A 20ª esquadra naval de escolta da Marinha chinesa deixou, nesta sexta-feira, o porto de Zhoushan, na Província de Zhejiang, no leste do país, rumo ao Golfo de Áden e as águas da Somália, onde vai efetuar missões de escolta de embarcações civis.
A frota é composta por três navios, especificamente o destróier de míssil Jinan, a fragata Yiyang e o navio de abastecimento Qiandaohu, carregando dois helicópteros e uma tropa de vários soldados de operação especial e mais de 800 oficiais e soldados.
O Jinan, comissionado no final de 2014, está em sua primeira missão de escolta. Trata-se da terceira missão de escolta do Qiandaohu.
Du Jingchen, vice-comando da força naval da China, disse que, como as situações de segurança mudaram ao redor do Golfo de Áden, as missões antipirataria também o fizeram. Du pediu que a frota dê atenção especial ao combate à pirataria e à situação na área.
As forças navais chinesas realizaram as missões de escolta na área do Golfo de Áden por mais de seis anos. Durante esse período, protegeram mais de 6 mil navios chineses e estrangeiros.
A Marinha chinesa também evacuou os cidadãos chineses da Líbia em 2011 durante a guerra civil, ofereceu água potável às Maldivas em 2014 e evacuou chineses e estrangeiros do Iêmen nesta semana em meio à escalada do conflito no país.
FONTE: Portal Vermelho-DF
Isso se chama “mostrar bandeira”. A China hoje tem Marinha de águas azuis.
Enquanto isso….nossa combalida frota não cresce, não se mantém, se desfaz e morre.
Bom futuro podemos vislumbrar aos nossos filhos não é mesmo? Um mar tomado de extrangeiros explorando e levando nossas riquezas por ahí….e nós tendo que pagar pedágio para usar as rotas marítimas….
Ja pensaram a respeito? E os jornais….a mídia….o governo….o povo….
Meros espectadores!!
……com paciencia e calma eles o farão…..
São dois navios com considerável poder de fogo anti-aéreo, desnecessário em uma missão anti piratas somalis.
Parece que a missão real é ficar de olho no Iêmen…
Concordo. E vai ficar de olho também na força aérea saudita que anda bombardeando instalações que não deveria.
Fred, muito poder de fogo pra pouca ameaça. Tbm pensei nisso mas…. como assim ficar de olho no Iêmen? Não sei se entendi ao certo a colocação!
Abraço, boa noite a todos
Tamandaré,
O Golfo de Aden, por onde estes navios chineses patrulharão em sua missão anti-pirataria, está bem entre a Somalia e o Iêmen.
Com estes navios, que possuem sensores modernos e de longo alcance, os chineses podem monitorar os movimentos da força Aérea Saudita (e outras, como do EUA), sobre uma boa parte do espaço aéreo do Iêmen. De quebra, sua capacidade anti aérea funciona como uma proteção e dissuasão contra eventuais “acidentes”.
Porque monitorar? Não dá para saber, más além do que o RobertoCR já disse acima, uma das possibilidades é que seja para espionar, coletar dados e aprender sobre os procedimentos operacionais e capacidades das forças aéreas atuando sobre o Iêmen, especialmente a saudita, que utiliza muito equipamento made in USA…
Eles parecem formigas, estão em todos os lugares, vc vai na costa oeste do USA, so tem china, no Canada tem 30% de chinas por la, eles vão dominar o mundo sem disparar um tiro.
sds
GC
mesmo que eles tenham restrição de natalidade na china, eles não tem fora dela, basta imigrarem pros paises com baixa natalidade que rapidinho eles se multiplicam