Em 27 de abril, durante uma sessão de treinamento de aterragens no deck de um Porta-Aviões, morreu o piloto da PLAN AF Zhang Chao, devido a uma falha em seu caça Jian-15.
No mesmo dia, Zhao já havia feito dois voos com sucesso, depois dos quais procedeu para aterrisar. Logo que tocou na pista, o caça teve o seu nariz jogado para o alto. Quando o ângulo do avião excedeu os 80°, Zhang não teve outra alternativa a não ser ejetar. O piloto sofreu ferimentos graves, vindo a falecer no hospital.
Apenas 4,4 segundos transcorreram do problema até a ejeção, com o piloto tentando de tudo para deixar o caça na horizontal. Na iminência da morte ainda tentou salvar seu avião.
Pilotar aviões de caça embarcados é considerado como “dançar no fio de uma navalha”, devido ao extremo perigo da operação. De acordo com estatísticas, o perigo que um piloto naval corre é cinco vezes maior que um astronauta e vinte vezes maior que um piloto comum.
Chao tinha vasta experiência de voo, com 8 aeronaves diferentes, e era um dos melhores da jovem terceira geração de pilotos militares chineses. Ele foi voluntário para servir na aviação embarcada no porta-aviões Liaoning em março de 2015.
“Zhang Chao é o primeiro herói a cair em serviço na história da aviação embarcada em porta-aviões na China. Temos uma longa jornada à nossa frente, e recém começamos a caminhar com os testes”, disse o comandante da divisão de aviação naval embarcada em porta-aviões da PLAN, Dai Minmen.
TRADUÇÃO E ADAPATÇAÕ: Junker
FONTE:http://orientalist-v.livejournal.com/
Leonardo Rodrigues, a culpa não é do “Tio do Norte” mas sim do “vale das Múmias” ( Brasília), quanto ao “Guerreiro Alado” Chinês, R.I.P., condolências a família; doce menina …
Abraço.
Impressionante! Temos aqui um herói que está ajudando a China na evolução científica, estrutural e operacional de sua marinha através do apronto, arrojo e teste dos equipamentos nacionais (cópia ou não) diga-se de passagem e do outro lado alguém que prefere apontar as vanagens do F35, defesa yanque e crítica aos equipamentos sinos o qual gostaríamos que nossa marinha pudesse neste momento estar testando um vetor nacional (cópia iu não) capaz de desenvolver independência deste país que este cidadão louvancomo seu. Aperda irreparáveis dos pilotos na china e no Brasil diferem-se porque enquanto um aprimora, evolui e potencializa suas FAs o outro brinca com as vidas dos seus esperando mais uma migalha do tio do norte.
Sr. Hms-Tirelles há momentos que sua militância passa dos limites. Perdemos um piloto naval de caça que até o momento não foi encontrado. Poucos países não mais que 10 preparam tais profissionais. Pousar e decolar em navios não é fácil.
Tomcat 3.7, fiz esse questionamento pelo fato de que basta furar um pneu de um F-35 para, além do estardalhaço do evento, sempre se fazer uma retrospectiva dos problemas enfrentados pelo projeto. E olha que estamos falando de uma aeronave revolucionária e não de uma cópia pirata do Su-33 russo.
Tireless, o texto está centrado na perda humana do piloto ,acho que é bem perceptível!! Deus possa confortar a família do guerreiro!!! Realmente a ultima foto é de fazer chorar !!!
Sds.
Interessante é que o texto não faz nenhuma alusão aos muitos problemas enfrentados pelo J-15, a começar pela falta de um motor nacional confiável.
Descanse em paz guerreiro!
Para a PLAN a perda de um profissional competente, para a família, a perda de um filho, marido e pai. Nestes momentos não importa a nacionalidade, fronteiras e ideologia, a dor humana é a mesma.
Essa foto última.. é de chorar 🙁