Um caça venezuelano com duas pessoas a bordo caiu perto da fronteira com a Colômbia na noite de quinta-feira, após uma “aeronave ilícita”, supostamente colombiana, ser localizada violando o espaço aéreo, informou o governo da Venezuela.
Não ficou imediatamente claro se os dois pilotos a bordo da aeronave Sukhoi-30 morreram. A causa do acidente não foi determinada.
A queda acontece em meio a uma crescente tensão entre os vizinhos sul-americanos, após a Venezuela fechar grandes travessias fronteiriças nas semanas recentes, no que disse ser uma repressão ao crime.
“Nossa Força Aérea irá continuar voando implacavelmente… para garantir nossa soberania e independência, combatendo os flagelos do narcotráfico, paramilitarismo e outros crimes cometidos na fronteira entre Colômbia e Venezuela”, disse o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, em nota.
Ele acrescentou que a zona na qual a aeronave entrou ilegalmente na Venezuela era conhecia por ser usada por “máfias ligadas ao narcotráfico”.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fechou cruzamentos fronteiriços e deportou mais de 1.500 colombianos no mês passado. Ele culpa o tráfico pela escassez crônica venezuelana de bens básicos.
FONTE: Reuters
De que adianta ter bons caças e pilotos ruins … Dá nisso!
De que adianta ter bons caças e pilotos ruins … Dá nisso!
Não é maldade, mas sim curiosidade: será que esse su-30 venezuelano não foi abatido por um super tucano?!!! A tiros de .50 ou quem saber por um míssel piranha?!!!
Esse fanfarrão do Maduro tá ficando podre, é um especialista em fazer besteira, esse teatro “armado” (com armas russas) na fronteira da Colombia, na verdade uma cortina de fumaça, é uma prava inequívoca do sua incompetencia de chefiar uma grande nação como a Venezuela. Esse populismo travestido de socialismo, já ta torrando a paciência, só pode dar no dar, mas quem paga e sempre o povo.
Tô falando……… que os caças inferiores do ocidente quando nas mãos de pilotos treinados e doutrinados na hora do vamos ver, quando o bicho pega pracapar, na hora que o filho chora e a mãe não ver, dão conta direitinho do recado (se é que é verdade que o su-30 venevuelano foi mesmo abatido um kfir colombiano), se não, a propria incompetência (como é própria dos regimes socialistas latinos americanos), a fanfarisse, falta de manuteção e despreparo tão conta do recado, e os colombianos garadecem, gracias hermanos!!!
quem sabe um tipo de míssil semelhante ao Igla russo….seria possível colega Topol?
É bem possível, porém improvável, ainda mais a noite sem apoio de radar fica bem mais difícil engajar um SU-30 com um Manpad
Não é maldade, mas sim curiosidade: será que esse su-30 venezuelano não foi abatido por um super tucano?!!! A tiros de .50 ou quem saber por um míssel piranha?!!!
Esse fanfarrão do Maduro tá ficando podre, é um especialista em fazer besteira, esse teatro “armado” (com armas russas) na fronteira da Colombia, na verdade uma cortina de fumaça, é uma prava inequívoca do sua incompetencia de chefiar uma grande nação como a Venezuela. Esse populismo travestido de socialismo, já ta torrando a paciência, só pode dar no dar, mas quem paga e sempre o povo.
Tô falando……… que os caças inferiores do ocidente quando nas mãos de pilotos treinados e doutrinados na hora do vamos ver, quando o bicho pega pracapar, na hora que o filho chora e a mãe não ver, dão conta direitinho do recado (se é que é verdade que o su-30 venevuelano foi mesmo abatido um kfir colombiano), se não, a propria incompetência (como é própria dos regimes socialistas latinos americanos), a fanfarisse, falta de manuteção e despreparo tão conta do recado, e os colombianos garadecem, gracias hermanos!!!
Entre tantos “se”…..Será que caiu mesmo?
quem sabe um tipo de míssil semelhante ao Igla russo….seria possível colega Topol?
É bem possível, porém improvável, ainda mais a noite sem apoio de radar fica bem mais difícil engajar um SU-30 com um Manpad
Tirando as teorias da conspiração que podem ser os F-22 americanos ou F-35, de lado. Se caso tenha aviões americanos na Colombia, deve ter no máximos alguns F-16. Que lição podemos tirar disto?? Países socialistas quebrados que dão de machão não aguentam um tapa. Pois, o que eu sempre falo, dinheiro é o mais importante. Vençe quem tem mais dinheiro. Tanto para ter os melhores equipamentos tanto para mante-los.
Sds
Entre tantos “se”…..Será que caiu mesmo?
Falta de manutenção e de treina.então.
Tirando as teorias da conspiração que podem ser os F-22 americanos ou F-35, de lado. Se caso tenha aviões americanos na Colombia, deve ter no máximos alguns F-16. Que lição podemos tirar disto?? Países socialistas quebrados que dão de machão não aguentam um tapa. Pois, o que eu sempre falo, dinheiro é o mais importante. Vençe quem tem mais dinheiro. Tanto para ter os melhores equipamentos tanto para mante-los.
Sds
Falta de manutenção e de treina.então.
O Kfir não combate o SU-30 pelo simples fato de que ele não foi feito para isso. Não vou nem discutir as diferenças de desempenho entre as aeronaves, de classes diferentes. Os equívocos aqui são os seguintes:
1- De onde surgiu esse FRENESI KFIR? Quem falou que ouve combate aéreo como fator determinante dessa queda? cadê o Gun camera do combate? cadê o cocar inimigo pintado na fuselagem? cadê foto de spotter, mostrando aeronave retornando de missão na mesma área da queda, com cabide de mísseis vazios? Não tem nada disso em lugar algum? Então podemos dizer com clareza que esse papo de KFIR é coisa de vagabundo. 2- A Aeronave caiu a noite, em um cenário de interceptação a vetor de baixo desempenho. SU-30 para pegar Zé Ruela? BALA de PRATA, em momento de crise, fora do perfil de emprego? 3- Até que provem o contrário, caiu de Maduro mesmo. Com todas as implicações resultantes disso.
Roberto Caiafa boa parte de seu comentario esta coreto mas os Kfir podem ter cido usados como distração o ataque pode ter cido feito por terra e como o proprio comentario divulga o SU-30 estava sendo usado para reconhecimento de pista clandestina ou seja em baixa velocidade e tados sabemos que a baixa velocidade uma reação de defesa é mais dificel do que estar em alta velocidade mas claro eu não sou especialista no asunto e tambem sem muito estudo mas posso lhe afirmar com certeza de que chamar um dos seguidores do Blog de vagabundo por espresar sua opinião é falta de educação não sei qual sera a tua atitude a respeito de meu comentario mas espero que haja de maneira contraria de nossos governantes que não nos respeitão,peça desculpas.
Você Luiz Anselmo, está mais lúcido que alguns ideólogos aqui. Tirando-se paíxões piliticas de lado eanalisando friamente o ocorrido, mesmosem maiores e melhores informações podemos supor algumas hipóteses e a sua é bem provável.
Primeiro que o avião caído (abatido) é novo e seus pilotos já a algum tempo creio que quase 10 anos operão este equipamento. Nesse sentido descarto falha humana e falha do equipamento. Agora vejam que a venezuela intensificou a prontidão de vigilancia em sua fronteira com a Colômbia, já apreendeu mais de 100 aeronavesque entraram de forma clandestina no seu território e muitas toneladas de entorpecentes também foram apreendidos. Isso é prejuízo de bilhões de dolares pra que pratica o inlicito nas fronteiras de Venezuela. Não descarto a possibilidade de uma grande armação pra se interromper essa vigilãncia e só um sistema de mísseis terra-ar de médio desempenho já poderia ter derrubado este avião com a utilização de alguma isca é claro, que poderia ser um avião civil ou militar quem sabe, porém a inteligência venezuelana deve está trabalhando e muita coisa ainda pode ocorrer no decorrer do tempo, lembram do afundamento do submarino nuclear russo kursk? Tirem suas próprias conclusões…
Estranho, muito estranho esse insidente! Ainda mais com os dois pilotos mortos, sei não, mas não duvido nada de dedo da CIA nisso aí!
O Kfir não combate o SU-30 pelo simples fato de que ele não foi feito para isso. Não vou nem discutir as diferenças de desempenho entre as aeronaves, de classes diferentes. Os equívocos aqui são os seguintes:
1- De onde surgiu esse FRENESI KFIR? Quem falou que ouve combate aéreo como fator determinante dessa queda? cadê o Gun camera do combate? cadê o cocar inimigo pintado na fuselagem? cadê foto de spotter, mostrando aeronave retornando de missão na mesma área da queda, com cabide de mísseis vazios? Não tem nada disso em lugar algum? Então podemos dizer com clareza que esse papo de KFIR é coisa de vagabundo. 2- A Aeronave caiu a noite, em um cenário de interceptação a vetor de baixo desempenho. SU-30 para pegar Zé Ruela? BALA de PRATA, em momento de crise, fora do perfil de emprego? 3- Até que provem o contrário, caiu de Maduro mesmo. Com todas as implicações resultantes disso.
Roberto Caiafa boa parte de seu comentario esta coreto mas os Kfir podem ter cido usados como distração o ataque pode ter cido feito por terra e como o proprio comentario divulga o SU-30 estava sendo usado para reconhecimento de pista clandestina ou seja em baixa velocidade e tados sabemos que a baixa velocidade uma reação de defesa é mais dificel do que estar em alta velocidade mas claro eu não sou especialista no asunto e tambem sem muito estudo mas posso lhe afirmar com certeza de que chamar um dos seguidores do Blog de vagabundo por espresar sua opinião é falta de educação não sei qual sera a tua atitude a respeito de meu comentario mas espero que haja de maneira contraria de nossos governantes que não nos respeitão,peça desculpas.
Você Luiz Anselmo, está mais lúcido que alguns ideólogos aqui. Tirando-se paíxões piliticas de lado eanalisando friamente o ocorrido, mesmosem maiores e melhores informações podemos supor algumas hipóteses e a sua é bem provável.
Primeiro que o avião caído (abatido) é novo e seus pilotos já a algum tempo creio que quase 10 anos operão este equipamento. Nesse sentido descarto falha humana e falha do equipamento. Agora vejam que a venezuela intensificou a prontidão de vigilancia em sua fronteira com a Colômbia, já apreendeu mais de 100 aeronavesque entraram de forma clandestina no seu território e muitas toneladas de entorpecentes também foram apreendidos. Isso é prejuízo de bilhões de dolares pra que pratica o inlicito nas fronteiras de Venezuela. Não descarto a possibilidade de uma grande armação pra se interromper essa vigilãncia e só um sistema de mísseis terra-ar de médio desempenho já poderia ter derrubado este avião com a utilização de alguma isca é claro, que poderia ser um avião civil ou militar quem sabe, porém a inteligência venezuelana deve está trabalhando e muita coisa ainda pode ocorrer no decorrer do tempo, lembram do afundamento do submarino nuclear russo kursk? Tirem suas próprias conclusões…
Tem grandes chances do Kfir ter abatido esse caça Sukhoi-30 top de linha. Pois se foi falha mecânica? Por que os pilotos não se ejetaram?? Falhou o dispositivo de ejeção também???
Qual é mais feio, ser abatido por um Kfir?? Ou ter falha geral no sistema??
Depois desta notícia, acho que os “tesouras” vão falar que F-5E junto com pilotos da FAB altamente treinados, dão conta do quintal latino americano.
Sds
Estranho, muito estranho esse insidente! Ainda mais com os dois pilotos mortos, sei não, mas não duvido nada de dedo da CIA nisso aí!
Tem grandes chances do Kfir ter abatido esse caça Sukhoi-30 top de linha. Pois se foi falha mecânica? Por que os pilotos não se ejetaram?? Falhou o dispositivo de ejeção também???
Qual é mais feio, ser abatido por um Kfir?? Ou ter falha geral no sistema??
Depois desta notícia, acho que os “tesouras” vão falar que F-5E junto com pilotos da FAB altamente treinados, dão conta do quintal latino americano.
Sds
Alexandre não fique chateado comigo mas te pergunto um Fusca arancando junto com uma Ferrari e o Fusca mantendo 90 km/h e a Ferrari 80 km/h qual vence a corrida tenho certesa de que vais concordar comigo que o Fusca vencera a algum tempo atras foi comentado que a Venezuela fez um bom investimento nos caças mas que não investiu da mesma forma nos operadores do caça e quando falo nos operadores me refiro a toda a equipe inclusive o suporte mecanico,ME DESCULPE MAS NÃO MENOSPREZARIA OS CAÇAS Kfirs SURPRESAS FAZEM PARTE DA VIDA E TEMOS DE ESTAR SEMPRE PREPARADOS.
MODERAÇÃO: Anselmo, favor não utilizar caixa alta nos próximos comentários. Grato!
Desculpe se eu me lembrar não cometerei o mesmo erro.
Será que essa “escassez crônica venezuelana de bens básicos” inclui em sua lista peças e equipamentos importados ???
Desculpe o trocadilho mas,… caiu de “Maduro” ?
Pessoal acho que tem muito mais coisas a ser esclarecido neste possivel acidente a ultima coisa que eu acredito é que esse avião tenha sido abatido. Acabei de ler em um jornal venezuelano se interessarem vou mandar o link http://www.el-nacional.com/politica/pilotos-sukhoi-golpeAzul_0_704929515.html é um site venezuelano falando sobre a queda do avião e sobre os pilotos da aeronave talvez seja legal para a discussão
Colegas, essa hipotese de abate pelos Kfir e simplesmente ridicula, primeiro porque nao se compara um Kfir com um SU 30, segundo porque somente 4 Kfirs estao em condicoes de uso na Colombia segundo o site defensa, entao se a questao e disponibilidade os cacas Venezuelanos estao em melhores condicoes e e o primeiro Su que cai em 10 anos de uso, ao contrario dos Kfirs que ja cairam pelo menos uns 3 no mesmo periodo.
Leiam a materia e tirem suas conclusoes.
Site defensa.com
estan equipadas las fuerzas armadas de colombia
Alexandre, o q tem a ver alhos c bugalhos..nao entendi sua comparacao….outras melhores informacoes colocam estes SU 30 em condicoes nao operacionais, mas nao significa q o mesmo nao seja capaz. Os Kfir apesar dos problemas registrados na Colombia, sao vetores tao bons qto e seus misseis mais q comprovados em combate…..qto ao SU 30…..nao existe comparacao crivel ainda para compara-lo . Dito isso, informes confiaveis, dizem q os pilotos venezuelanos nao tem o adestramento adequado e voam muito pouco…nao se sabe ao certo o grau de adestramento dos mesmos, mas pode-se comecar a supor algo como muito ruim.
Kfir ? Que nada ! Foram Tucanos …
Flameout causado pela ingestão de “El pajarito”, ente comum em terras bolivarianas.
Brincadeiras à parte, comenta-se que os corpos dos tripulantes foram encontrados. Se os mesmos tiveram tempo de ejetar, creio que exclui-se a hipótese de colisão com o solo, restando a possibilidade do abate pelos KFIR ou falha mecânica.
Alexandre não fique chateado comigo mas te pergunto um Fusca arancando junto com uma Ferrari e o Fusca mantendo 90 km/h e a Ferrari 80 km/h qual vence a corrida tenho certesa de que vais concordar comigo que o Fusca vencera a algum tempo atras foi comentado que a Venezuela fez um bom investimento nos caças mas que não investiu da mesma forma nos operadores do caça e quando falo nos operadores me refiro a toda a equipe inclusive o suporte mecanico,ME DESCULPE MAS NÃO MENOSPREZARIA OS CAÇAS Kfirs SURPRESAS FAZEM PARTE DA VIDA E TEMOS DE ESTAR SEMPRE PREPARADOS.
MODERAÇÃO: Anselmo, favor não utilizar caixa alta nos próximos comentários. Grato!
Desculpe se eu me lembrar não cometerei o mesmo erro.
perder dois pilotos e um caça nessas circunstancias é demais….cabe investigar bem o que houve……..
Será que essa “escassez crônica venezuelana de bens básicos” inclui em sua lista peças e equipamentos importados ???
Desculpe o trocadilho mas,… caiu de “Maduro” ?
Pessoal acho que tem muito mais coisas a ser esclarecido neste possivel acidente a ultima coisa que eu acredito é que esse avião tenha sido abatido. Acabei de ler em um jornal venezuelano se interessarem vou mandar o link http://www.el-nacional.com/politica/pilotos-sukhoi-golpeAzul_0_704929515.html é um site venezuelano falando sobre a queda do avião e sobre os pilotos da aeronave talvez seja legal para a discussão
Colegas, essa hipotese de abate pelos Kfir e simplesmente ridicula, primeiro porque nao se compara um Kfir com um SU 30, segundo porque somente 4 Kfirs estao em condicoes de uso na Colombia segundo o site defensa, entao se a questao e disponibilidade os cacas Venezuelanos estao em melhores condicoes e e o primeiro Su que cai em 10 anos de uso, ao contrario dos Kfirs que ja cairam pelo menos uns 3 no mesmo periodo.
Leiam a materia e tirem suas conclusoes.
Site defensa.com
estan equipadas las fuerzas armadas de colombia
Alexandre, o q tem a ver alhos c bugalhos..nao entendi sua comparacao….outras melhores informacoes colocam estes SU 30 em condicoes nao operacionais, mas nao significa q o mesmo nao seja capaz. Os Kfir apesar dos problemas registrados na Colombia, sao vetores tao bons qto e seus misseis mais q comprovados em combate…..qto ao SU 30…..nao existe comparacao crivel ainda para compara-lo . Dito isso, informes confiaveis, dizem q os pilotos venezuelanos nao tem o adestramento adequado e voam muito pouco…nao se sabe ao certo o grau de adestramento dos mesmos, mas pode-se comecar a supor algo como muito ruim.
Kfir ? Que nada ! Foram Tucanos …
Flameout causado pela ingestão de “El pajarito”, ente comum em terras bolivarianas.
Brincadeiras à parte, comenta-se que os corpos dos tripulantes foram encontrados. Se os mesmos tiveram tempo de ejetar, creio que exclui-se a hipótese de colisão com o solo, restando a possibilidade do abate pelos KFIR ou falha mecânica.
perder dois pilotos e um caça nessas circunstancias é demais….cabe investigar bem o que houve……..