O novo CAESAR
Vinte anos se passaram e os franceses da NEXTER finalmente modernizaram o pioneiro no movimento mundial de “gun truck”, o obuseiro autopropulsado (OAP) CAESAR (Camion Equipé d’un Système d’ARtillerie). Bem, o canhão 52 calibres e sua balística original não foram modificados, a compatibilidade com munições acumuladas continua a mesma, mas o chassis e FCS sofreram modernização radical.
Vista lateral. O sistema ficou dramaticamente maior.
O que causou a troca de um “caminhão convencional” para um chassis especializado 8×8 Tatra-815 eu não sei, mas o resultado ficou impressionante – e não apenas o canhão ficou melhor dimensionado, como também aumentou a capacidade de carregar munições de 18 para 30. Ficou como negativo o fato de que o sistema pesava 17.7ton e aumentou expressivamente para 25-30ton, dependendo do pedido do cliente. Ele não é mais capaz de ser carregado no C-130, por exemplo.
Sua aparência, é claro, ficou mais imponente. Com um design e MSA completamente revisado e baseado em tecnologias mais modernas, seria mais rapidamente municiado e, teoricamente, ter sua precisão aumentada. E depois de quase um quarto de século já era tempo de uma modernização. No entanto, o sistema ainda não conta com um remuniciador automático (autoloader), fazendo com que as munições sejam trocadas manualmente. O porque não fica claro. Economia de custos?
A máquina está no protótipo, aguardando potenciais compradores.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junkers
FONTE:strangernn.livejournal
Eu prefiro os GAOS da vida. Simples assim!
Eu prefiro os GAOS da vida. Simples assim!
O ATMOS 2000 na verdade é uma opção bem melhor para nós , o preço é melhor e daria para comprar mais
Sou muito mais favorável ao FH77 Archer, que por ser sueco e termos iniciado uma parceria duradoura com o Gripen, é muito mais interessante e eficaz para artilharia normal e costeira. Na verdade, antes de partirmos para autopropulsados é muuuuuuito mais urgente trocarmos os vetustos obuseiros M114 de 155mm, é uma vergonha o termos ainda em uso!!!! Precisamos urgentemente adquirir alguns lotes de M198 ou M777, qualquer que seja a escolha destes dois, dará um passo gigantesco ao futuro do EB, é inacreditável ainda usarmos peças de artilharia da segunda guerra, o M198 é bem menos eficaz que o M777, mas para nós está ótimo!!!!
Esses veículos conseguem lançar uma salva de até 5 munições e fazendo o uso da correlação do ângulo de inclinação da peça e da quantidade de propelente fazer com que todas as cinco munições caiam ao mesmo tempo no alvo… é um dos obuseiros com maior cadencia de tiro do mercado.
O ATMOS 2000 na verdade é uma opção bem melhor para nós , o preço é melhor e daria para comprar mais
e qual é a capacidade de repetição de tiro ?
hahaha uma pergunta meio idiota… onde que coloca a munição nesse negocio ai ? hahahaha
Sou muito mais favorável ao FH77 Archer, que por ser sueco e termos iniciado uma parceria duradoura com o Gripen, é muito mais interessante e eficaz para artilharia normal e costeira. Na verdade, antes de partirmos para autopropulsados é muuuuuuito mais urgente trocarmos os vetustos obuseiros M114 de 155mm, é uma vergonha o termos ainda em uso!!!! Precisamos urgentemente adquirir alguns lotes de M198 ou M777, qualquer que seja a escolha destes dois, dará um passo gigantesco ao futuro do EB, é inacreditável ainda usarmos peças de artilharia da segunda guerra, o M198 é bem menos eficaz que o M777, mas para nós está ótimo!!!!
Esses veículos conseguem lançar uma salva de até 5 munições e fazendo o uso da correlação do ângulo de inclinação da peça e da quantidade de propelente fazer com que todas as cinco munições caiam ao mesmo tempo no alvo… é um dos obuseiros com maior cadencia de tiro do mercado.
e qual é a capacidade de repetição de tiro ?
hahaha uma pergunta meio idiota… onde que coloca a munição nesse negocio ai ? hahahaha
sera que kc-390 da embraer da conta de transporta 1 desse !!!!!!!
vai sonhando sonho meu vai buscar quem mora longe bem longe companheiro
Conheci esta fabrica da Tatra erm 1996 a convite…….na minha opiniao, este eh o melhor veiculo (chassis) 8×8 do mundo…….para quem nao sabe, a maioria de todos os veiculos Russos e do antigo pacto de varsovia utlizavam e ainda utilizam este veiculo em todas as versoes e aplicacoes militares…….se nao estou enganado, hoje eh controlada pelo grupo MAN……..a Avibras tem um pe nestes veiculos e chassis atraves do uso no sistema Astros. PS quase vieram para o Brasil para montar e produzir veiculos fora d ee estrada……mas a burrocracia conseguiu afundar todo e qualquer esforco. (sem falar nos facilitadores de plantao)……alguem acha q os tchecos sao burros….rsrsrsrrs
Sds
Gabriel, eu também.
Se não me engano, existe um acordo de fornecimento e manutenção destas crianças aqui no Brasil com uma empresa brasileiro que não me falha memória, a Ávibras.
A proposta da Avibras envolve o Tatra 6×6 exatamente para manter o peso final abaixo de 20 toneladas e a aerotransportabilidade plena. O chassis 6×6 tem a vantagem adicional do menor custo e ser capaz de absorver o choque do disparo do tubo de 155 mm 52 calibras. Outra coisa óbvia, a arma opera exposta aos elementos, sem blindagem protetora ou torre, portanto, o remuniciamento manual é quase consequência, e mantem os custos mais baixos. Esse 8×8 nada mais é do que uma versão ocidental do DANA.
Será que ficou mais caro do que os seus ~U$5,5 milhões por veículo? (Daria pra comprar quase quatro L118)
Não sei, esse Caesar tem um fire range bem considerável, mas não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo… Acho que antes do exército flertar com algo do tipo, deveria ir em busca de L118 para reaparelhar sua artilharia e tentar arranjar mais M109 no futuro para a artilharia auto propulsada.
Algo que acho interessante (mas talvez caro…) para o EB, seria desenvolver uma plataforma Howitzer do Guarani 8×8, utilizando a Torre AGM da KMW. Padronizaria o veículo com o que se tem e teria-se um dos sistemas mais eficientes em questão de artilharia no mundo. Sem contar que seria mais uma variável no catálogo do nosso blindado, podendo pesar em alguma exportação.
Bardini
Mas e a mobilidade, o Caesar é montado e lança uma salva de seis disparos em pouco mais de dois minutos, tem vídeo no youtube, enquanto um L118 precisa ser rebocado montado, os artilheiros ficam totalmente expostos e após o primeiro disparo, quando a posição da peça é inevitavelmente denunciada resta pouquíssimo tempo para a tropa se evadir do local, hevendo grandes chances de serem atingidos em uma retaliação…
Porém não descarto o L118, pois pode ser rebocado por helicóptero e posicionar-se em lugares mais propícios para o disparo coisa que um Caesar não pode fazer e isso também merece ser levado em consideração.
E quanto a montar o obus no chassis do guarani, tenho dúvidas se o mesmo é robusto o bastante para suportar o peso da peça e os consideráveis trancos do recuo… porém não será nada pioneiro já que o Boxxer Alemão já tem versão howitzer de 155mm também.
sds.
Acredito que mobilidade por mobilidade temos os M109, que poderiam ir em lugares que o Caesar talvez não vá. E quanto a alcance resta ao exército tentar adquirir munições RAP, ou usar o cenvencional mesmo, que para nosso TO ainda é bem relevante.
Não quero desmerecer o Caesar. É um bom sistema de artilharia, não há como negar, mas pessoalmente acho que primeiro deveria-se fazer o feijão com arroz, renovando a artilharia, com os L118 de 105mm, que já incrementariam algum bons quilometros a força e a um preço razoável e poderiam ser empregados com os caminhões que ja temos… E quanto a taxa de fogo sustentada, seria equivalente ao Caesar, que também possui carregamento manual.
A entrada em operação do Caesar, bem como a sua evasão não são coisa de outro mundo se comparado a um grupo bem treinado, é só você ver sua aplicação nas escolas britanicas dea artilharia…
Sobre o AGM sobre a plataforma Gurani, não era para ser nada “inovador” era para ser funcional… Não acompanhei mais o fim que levou a adaptação no Boxer, mas até onde acompanhei a coisa parecia que funcionava, e a KMW chegou leva-lo a feiras para exposição…
Ficou bonito.
Eu quero eles na artilharia do EB
É um candidato ao EB, mas não o caminhão com este chassis e sim o canhão. Ele está sendo ofertado pela Avibras, em parceria com a Nexter, sobre a plataforma do Astros.
sera que kc-390 da embraer da conta de transporta 1 desse !!!!!!!
vai sonhando sonho meu vai buscar quem mora longe bem longe companheiro
Conheci esta fabrica da Tatra erm 1996 a convite…….na minha opiniao, este eh o melhor veiculo (chassis) 8×8 do mundo…….para quem nao sabe, a maioria de todos os veiculos Russos e do antigo pacto de varsovia utlizavam e ainda utilizam este veiculo em todas as versoes e aplicacoes militares…….se nao estou enganado, hoje eh controlada pelo grupo MAN……..a Avibras tem um pe nestes veiculos e chassis atraves do uso no sistema Astros. PS quase vieram para o Brasil para montar e produzir veiculos fora d ee estrada……mas a burrocracia conseguiu afundar todo e qualquer esforco. (sem falar nos facilitadores de plantao)……alguem acha q os tchecos sao burros….rsrsrsrrs
Sds
Gabriel, eu também.
Se não me engano, existe um acordo de fornecimento e manutenção destas crianças aqui no Brasil com uma empresa brasileiro que não me falha memória, a Ávibras.
A proposta da Avibras envolve o Tatra 6×6 exatamente para manter o peso final abaixo de 20 toneladas e a aerotransportabilidade plena. O chassis 6×6 tem a vantagem adicional do menor custo e ser capaz de absorver o choque do disparo do tubo de 155 mm 52 calibras. Outra coisa óbvia, a arma opera exposta aos elementos, sem blindagem protetora ou torre, portanto, o remuniciamento manual é quase consequência, e mantem os custos mais baixos. Esse 8×8 nada mais é do que uma versão ocidental do DANA.
Será que ficou mais caro do que os seus ~U$5,5 milhões por veículo? (Daria pra comprar quase quatro L118)
Não sei, esse Caesar tem um fire range bem considerável, mas não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo… Acho que antes do exército flertar com algo do tipo, deveria ir em busca de L118 para reaparelhar sua artilharia e tentar arranjar mais M109 no futuro para a artilharia auto propulsada.
Algo que acho interessante (mas talvez caro…) para o EB, seria desenvolver uma plataforma Howitzer do Guarani 8×8, utilizando a Torre AGM da KMW. Padronizaria o veículo com o que se tem e teria-se um dos sistemas mais eficientes em questão de artilharia no mundo. Sem contar que seria mais uma variável no catálogo do nosso blindado, podendo pesar em alguma exportação.
Bardini
Mas e a mobilidade, o Caesar é montado e lança uma salva de seis disparos em pouco mais de dois minutos, tem vídeo no youtube, enquanto um L118 precisa ser rebocado montado, os artilheiros ficam totalmente expostos e após o primeiro disparo, quando a posição da peça é inevitavelmente denunciada resta pouquíssimo tempo para a tropa se evadir do local, hevendo grandes chances de serem atingidos em uma retaliação…
Porém não descarto o L118, pois pode ser rebocado por helicóptero e posicionar-se em lugares mais propícios para o disparo coisa que um Caesar não pode fazer e isso também merece ser levado em consideração.
E quanto a montar o obus no chassis do guarani, tenho dúvidas se o mesmo é robusto o bastante para suportar o peso da peça e os consideráveis trancos do recuo… porém não será nada pioneiro já que o Boxxer Alemão já tem versão howitzer de 155mm também.
sds.
Acredito que mobilidade por mobilidade temos os M109, que poderiam ir em lugares que o Caesar talvez não vá. E quanto a alcance resta ao exército tentar adquirir munições RAP, ou usar o cenvencional mesmo, que para nosso TO ainda é bem relevante.
Não quero desmerecer o Caesar. É um bom sistema de artilharia, não há como negar, mas pessoalmente acho que primeiro deveria-se fazer o feijão com arroz, renovando a artilharia, com os L118 de 105mm, que já incrementariam algum bons quilometros a força e a um preço razoável e poderiam ser empregados com os caminhões que ja temos… E quanto a taxa de fogo sustentada, seria equivalente ao Caesar, que também possui carregamento manual.
A entrada em operação do Caesar, bem como a sua evasão não são coisa de outro mundo se comparado a um grupo bem treinado, é só você ver sua aplicação nas escolas britanicas dea artilharia…
Sobre o AGM sobre a plataforma Gurani, não era para ser nada “inovador” era para ser funcional… Não acompanhei mais o fim que levou a adaptação no Boxer, mas até onde acompanhei a coisa parecia que funcionava, e a KMW chegou leva-lo a feiras para exposição…
Ficou bonito.
Eu quero eles na artilharia do EB
É um candidato ao EB, mas não o caminhão com este chassis e sim o canhão. Ele está sendo ofertado pela Avibras, em parceria com a Nexter, sobre a plataforma do Astros.