O CEO da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, falou das perspectivas da empresa de para a Mönch News no pré-mídia day do Paris Air Show.
Além da Força Aérea Brasileira (FAB), que encomendou 28 KC-390, com o primeiro a ser entregue no 1º quadrimestre de 2018 e o segundo no 2º quadrimestre de 2018, a Embraer recebeu de cinco outros clientes potenciais, a intenção para compra de 32 aeronaves de transporte Multi Missão KC-390.
“A empresa está trabalhando duro para ter o primeiro contrato internacional anunciado este ano”, disse Schneider. “Fomos convidados a participar de algumas licitações internacionais, no final de 2019/2020.”
A Embraer respondeu no final de 2016 ao RFI (Request for Information) da Nova Zelândia para o programa Future Air Mobility Capability (FAMC), com uma oferta para cinco aeronaves de transporte Multi Missão KC-390.
A aeronave possui a capacidade de realizar reabastecimento em voo (REVO) e realizará com a FAB um teste de reabastecimento molhado (com transferência de combustível) com caças F-5M, já com helicópteros, o teste será realizado na sequência, disse o CEO.
O KC-390 é uma nova aeronave de transporte multi-missão de médio porte que foi projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, ao apresentar o menor custo de ciclo de vida no mercado, segundo a empresa. A campanha de ensaios em vôo do KC-390 está progredindo muito bem, validando objetivos de projeto da aeronave de desempenho e capacidade, definidos por meio de ferramentas de engenharia avançada. Recentemente, a Embraer e a FAB concluíram com êxito o primeiro contato seco (sem transferência de combustível) entre o KC-390 e caças F-5M. A declaração inicial de capacidade operacional (IOC), está prevista para o segundo semestre de 2017. A aeronave utiliza um moderno sistema Fly by Wire.
Passando para o A-29 Super Tucano, Schneider informou ao Mönch News que “a aeronave está sendo utilizada em quatro cenários de zona guerra, com duas metralhadoras internas e cinco pontos duros da OTAN sob as asas, sendo certificada para mais de 150 configurações de armas”.
Com forte conteúdo americano, incluindo sistemas de comunicação e de missão, 20 de 26 Super Tucanos foram entregues à Força Aérea dos EUA (USAF), sendo que destes, 12 estão em operação no Afeganistão, e outros seis estão destinados ao Líbano. “Nós já estamos montando outra aeronave nesta instalação e espero ter a oportunidade de divulgar uma outra venda ainda este ano”, disse o executivo da indústria.
Atualmente a Embraer EUA continua a procurar oportunidades para o Super Tucano nos EUA, com a Embraer Defesa e Segurança em conjunto com o sua parceira, Sierra Nevada Corporation (SNC), tendo sido convidados a participar do US Air Force’s (USAF) Capability Assessment of Non-Developmental Light Attack Platforms (OA-X). A avaliação OA-X começa em julho na Base Aérea de Holloman no Novo México.
O experimento OA-X faz parte do esforço da USAF para explorar os benefícios de adquirir novas aeronaves de ataque leve de baixo custo, para fornecer apoio aéreo aproximado e outras missões em ambientes autorizados e semi-autorizados, reduzir os custos na formação dos pilotos de caça e acelerar seu preparo. A OA-X irá realizar esses objetivos, preservando e ampliando as vidas de outras frotas de caças em serviço.
Fabricado na Flórida e em uso por uma dúzia forças aéreas em todo o mundo, o A-29 é uma aeronave turboélice durável, versátil e poderosa, capaz de realizar uma ampla gama de missões ISR. A USAF certificou o A-29 em combate no Afeganistão e em outros teatros pelo mundo. O Super Tucano está competindo contra o bimotor T-6 Texan II e o Textron AirLand Scorpion.
Além disso, Schneider revelou que o primeiro Phenom 100 (de cinco) deve ser entregue até o final do mês e a segunda aeronave no próximo mês, para o contrato com o Ministério da Defesa britânico (MoD), sob o programa UK Military Flight Training System (UKMFTS).
Sob os termos do sub-contrato adjudicado através de serviços de treinamento, a empresa irá fornecer cinco jatos Phenom 100 para o programa piloto de formação multi-motor destinado as tripulações. Além disso, a empresa irá fornecer serviços de apoio e uma opção para acompanhamento adicional às aeronaves.
O Phenom 100 é uma aeronave muito confiável, rentável e fácil de operar que também foi escolhida para fornecer serviços de treinamento de vôo para as principais companhias aéreas internacionais.
O programa UKMFTS é um acordo de parceria entre o UK Front Line Commands, o MOD, e outros parceiros da indústria para oferecer treinamento das tripulações para o século 21. O acordo é parte de um investimento de £ 178 bilhões em equipamentos ao longo dos próximos dez anos para reforçar as capacidades de defesa do Reino Unido para o futuro.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Mönch News
Ralfo, caso vc esteja se referindo a declaração dele sobre parcerias, vc sabia que um dirigente da Embraer informou que estão há algum tempo negociando c/ a Saab uma parceria p/ oferecer a Suécia uma versão customizada do KC-390 ? Abs.
Meus votos para que o político Raul Yungman fique longe das estratégias da Embraer.
Alguém saberia me informar se o super tucano, poderia ser navalizado (Utilizado em Porta-Aviões).
Pergunta essa se deve ao fato de uma possível vitória nessa concorrência americana para Força Aérea.
Se adotado para ação nesse teatro de operações que a força aérea pretende que se utilize, o passo seguinte seria sua utilização também pelos Fuzileiros Navais, também para essa função.
O A-29 teria que ser redesenhado para poder ser operado num PA.
Isso sairia muito caro sem encomendas.