Embarcação está intacta e com escotilhas fechadas, segundo mergulhador. Descoberta acontece nove meses após suposto submarino ‘invadir’ região.
Caçadores de navios naufragados afirmaram nesta segunda-feira (27) que encontraram um mini-submarino russo em águas territoriais suecas, uma descoberta que ocorre nove meses após a busca de um submarino nos países escandinavos.
A descoberta da embarcação, apresentada como em bom estado, não foi imediatamente confirmada pelas autoridades suecas.
“O submarino está completamente intacto, não tem danos visíveis no casco e as escotilhas estão fechadas”, afirmou Stefan Hogeborn, um mergulhador da Ocean X Team, que reivindica a descoberta, em um comunicado.
“É por isso que temos medo de que a tripulação não tenha escapado quando o submarino afundou”, acrescentou.
Segundo a equipe, o mini-submarino mede cerca de 20 metros de comprimento e 3,5 metros de largura.
O tabloide Expressen publicou em seu site supostas imagens subaquáticas que teriam sido feitas por um robô debaixo d’água.
“Não podemos dizer se o submarino é novo e quanto tempo ele repousa no fundo do mar, mas as letras cirílicas no casco indicam que é russo”, indicou a Ocean X Team.
A equipe não forneceu a localização exata da descoberta, mas de acordo com Expressen, ocorreu na costa leste, a 1,5 milhas náuticas (2,8 quilômetros) da costa da região central da Suécia.
Em outubro de 2014, a Suécia conduziu por uma semana uma grande operação para encontrar no mar Báltico, no arquipélago de Estocolmo, um suposto submarino russo, após confirmar a incursão de um “pequeno submarino” em suas águas.
FONTE: G1 – www.expressen.se
não se parece nem um pouco com um classe losos
Se for verdade que este sub é russo então se preparem para um show de desculpas sem sentido!
Vish… Agora que os suecos vão minar o estreito de Gotland de verdade temendo uma invasão russa, kkkkk
Não ‘intindi’ ainda a (falta da) sequência de acontecimentos que por óbvio devia ter acontecido tão logo fora descoberto essa nave no fundo do mar: que muito antes da notícia ter chegado à mídia, era pro Ministério da Defesa sueco, ter isolado a área e de forma pública (ou não) ter já adentrado na nave pra confirmar sua origem e retirar os possíveis restos da tripulação, além de formar prova pra acusar o país de origem do submarino.
Na ‘raiva’ que se tem do Putin aqui no Ocidente, imaginaria que era tirar os corpos dos tripulantes e, então, fazendo um carnaval midiático, via CNN, New York Times, BBC e outras mídias serviçais, ‘esfregar’ na cara do Putin, humilhando-o perante a audiência planetária apresentando os restos da tripulação russa do suposto submarino espião…mas, por que nada disso foi feito ainda? Porque não é russo?
Se isso se confirmar,eu quero ver o Putin ,explicar que focinho de porco não é tomada !
Ele sequer vai dar satisfações , igual os americanos….