Quatro caças norte-americanos F-22 Raptor chegaram à Coreia do Sul e realizaram um voo de demonstração na região da base aérea de Osan, informa a Reuters.
Quatro caças F-22 americanos pousaram nesta quarta-feira (17) em uma base aérea perto de Seul, em uma nova demonstração de força de Washington pouco depois do governo da Coreia do Norte ter realizado um teste nuclear e lançado um foguete.
Escoltados por oito caças americanos e sul-coreanos, os F-22 pousaram na base aérea de Osan, perto de Pyeongtaek, 70 km ao sul da fronteira com a Coreia do Norte.
Os caças furtivos, que não são detectados pelos radares, normalmente permanecem estacionados em Okinawa, sul do Japão. As autoridades não revelaram quanto tempo devem permanecer na Coreia do Sul.
Pouco depois do quarto teste nuclear da Coreia do Norte em 6 de janeiro, o exército americano enviou para a Coreia do Sul um bombardeiro B52 Stratofortress, que tem capacidade para transportar armas nucleares, também como uma demonstração de força.
O B-52 sobrevoou em baixa altitude o território sul-coreano, antes de seguir para a base da ilha de Guam, no Pacífico, onde permanece estacionado.
O submarino de ataque USS North Carolina chegou ao porto sul-coreano de Busan na segunda-feira para participar em exercícios conjuntos com o exército da Coreia do Sul.
Também é aguardada a chegada a Coreia do Sul do porta-aviões nuclear USS John C. Stennis, que deve participar em exercícios conjuntos previstos para março, de acordo com a agência sul-coreana Yonhap.
Um mês depois de um teste nuclear, a Coreia do Norte lançou no dia 7 de fevereiro um foguete, que a comunidade internacional considerou na realidade um teste de míssil balístico.
FONTE: G1
não sabia dessa tática, valeu
Bacana o F-22 com tanques subalares, mas a distancia de Okinawa até a região de Seul que faz fronteira com o Norte é de cerca de 1300 km… haveria mesmo necessidade de dois tanques extras ???
Topol,
Esses Raptores provavelmente vieram armados e prontos pra combate, para o caso de cruzarem com algum elemento do norte ( por mais que essa possibilidade fosse remota ). E se assim fosse, melhor ter combustível de sobra… Afinal de contas, prevenir é melhor que remediar…
Não é apenas isso! A presença dos tanques serve também para mascarar o verdadeiro RCS da aeronave.
Concordo Tireless… uma boa tática de incremento de RCS para evitar ao máximo de revelar a verdadeira seção cruzada do avião.
pensei que os tanques externos atrapalhassem a furtividade, já que eles não seguem o desenho furtivo da aeronave
É exatamente isso black cat… por isso eu escrevi “tática de incremento de RCS” ou seja, eles aumentam propositalmente o RCS do avião por meio da instalação de tanques externos para que eventuais radares inimigos não tenham a noção do RCS do Raptor em configuração limpa de combate… Ok ? Isso é uma forma de manter a vantagem tática para quando for necessária a utilização do F-22 em uma situação real.
Diz-se que os submarinistas também usam essa tática em treinamentos com outra Marinhas, adulterando o som original de seu submarino para que o ruído característico verdadeiro da máquina permaneça uma incógnita. Muitas vezes usam um ruído bem maior do que o ruído verdadeiro para manter o segredo acerca da discrição de seu navio…
Isso evita que o ruído de máquina verdadeiro fique registrado na biblioteca acústica do sistema processador de sinais algorítmicos do adversário.
Em uma situação real de combate aí sim usam a discrição total e o potencial inimigo não tem nenhuma noção de que tipo de navio estarão enfrentando e isso traz uma série de vantagens táticas para combate
Um abraço.
Verdade, Tireless… Pode crer…