Por José Nicolás Rodríguez
No dia em que os Carabineros de Chile completaram 90 anos, comemorou-se os 10 anos de operações com helicópteros AW-109E Power da Prefectura Aérea de Carabineros. Em 25 de abril de 2007, foi realizada uma cerimônia no pátio principal da Escola de Carabineros de Chile, onde foram apresentados oficialmente às mais altas autoridades governamentais, imprensa e convidados, os dois primeiros de um total de quatro helicópteros AgustaWestland AW-109E Power, adquiridos pela Prefectura Aérea.
A história dessas aeronaves, remonta a 2006, quando a Prefectura Aérea levantou a necessidade de renovar e aumentar sua frota de helicópteros, que até 2006 era de apenas 10 aeronaves. Naquele momento, o número de asas rotativas, era composta de Bell Jet Ranger, BO-105 e BK-117, com pelo menos 25 anos de serviço. Este plano, que originalmente começou em 1998, não se realizou de forma eficaz, uma vez que o material destinado para a renovação, o Eurocopter EC-135 , apresentou algumas discrepâncias técnicas. Por isso o primeiro EC-135 , com registo C-01 , foi devolvido ao fabricante em 2004.
Então se iniciou uma pesquisa no mercado para um novo helicóptero, sendo selecionado em 2006 o modelo AW-109E Power, feito na Itália. A razão para sua escolha foi principalmente devido à sua tecnologia avançada, alta potência, baixo custo operacional, versatilidade e uma utilização mais segura. Também foram levados em consideração suas características, tais como a velocidade máxima de 311 Km/h, graças ao seu trem de pouso retrátil; limite máximo de serviço de 5.975 metros de altura; autonomia de voo de 3 horas e 30 minutos; capacidade de combustível de 605 litros e o seu funcionamento em condições extremas que variam de -40°C até 50°C.
Para este finalidade, uma comissão especial de adaptação para a operação foi enviada para as instalações da fábrica localizada na cidade de Milão, Itália. Neste curso que foi desenvolvido no início de 2007, foram enviados a seguinte Oficiais e Sub-Oficiais:
Pilotos: tenente-coronel Jorge Velozo Rencoret; Mayor, Enzo Astorga Coppa; Capitão Carlos Borquez Bustos e o tenente Richard Ruiz Andrade.
Mecânicos: Sub-Oficial Diego Pinto Machuca; SGT Marco Rubio Guzman e Ricardo Medina Trujillo; 1º SGT Marco Yanez Munoz; 2ºSGT José Concha Agurto, Gino Aliaga e José Ruíz García Vargas e cabo Mauro Muñoz Muñoz.
Posteriormente, os primeiros dois AW-109E, registros C-21 e C-22 foram entregues na fábrica em 30 de Março de 2007 na presença do Sub-secretário dos Carabineros Javiera Blanco Suárez; o Diretor Nacional de Logística dos Carabineros, Inspetor Geral Anselmo Flores Caceres; o Chefe da Prefectura Aérea, tenente-coronel Jorge Velozo Rencoret e representantes da AgustaWestland .
Durante os primeiros dias de abril, estes aparelhos chegaram no país e foram montados no aeródromo Eulogio Sánchez Errázuriz (Tobalaba), no hangar da empresa LASSA, por italianos e chilenos.
Finalmente, em 25 de abril de 2007, foram oficialmente apresentados os dois primeiros AW-109E Power. A cerimônia foi presidida pela Presidente da República, Michelle Bachelet Jeria; pelo Diretor Geral de Carabineros, José Alejandro Bernales; pelo ministro da Defesa, José Goñi entre outras autoridades.
Essas aeronaves fizeram um voo em formação durante a cerimônia do 80º aniversário da criação da instituição de carabinas cruzadas. No final de Abril chegaram os outros dois helicópteros com registro C-23 e C-24, que também foram montados pela empresa LASSA. E assim os Carabineros materializaram um sonho antigo de renovar sua frota de asas rotativas, com aeronaves modernas e com tecnologia de ponta. Dadas as excelentes resultados obtidos com estas aeronaves, foi decidido durante a FIDAE 2012, a aquisição de mais um AW-109E, registro C-05 .
Atualmente essas aeronaves cumprem missões de patrulha, vigilância aérea de ruas e estradas, serviços policiais durante eventos de massa, transporte de suprimentos e equipamentos para destacamentos de fronteira, vigilância nas zonas fronteiriças, evacuações médicas, salvamentos em áreas montanhosas e prestam apoio em desastres naturais que açoitam o país.
Estas aeronaves estão distribuídas nas seguintes sessões aéreas: Iquique (C-23), Santiago (C-05 e C-22), Coyhaique (C-24) e Punta Arenas (C-21).
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Ótima aeronave, mas qual foram as discrepâncias técnicas apresentadas no EC-135?