os equipamentos eletrônicos sofisticados e o mastro stealth integrado, a maquete agora tem grandes sensores eletrônicos e sistemas instalados, juntamente com uma camada de padrão da PLA Navy em cinza.
O mock-up do Type 055 fez sua estréia na internet em março de 2014 nos sites chineses. Com um comprimento projetado de 160-180 metros, o navio deverá deslocar cerca de 12.000 a 14.000 toneladas. Isso tornaria o Cruzador Type 055 no maior navio de guerra de superfície asiático desde os cruzadores pesados japoneses da Segunda Guerra Mundial.
A PLA Navy espera contar com o Type 055 para comandar seus Task-Groups, atuando como o centro da defesa aérea da frota contra ataques aéreos inimigos, escoltar grupos com porta-aviões, lançar ataque à terra e mísseis anti-navio projetando o poder aéreo chinês. A julgar pelo suas 12.000 a 14.000 toneladas de deslocamento, o cruzador poderá levar pelo menos 112-128 células de lançamento verticais (VLS) para os mísseis. Com essa quantidade de poder de fogo, o Typo 055 poderia exceder as 122 células VLS da classe Ticonderoga da US Navy.
A adição mais recente no mock-up é o mastro de Electronic Support Measures (ESM), instalado no topo do mastro integrado. O ESM recolhe, trata e analisa a atividade eletrônica do inimigo, a fim de melhorar o desempenho e calibrar os sistemas de guerra eletrônica do navio. O mastro ESM é montado no ponto mais alto do Typo 055, a fim de maximizar a sua linha de visão para captar a atividade eletrônica do inimigo, tais como radares, comunicações e jamming.
Localizado no topo da superestrutura da ponte, o mastro integrado tem três matrizes de radar. Enquanto o modelo específico destes radares é ainda incerto, os radares são para fins de controle de fogo para mísseis terra-ar (SAM), navegação e identificação amigo ou inimigo (IFF) do transmissor. Embora apenas o lado anterior do mastro integrado tem as matrizes de radar instalado, o Typo 055 terá todos os três radares de cada lado do mastro integrada.
O radar 346X pode ter sido instalado, embora as fotografias disponíveis tornem difícil determinar. A família de radares 346X já foram instalados no modelo de destroyers 052D Luyang III, são grandes radares multifunção, digitalizados eletronicamente que são comparáveis ao radar SPY-1 dos navios de guerra com sistema Aegis da US Navy.
O propósito de construir uma maquete do cruzador, é poder testar a interação eletrônica/interferência entre os vários radares, comunicações e outros equipamentos eletrônicos de forma real. A realização de tais testes antes de lançar o primeiro cruzador Typo 055 permitirá que modificações possam ser feitas no sistema eletrônico, com o suporte de laboratórios de eletrônica. No entanto, o equipamento de teste não é uma representação efetiva da disposição do Typo 055 (o hangar do helicóptero na parte traseira tem porta, e está sem o radar anti-stealth instalado sobre ele, como é o caso com os destroyers Type 052C e 052D).
Quando o equipamento de teste do cruzador Type 055 é ligado, as ondas de rádio em Wuhan ficam lotadas. Uma vez que os chineses lancem o primeiro cruzador Type 055 ao mar, as águas no Pacífico ocidental, e em todo o mundo, também vão ficar lotadas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:Eastern Arsenal
Falando em tecnologia, me parece que os carros “made in china”, não deram certo por aquí. Será engano meu?
Em tempo…. Nos temos mesmo é a nos juntar à China…
Já vi gente da Trilogia dizendo Q é burrice fazer negócios com os Chineses pq isso desagradaria os EUA
Pelo amor de Deus…..
Vergonha alheia….
Quer dizer Q da pra não fazer negócios com um pais Q recentemente investiu 50 bilhões aqui?
Quer dizer Q da pra não fazer negócios com a segunda potência econômica do mundo?
Quer dizer Q da pra não fazer negócios com a futura maior economia do globo?
Sei não…. Mas parece Q os burros não são DAZIZQUERDAS feias e bobas
Interessante é Q agem como se os inimigos dos EUA fossem inimigos do ocidente
Bosquinho… O seu traseiro (e o meu) devem é ser muito gratos à China… Já que foram graças a eles Q a economia mundial nao colapsou em 2009
E isso quem disse foram os europeus
Então….
Seja grato aos Chinas…. E pare com essa frescura trilogioana de “os inimigos dos EUA são meus inimigos”
Bosco a carne de cachorro é consumida na maioria dos países asiáticos por tradicao, principalmente na modernissima Coreia do Sul e não só na China. Os chefes chineses são considerados os segundos melhores do mundo, só perdendo para os franceses. A culinária chinesa é riquíssima. Recheio de pastel, cada um tem o seu a China criou” apenas ” a massa deste. O DAN também é cultura gastronômica rsssss…
e complementando qual é a uma das civilizaçoes mais antigas deste mundo e que ainda sobrevive?
COMO É QUE FICAM OS JAPAS.
os chinas estão conquistando seu espaço , seus materiais bélico estão causando preocupação aos americanos …
Bosco deve ter esquecido que varias marcas famosas tem fabrica na China sinal que eles sabem fazer algo de qualidade quando interessa e também fazem coisas de qualidade duvidosa não existe aquela coisa de bom e baratinho.
Samuel e Afonso,
Eu não afirmei que eles só fazem coisas ruins. Eu afirmei que a impressão de que eles só fazem coisas ruins vem do senso comum que é devido aos produtos deles que temos acesso serem de qualidade duvidosa, além do hábito pouco saudável deles copiarem tudo.
Se for como vocês dizem, parabéns para eles!
Eu mesmo duvido que seus equipamentos militares sejam de qualidade ruim. Leiam atentamente o que escrevi que em momento algum afirmei isso.
Mas o pastel deles é de carne de cachorro.rrsrsss
Caro bosco sou seu fã sou vice almirante de marinha mas não posso revelar meu nome sei de sua sagacidade para numeros e te pergunto uma coisa somente quem inventou estas duas coisas, a polvora e o jogo chamado GO no ocidente?
Rsrrss
Thauno,
Os chineses deram grandes contribuições à humanidade e é uma grande civilização, e não tenho nada contra uma China poderosa num mundo multipolar. Aliás, pra mim até o EI pode se tornar uma potência e mandar nas cartas lá no Islã. Assim como a Rússia pode dividir o Oriente com eles.
Também não tenho nada contra o Brasil fazer negócio com eles, mas se depender de mim não torço para que eles se tornem o poder dominante do mundo, como muitos desejam.
Caro amigo. Li sim, atentamente, o seu post. De forma alguma discordei de seu ponto de vista. Eles realmente copiam tudo. Até o que ainda não foi inventado. E que, a maioria das coisas que chegam até nós é pura “caca”, isso é mesmo. Mas também, deve realmente existir coisas boas. Só é preciso pagar por elas. E aqui, não dariam o lucro que dão as “bugigangas”.
Outro abraço.
Thauno,
Pois eu entendo perfeitamente! Você já comprou produtos chineses legalizados? Nem vamos falar dos de contrabando!!
Eu já! E me arrependi!
Você já viu alguma coisa chinês que é original? Eu não! Tudo que eles fazem é copiado!
Como é que podemos achar que eles só são bons em fazer armas de alta tecnologia se não fazem uma “língua de sogra” que presta??
Seus produtos podem até ser de alta qualidade, mas eles não deixam essa impressão por onde passam. Até o pastel deles é de qualidade duvidosa.
Como se diz, a propaganda é a alma do negócio, e se formos nos basear que a qualidade é a melhor propaganda, a deles é péssima.
Ninguém tem má impressão de produtos suecos, alemães, japonese, americanos, italianos, etc.
Mas pode ser que eu esteja completamente errado e você certo e que eles estejam escondendo o jogo e que sejam exímios fabricantes de armamentos, só que essa possibilidade é pura especulação baseada em adivinhação enquanto que a minha posição é baseada em fatos.
Quanto a eles estarem fazendo o dever de casa, gerando empregos, garantindo sua segurança, e muito melhor que nós (o que não é difícil), concordo plenamente.
Então se eles fazem tantos produtos de péssima qualidade, pergunto: pq sempre esta preocupação com os Chineses, expressadas por vcs? Eles não fazem coisas ruins? Pra que se preocupar? Não sei não meu caro, mas o ditado já diz: quem desdenha, quer comprar!
O Ocidente tem que se preocupar mesmo com os russos independentes dos produtos deles serem piores, iguais ou melhores. Mesmo porque quantidade conta, e uma pessoa pode ser morta com um rifle SCAR com mira térmica ou com a pedrada de uma funda.
E as bombas atômicas deles podem ser de pior qualidade, mas detonam.
Nossos traseiros (o meu e o seu) agradece que haja forças opostas a eles.
Correção: “preocupar mesmo com os CHINESES”
Ita,
E meu comentário foi no sentido de tentar responder o questionamento do Thauno a respeito do por que termos a impressão que os produtos chineses não são de boa qualidade.
Ah, e eu já comprei produto Americano que achei ser bom e na verdade era uma bela duma porcaria. E não era ‘made in China’ não…
Amigo Bosco, segundo dizem pessoas que trabalham para empresas chinesas, eles tem duas linhas de produtos: os mais baratos e menos confiáveis e os mais caros, de maior confiabilidade. O cliente é quem escolhe qual comprar. Se for o mais caro, sai quase pelo mesmo preço de produtos ocidentais.
O empresário brasileiro vai lá, negocia e adivinha o que compram… rssss…
Um grande abraço.
Bosco, no “Amido”, leia-se Amigo. Desculpe. E olha que, só estava pensando em tomar uma gelada. E já fiz a trapalhada… rssss..
Outro abraço.
Moderação, muito obrigado por corrigir meu erro de digitação.
Vocês são nota 10 em tudo o que fazem.
Abraços.
Não entendo o desprezo pelos navios chineses que alguns expressam! Eles estão fazendo o dever de casa. Alem de obter tecnologia, gerar empregos, eles estão garantindo a segurança de suas aguas. Coisas que ao sul do equador e dificil de acontecer!
Interessante
Tamanho não é documento já diziam os mais velhos.
Para alcançar os EUA em termos de tecnologia os chinas terão de correr muito.
Claro que mesmo sendo inferior tecnologicamente vai dar dor de cabeça ao Titio e aos seus aliados pra aquelas bandas.
Se envolver num conflito com os Chinas pode ser uma tragédia para os EUA e o mundo.
Para poder fazer frente aos chinas seja num conflito ou fazer presença os EUA deverão deslocar navios de outras áreas de influencia deixando assim descoberto estas frentes…cometer o erro da Alemanha na 2GG é algo que eles não querem (a Russia quer e deve estar animada se o Titio cometer este erro de cálculo! kkk)
A melhor saída é evitar os tiros e partir para a guerra econômica.
Concordo plenamente. kkk (;
Verdade bosco…ja to vendo um teste de sensores desses crusadores e um SU24 e provavelmente a tripulacao dos navios ira se jogar no mar em desespero …mas falando serio, os chineses tao fazendo cada navio bonito, oq realmente falta é saber o real ponto de tecnologia que embarcam…porq algum tempo atras numa voltinha do liaoning no pacifico foi uma fragata ex ukrania que assustou um crusador americano prestes a trackear o carrier…e em seu grupo estavam varios type 52 beem mais modernos que a fragata mas nao se aproximaram do crusador americano…..
Nao creio que ele vá superar os KDX-III sul-coreanos, mesmo assim parabens aos chineses.
“aegis ching-ling”
Um verdadeiro monstro… um cruzador de batalha desse porte é capaz de subjugar qualquer ameaça ou mesmo ameaçar qualquer alvo no mar, em terra ou no ar em um raio de pelo menos 300 a 400 km considerando desde a sua detecção.
Se os EUA planejam fazer alguma coisa para deter a China é bom que façam logo pois nos próximos 10 anos vejo a diferença de força entre os dois diminuindo vertiginosamente até o ponto em que um dos dois lados sinta-se tentado a atacar…
Nada que um Su-24 não cegue e aterrorize.
Não…. mais provável os dois trabalharem juntos…