O terceiro porta-aviões da Marinha da China pode ser construído até 2021, devendo a pista de decolagem ser equipada com catapultas à vapor em vez de Ski-jump, informou o “South China Morning Post”.
Atualmente a China tem em serviço o porta-aviões Liaoning, antigo cruzador soviético Varyag, comprado pela China à Ucrânia.
No fim de dezembro de 2015 o Ministério da Defesa da China anunciou o início da construção do novo porta-aviões para a Marinha – PLA Navy, o primeiro a ser desenvolvido de forma independente pelo país.
“O primeiro porta-aviões (Type 002), segundo as previsões, será construído até 2021”, segundo o “South China Morning Post” citando o analista militar chinês Gouliang.
Segundo ele a China planeja a construção de dois porta-aviões deste tipo, cujo deslocamento será de 85 mil toneladas (enquanto o Liaoning, desloca 55 mil toneladas).
Entretanto, uma fonte militar comunicou ao jornal que o porta-aviões será equipado com catapultas à vapor em vez de Ski-jump.
“Há alguns problemas técnicos no equipamento dos porta-aviões com motores nucleares, por isso o Type 002 vai utilizar catapultas à vapor. É um avanço, em comparação com o Liaoning e o porta-aviões Type 001A, que é equipado com Ski-jump”, acrescentou a fonte.
O primeiro porta-aviões chinês Liaoning era o antigo cruzador soviético Varyag, que após o fim da União Soviética pertencia a Ucrânia. O porta-aviões entrou no serviço da Marinha chinesa em setembro 2012 e já em novembro foram anunciados testes bem-sucedidos de aterrissagem do caça J-15 no convoo do navio.
FONTE: Sputnik
E catapulta é algo tão excepcional que os chineses não consigam projetar?
O importante é saber o que faz.
Ora, se essa tecnologia já existia no ocidente, por que achar que um país com grande investimento em tecnologia não conseguiria realizar esse feito?
Sem entrar no mérito das especificações de cada navio,
creio que o resumo abaixo, do atual cronograma de construção dos porta-aviões chineses, deixa as coisas mais claras:
CV-16—>Type 001—> Lançado e comissionado.
CV-17—>Type 001A—>Data de lançamento estimada: 2017
CV-18—>Type 002—>Data de lançamento estimada: 2021
Dalton,
ok, começa com “F” também, más vc está respondendo ao Firebird, não à mim…:)
Fred…
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O texto está confuso…o casco que está quase pronto é o 001 “A”…o Liaoning é o 001, essa classificação faz sentido já que o 001 A será basicamente uma cópia do 001 o Liaoning !
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O 002 será o terceiro NAe chinês, mas, o segundo construído integralmente na China, isso anda dando margem à confusões…
seja como for, a construção do 002 ainda precisa ser iniciada, seguindo os passos tradicionais, como assinatura do contrato
com o estaleiro, compra de materiais e contratação de serviços, início da construção de módulos, batimento da quilha,
lançamento ao mar, término da construção e instalações enquanto atracado que é o que leva mais tempo e finalmente testes de mar antes da entrega.
Dalton : a data está certa. O casco do type 002 está quase pronto, então é bem possível que ele seja concluído em 2021 e lançado ao mar no ano seguinte.
Flanker: a China comprou um porta-aviões leve da Austrália que foi descomissionado, o HMAS Melbourne, um classe Majestic modificado. Basicamente, os chineses acabaram estudando a catapulta do Melbourne e desenvolveram o seu próprio. Mas sabíamos, desde o vazamento das fotos do J-15 com ganchos nos trens de pouso, que a China ia construir um porta-aviões CATOBAR. Basicamente não foi espionagem. Os australianos deram a tecnologia de bandeja
A primeira frase do segundo parágrafo do texto está confusa, pois diz que há problemas com o equipamento dos porta-aviões com motores nucleares, por isso o 002 vai utilizar catapultas a vapor. Não entendi…o problema é em qual equipamento? Ski-jump, reatores nucleares ou catapultas a vapor? O texto quer dizer que há problemas com a ski-jump e por isso optaram pela catapulta……pelo menos isso foi o que entendi. E eles tiraram essa tecnologia das catapultas de onde?? Esses equipamentos são muuuuito difíceis de projetar e construir. Pelo que sei, só Reino Unido e EUA fabricam ou já fabricaram catapultas para uso em porta-aviões. Devem ter copiado. Mas daí, só se foi espionagem, pois não tiveram acesso (pelo que se sabe e se deduz) à uma catapulta de verdade. Teriam tido esse acesso onde? Na França, EUA ou Brasil? Pelo que sei, só esses países possuem PA com catapultas e mais a Inglaterra, que possui a tecnologia. Como sempre, a China copiando e espionando. Tudo bem, vão dizer: “copia e espiona, mas faz!” Sei disso, mas não deixa de ser ilegal. E vamos ver se funciona!!!
No original em inglês o que entendi é que o terceiro NAe chinês e o segundo a ser construído integralmente na China terá
propulsão convencional pois ainda há problemas técnicos a serem resolvidos ou seja ainda não está madura o suficiente a
tecnologia de reatores navais, terá porém catapultas a vapor, algo como um “Forrestal” dos anos 50.
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Quanto a data 2021 entendo que ele poderá ter sua construção iniciada no máximo até 2021 e efetivamente incorporado por
volta de 2028 ou antes se também sua construção for iniciada antes.
“…cujo deslocamento será de 85 mil toneladas…”
A China está, literalmente, pegando pesado!
Há noticias, não confirmadas oficialmente, que a China desenvolve catapultas eletromagnéticas, porém se não vai utilizá-las nos Type 002, então ainda não devem estar prontas/maduras para entrarem em operação.
E o Type 002 já terá propulsão nuclear? Caramba!
Eu pensava que somente um próximo desenvolvimento, um futuro “Type 003”, lançado lá por 2028, seria equipado com reator nuclear…