Por Sui-Lee Wee
PEQUIM (Reuters) – A China negou nesta segunda-feira fundamento às acusações de que roubou os planos de fabricação do caça F-35 stealth (quase invisível aos radares), depois que documentos sobre um ataque cibernético foram vazados pelo ex-subcontratado do setor de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden e publicados por uma revista alemã.
O Pentágono já havia admitido que hackers tinham atacado o banco de dados dos programas de defesa dos EUA, tais como o do F-35 Joint Strike Fighter, mas não chegou a acusar publicamente China pela violação.
Especialistas da Defesa dizem que os jatos stealth fabricados na China têm elementos de design que lembram o F-35.
O Pentágono e a fabricante do jato, a Lockheed Martin Corp, haviam dito que nenhuma informação sigilosa tinha sido furtada durante a invasão cibernética.
No entanto, a revista alemã Der Spiegel publicou no sábado um conjunto de documentos entregue por Snowden, incluindo uma apresentação ultrassecreta do governo dos EUA segundo a qual a China roubou “muitos terabytes” de dados sobre o programa F-35, incluindo os modelos de radar e esquemas de motor.
“As chamadas provas que têm sido usadas para lançar acusações infundadas contra a China são totalmente sem cabimento”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hong Lei, a jornalistas.
Hong afirmou que a “natureza complexa” dos ataques cibernéticos faz com que seja difícil identificar o agressor, acrescentando que a China quer trabalhar com outros países para evitar a pirataria.
“De acordo com os materiais apresentados pela pessoa em questão, alguns países têm condições escandalosas de segurança cibernética”, acrescentou Hong.
Em 2014, as revelações de Snowden do amplo alcance do programa de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA provocaram indignação internacional.
A Lockheed Martin está produzindo o F-35 para os militares dos EUA e países aliados em um projeto de 399.000 milhões dólares –o programa armamentista mais caro do mundo. Sua meta é garantir capacidades furtivas avançadas, melhor mobilidade e sensores de alta tecnologia, mas o programa vem enfrentando atrasos e estouros no orçamento.
A China apresentou seu aguardado avião de combate bimotor J-31 em um show aéreo no final do ano passado em uma demonstração de força durante uma visita ao país do presidente dos EUA, Barack Obama.
A fabricante da aeronave, a Corporação da Indústria da Aviação da China, causou rebuliço quando seu presidente, Lin Zuoming, disse que o jato poderia “derrubar” o F-35.
isso pode ser verade sim, a china e russia gostam muito de fazerem copias.. por exemplo aquele helicoptero de ataque chines ( z-10 ) só foi possivel ser feito pois houve fazamento de tecnologia pela a sikorsky…… sem contar que aquele drone americano que caiu no irã, que hoje estar sendo estudado por cientistas russos e chineses.. alem do mais a china foi capaz de ir até o paquistão só para roubar os destroços do black hawk stealht que caiu durante a missão em que eles mataram o bin laden…
sabe o que eu acho disso ?;; acho que russia e china estão desesperadas para descobrir como é, e como funciona a verdadeira tecnologia stealht
O povo desdenha dos chineses e isso vai custar caro no futuro, um país que constroi navios numa velocidade assustadora e que cresce militarmente e tecnologicamente dia após dia, aguardemos o porvir…e nós na nossa infindavel ignorancia e seculos atras em desenvolvimento industrial militar e tecnologico, em várias areas, achamos que temos condiçoes de ao menos diminuir a qualidade de produtos de uma nação que evolui enquanto a nossa definha,buscando a passos de tartaruga alcançar novamente o posto de grande nação desenvolvedora e construtora de insumos militares/de defesa(mentes nós temos ,só nos falta um governo sério e visionário).
vocês esqueceram que foram os chineses que inventaram a pólvora , sem a china ainda lutariamos com espadas, lanças e flechas.
Ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão!!
Interessante a sua colocação, os EUA roubaram de quem? Quem no mundo está acima deles em domínio tecnológico? Aguardo.
Cem anos nao, a coisa alí é milenar . . . . . *rs . . . .
“Hong afirmou que a “natureza complexa” dos ataques cibernéticos faz com que seja difícil identificar o agressor, acrescentando que a China quer trabalhar com outros países para evitar a pirataria.”
Interessante esta colocação vinda da China, soa quase como piada.
“Especialistas da Defesa dizem que os jatos stealth fabricados na China têm elementos de design que lembram o F-35.”
—————————————-
Assim como todos os aviões tem “elementos de design” que lembram uns aos outros, como por ex: asas…Assim como quase todos os carros tem princípios de design mais ou menos similares, como por ex: 4 rodas….
O fato é que as formas gerais, ou design, que tornam um caça menos visível aos radares, tendem a ser utilizadas por todos os caças discretos atuais. Isto não é prova de cópia, más a aplicação dos mesmos princípios científicos do design que diminuem a reflexão das ondas radar…
Por outro lado…É próprio da raça humana aprender e copiar de seus semelhantes, desde criancinhas! Os mais inteligentes observam, copiam, depois aprendem e aperfeiçoam, superando o modelo original. E assim se dá a evolução…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk asas k k k k k k carenagem tambem, talvez produndor . . . . . k k k k . . . . . . radar tambem seria uma boa ideia . . . . .
“De acordo com os materiais apresentados pela pessoa em questão, alguns países têm condições escandalosas de segurança cibernética”, acrescentou Hong.
http://forum.minecraftpvp.com/uploads/default/12967/eeac0f519d2b0627.gif
A China pode tirar com a cara dos americanos quanto quiser mas nunca chegará aos pés da Russia com seus soldados de férias na Ucrânia.