O caça russo de quinta geração Sukhoi PAK FA, também conhecido como T-50, está próximo de entrar em produção. Na reta final da fase de testes, a aeronave, que incorpora elementos de automação que a tornam mais como um robô do que um avião de combate, deverá ser fabricado a partir de 2016.
O T-50 possui uma tecnologia inovadora que torna o piloto uma parte de todo o sistema de controle do avião. “O PAK FA já é em algum grau um robô voador, onde o aviador cumpre a função não só de piloto, mas de um dos elementos constitutivos do aparelho de voar”, explicou o vice-chefe da Concern Radioelectrónicos Tecnologias (Kret) Unidade da Rostech, Vladimir Miheev.
Ele afirma que outra das características inteligentes do jato é o seu “painel inteligente”, que conta com dispositivos e blocos adicionais. “Se olharmos para a ponta da asa, de um lado, à asa do outro, há um terminal do sistema de defesa ativa Himalaya.” Em outubro a Kret declarou que havia entregue o primeiro lote deste equipamento para a aeronave, tendo sido desenvolvido por uma subsidiária em Kaluga e construído no Radioplant Signal Stavropol.
“O exclusivo sistema de radares ativos e passivos e telêmetro ópticos está integrado no corpo da aeronave e age como uma pele inteligente. A sua utilização não só melhora a proteção da aeronave contra esmagamento e sua capacidade de sobrevivência, mas também contraria, em grande medida, os efeitos da baixa observabilidade pela tecnologia das aeronaves inimigas”, explicou Kret.
Em janeiro, a Kret divulgou uma série de capacidades do T-50, anunciando que “a Sukhoi conseguiu reduzir significativamente a superfície de dispersão eficaz do PAK FA, que é o elemento básico para a visibilidade em radares de aeronaves”. “Para alcançar este nível de discrição, os designers moveram todas as armas para o interior do caça e também alinhando seus revestimentos com um material que absorve ondas de rádio.”
“Graças a estas novas soluções de design, o T-50 está agora à frente não só de todos os outros aviões de combate do Exército russo, mas também de modelos estrangeiros. Por exemplo, a visibilidade do jato de quinta geração norte-americano F-22 é 0,3–0,4 metros quadrados”, explicou a Kret, enquanto o valor para o T-50 é entre 0,1 e 1 metro quadrado.
“O T-50 é a primeira aeronave de combate russo feita a partir de uma proporção elevada de materiais compostos, constituindo 25% da massa da aeronave e cobrindo 70% da sua superfície,” explicou kret. Este caça foi escolhido para substituir o avião de combate de quarta geração Sukhoi Su-27, conhecido pela OTAN com Flanker B e que entrou em serviço com as forças aéreas soviéticas em 1985, e os Mig-29, Fulcrum segundo a aliança do Norte, que entrou em serviço em 1983.
O trabalho para a concepção de aviões de combate de quinta geração começou no final de 1980 nos EUA e na URSS. Embora não haja consenso universal sobre as funcionalidades para o título de jato de quinta geração, muitos sustentam que o único caça de quinta geração pronto para o combate é o Lockheed F-22 Raptor, da da Força Aérea dos EUA, introduzido em 2005.
Em dezembro, a United Aircraft Corporation anunciou que a produção do lutador começará em 2016, após a conclusão da fase de testes. De acordo com o porta-voz da empresa, Vladislav Goncharenko, 55 jatos PAK FA serão entregues para a Força Aérea da Rússia em 2020.
FONTE: Sputniknews
………………a India também desenvolve um caça conjuntamente com a Rússia…o caça de 5a geração Sukhoi/HAL um caça multipropósito…trata-se de um projeto especifico derivado do Sukhoi Pak fa diferenciando deste último pela cabine biplace e adoção de armamento indiano….boa parte dos sistemas adotados serão indianos ao invés de comunalidade com os sistemas russos utilizados pelo Pak fa….a India prevê a construção de 127 caças deste modelo pela HAL na cidade de Nashik e o custo total do projeto é de 25 bilhões de dólares….
Eu vejo alguns caras aqui falando que este motor é provisório para o T-50, eles vão colocar outro em 2018. Vão esconder-os igual os F-22.
Vejo esses discursos eu lembro da Dilma prometendo que em 2013 Brasil irá ter Trem Bala, de Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro.
Discurso do Lula, que a transposição iria ficar pronta em 2012, irá matar a sede e desenvolver a vida de mais de 12 milhões de pessoas no semi árido.
É aquela velha conduta comunista, muita propaganda, muito dinheiro gasto, pouco planejamento, muita corrupção e no fim nada de obra faranónica.
Pessoal acredita nessas pessoas, são as mesmas que acreditam em Papai Noel, Mula sem cabeça, Chapeuzinho Vermelho.
É aquele velho ditado “Quem fala muito faz pouco”. Outro ditado.
“Cão que late muito não morde.”
em que ano estamos?
Tem um fundinho de verdade nisso que vc disse , mas não estamos fazendo promessas , estamos informando os mais desavisados que o Su50 não usa motor de MIG , que é Su50 e não T50 como dito no post e repetido nos comentarios , que o motor é provisorio , que quando for o programado pro caça ele ficará revestido.
Estamos em 2015. Eu não acho que em 2018 vão desenvolver motor novo, sistema de refrigeração, escondido e volátil tudo isso em 2 anos e meio.
Eu trabalho com tecnologia, eu sei que são projetos de decadas.
Estados Unidos lançou F-22 10 anos atrás tudo pronto, com motor pronto, embutido, e flexível.
Pessoal aí em cima disse, que os russos e chineses já desistiram da tecnologia dos motores flexíveis, por isso desistiram do caça Stealh naval.
Eu não torço para nimguém, tem que ser imparcial.
Hoje no momento atual, F-22, por esses fatores do motor.
Eu acho que parceria americana com aliens estão redendo frutos. Esses aviões F-35, F-22, X-47B e B-2 acho que sairam dos laboratórios da área 51 no Novo México. Pois tecnológia de 30, 40 anos na frente dos outros países, tecnológia Alien, kkkkkkkkkkkkk
to tentando entender o que é um motor flexivel
Acho que ele estava tentando se referir a empuxo vetorado… A Rússia tem três modelos diferentes de turbinas assim, a do SU-50 será a quarta… e sem ajudinha de aliens nenhum heim !
eu sei, estou sendo sarcastico
e por falar em motor com geometria variavel, imagina a surpresa dele ao saber que o sistema de decolagem vertical do F-35B é baseado num sistema russo, ou que a solução matematica pra tecnica da forma na redução de RCS os americanos retiraram dum livro sovietico da decada de 60
Se os russos tem essas turbinas flexiveis, porque eles desistiram do Steath naval? Eles não tem a tecnologia?
Sobre os projetos:
1 – T-50 é um Steath precisa revestir seu motor e fleblibilzar-lo, ou seja, está perto do F-22 mais ainda não chegou lá;
2 – F-35, projeto do Stealth naval, cancelado, nimguém sabe porque;
3 – B-2 Steath bombardeiro, projeto nem passa na cabeça dos caras, sem chance;
4 – X-47B Stealth drone pode levar 4500 libras de bombas, se ele entrar em um território sem ser dectado, pode ser fim de um país. Projeto longe da Russia e China.
Tirem suas conclusões.
Sds.
What ??? I do not understand…
Voce é muito ignorante , mude sua postura e leia as respostas dadas aos seus comentarios , respondendo as suas indagações:
A russia conta sim com motores de empuxo vetorado ( e não flexiveis como vc disse) , eles nem solicitaram concorrencia ainda pra um steath naval , eles tem a tecnologia , é só navalizar o Su50.
O motor do Su50 ( e nao T50 como vc disse ) é descoberto por que ainda não é o definitivo , o projeto deste atrazou e estão usando um motor provisorio para os testes , por isso não recebem uma cobertura da fuzelagem ,ele conta com empuxo vetorado sim ( e não flexibilizado como vc diz );
2-O F35 é um projeto americano , de 5° geração , que veio pra subistituir o F16 na USAF ( F35 A) , o Harrier no corpo de fuzileiros ( F35 B) e o F18 SH mais pra frente ( F35 C) , ele não foi cancelado ;
3- O B2 é um projeto americano , ja tem 21 unidades construidas e sua produção encerrada devido ao alto custo ( mais de 1 bilhão por aeronave ) , todas operam nos EUA , ja passou de projeto , ja voa , ja combate ;
4-X-47B , projeto americano , uma arma de ataque , por enquanto são apenas testes , não está atrasado nem será cancelado , China tem projetos semelhantes , a Russia ainda não é de meu conhecimento.
Conclusão , o F22 é igualmente capas ao Su50 , este que perde em algumas tecnologias como furtividade e data link pra guerra centrada em redes , o Su50 ganha com um sensor IRST , radar de varredura eletronica , e capacidades , mesmo que em pequena quantidade , é mais elevada que no F22.
Eu falo e reconheço o Armata hoje no momento é melhor tanque de guerra, ele está um pouco na frente dos ocidentes.
E hoje o F-22 é melhor que T-50 por conta dos motores à mostra.
E os russos e chinese não tem projeto para compentir e comparar com F-35, X-47B e B-2. Fazendo a comparação arma-arma.
O futuro é futuro, eu vejo, o Hoje.
Tecnologicamente o ARMATA é sim superior aos seus concorrentes por que é o mais novo , é so esperar o leopard 3 e vamos ver…
O Su50 ter motores a mostra não é problema algum , como ja foi deixado bem claro , estes são provisorios , quando for o definitivo a fuzelagem vai encobri-lo com material RAM pra absorver as ondas do radar.
deivide
o Su-50 terá sim sistema de enlace de dados para guerra centrada em redes
Topol, deivide… eu desisto hehehe
Acho que esses rótulos de “melhor ou pior” ou “4°G ou 5°” não são muito importantes.
O ideal é entender como cada força Aérea consegue aproveitar ao máximo as vantagens de suas aeronaves.
Cada um faz o seu avião de acordo com suas necessidades e sua doutrina.
Ficar comparando qual é “melhor” ou “pior” até é divertido, mas é uma conversa que não vai a lugar nenhum.
Cada um é superior dentro de um determinado ponto de vista.
O cara ali disse que o Su50 supera em velocidade e manobrabilidade o F22 , mas ele não levou em conta a doutrina dos EUA em que o F22 foi concebido pra trabalhar , a tal da guerra centrada em redes , portanto , essa desvantagem na velocidade e menor manobrabilidade não é levada em conta , visto que os 2 caças foram feitos pra trabalhar de formas diferentes pra chegar a um mesmo objetivo.
Saudachions;
e pq o Su-50 não lutaria em rede?
Por que não faz parte da doutrina de guerra Russa.
mas ele é projetado pra lutar em rede
Não saindo do assunto da notícia, O caça russo de quinta geração
Sukhoi PAK FA é superior em relação a um F22 dinossauro tranquilamente, ha ha ha .Mas cada cabeça uma sentença morô.
Agora só falta você conseguir nos explicar e justificar o que está dizendo.
“”tranquilamente”””
É, sempre assim, não precisa fazer nada que já nasce “nota mil” ou ‘melhor do mundo”.
Chega uma fase da vida que a gente percebe que quanto mais pesquisa menos a gente sabe.
Também já fui fã der armas russas quando era adolescente, mas de tanto quebrar a cara mudei de opinião.
Comparar T-50 com F-22…é ser muito simplório mesmo. 5 Ger. < 4 Ger.?????
Por isto que dizem que a propaganda é a alma do negócio…
Abs DAN .
Depois do video que vi da Rússia abatendo aquele grande meteorito não duvido de mais nada em relação ao poderio bélico Rússo, é incrivel como ele é abatido em questão de segundos. Os Rússos estão totalmente preparados para qualquer ameaça que os EUA possam oferecer.
Pra quem não viu segue o link abaixo do video no youtube ou para que preferir pesquise no youtube (Rússia abateu meteorito) que vão encontrar alguns vídeos a respeito.
https://www.youtube.com/watch?v=FFba2tlggv8
E o colega creditou nisso?
Cara, o meteoro na rússia foi abatido por OVNI!!!
Foi um disco voador, não foram mísseis russos
hehe!
se os russos estão sob proteção alienigena, é melhor a OTAN desistir de medir força então kkkkkkkkkkkkkkkkk
Se tivesse acontecido nos EUA estrariam rasgando a calcinha e prestando condolencias ao poderoso THAAD, Patriot e afins… E todos concordadndo uns com os outros naquela panelinha lá exaltando o quanto são imbatíveis…. rsrsrsr, trágico… Não sei o que houve na Rússia mas garanto que se fosse nos Isteitis o seu sistema antimíssil balístico já ganhava o carimbo “APROVADO EM COMBATE”
Acho que eles ganham o “APROVADO EM COMBATE” depois de destruir milhares de toneladas de equipamento russo no campo de batalha.
Só equipamento russo que ganha o título de “melhor do mundo” sem nunca acertar um alvo.
Desculpe, brother, mas é verdade.
“rasgando a calcinha” é o termo que eu usaria para descrever alguns comentários sobre as notícias do Armata. Dizendo que os Eurobambis estão apavorados, por exemplo, o que nós sabemos não ser verdade.
Nunca ouvi falar de THAAD destruir 1 único teco teco russo…
O título de melhor do mundo do ARMATA é mérito dele…não concordar com isso é dor de cotovelo… as evidencias são claras.
e por fim a calcinha não era para você, mas se serviu…
Vale lembra além dos russos estarem desenvolvendo caças 5 geração tem chineses e os japoneses.
Pelo que eu pesquisei o Shishin Stealth japonês é o menor em todas dimensões comprimento e largura em relação com os outros concorrentes. O maior é o J-20 e seguido pelo T-50.
Não precisa ser engenheiro para saber quanto mais aço e metal envolvido mais pesado e lento o avião vai ficar, acredito que até o Shishin Japonês é melhor que esses T-50 e o J-20.
Mais uma vez a tática socialista muita propanda é para poucas realizações.
sds.
Não seja simplório, a velocidade final é resultado da proporção massa x potência, portanto um avião maior pode ser mais veloz.
No caso do Su-50 ainda temos a interferência da técnica de motorização vetorada russa que é significativamente mais avançada que a americana, refletindo em possibilidades e manobrabilidade superiores.
Os fan boys falam do F-22 como se fosse um supra sumo operacional o que até hoje não se confirmou. A aeronave tem várias limitações, cobertura RAM que teme a água e matou a sua versão Naval, e é uma aeronave que antes de qualquer serviço militar reconhecível já teve sua produção industrial encerrada bem abaixo da produção projetada.
O fato do SU-50 parecer mais uma aeronave de 4ª geração com apenas alguns elementos furtivos, para mim, é um indicativo que o Su-50 poderá fazer o F-22 JAMAIS será capaz…
Substituir completamente os caças de geração anterior em TODAS MISSÕES justamente porque no seu projeto a furtividade é um plus e não o objetivo prioritário que deforma e limita o caça militar.
Nota mil para o pragmatismo russo…
Gilbertão,
Em que a furtividade limitou o F-22 ou o F-35?
Bosco.
Acho um pouco engraçado que as pessoas estão sempre cobrando provas de que o equipamento americanos funciona.
Já no caso dos aviões russos, que nunca fazem nada na vida real, eles já nascem “nota mil”.
Eu só acredito vendo. Já assisti videos dos caças T-50, J-20 voando e do F-22 e F-35.
Videos dos T-50 faz manobras de parar no ar que Suhkoi já fazia, faz take off no máximo 120 graus, giro de 360 graus, os 4 geração faz isso também.
Tem alguns videos do F-22 chama F-22 Raptor Vertical Take Off. Nunca vi um caça fazendo essas manobras, ele decola verticalmente 90 graus exato bem perto do solo, diferente das manobras feitas no alto ar, além dele ser mais veloz que caças de 4 geração.
F-22: Ele é 100% Stealh, esconde suas turbinas, ele tem mais capacidade de manobra que da geração anterior e ele é o mais rápido também.
Ele atende as necessidades de invasão território inimigo e atende tanto ao combate áreo, é uma obra prima.
E vantagem do F-35 ele não precisa de pista para take off nem para Land, fazendo vantagem de colocar vários caças ao pronto combate mais rápido, em briga marítma, enquanto os chineses e russo teriam que mandar 1 caça de cada vez em seus porta aviões, assim podendo destruir os caças e porta aviões antes deles colocarem a frota no ar.
Tá a cobertura matou a versão naval?
Você leu isso ou concluiu?
O motivo do cancelamento da produção foi discutido abertamente e explicado.
Caro colega o F-22 também vai fazer coisas que o PAK-FA não é capaz.
Nota mil???
Tá bom…
Estamos cansados de ver os “sucessos” da aviação russa em combate.
Muitas vezes o barato sai caro.
Leonardo, mas você sabe aquele protótipo do Shinshin ATD-X não é o tamanho definitivo da aeronave… É a versão X, ou seja, para testar aerodinamica e avionicos… As dimensões reais do caça se não me engano ainda não foram divulgadas.
Te liga mlk , hoje em dia usam material composto pra fazer avião , metal ( será? ) é aluminio , resto é fibra de carbono e outras coisinhas , no final pesa bem pouco , e pra calcular a velocidade tem que ver também a potencia do motor.
Leonado
Voce se esquece que a potencia do do motor e a aerodinamica tambem influenciam o desempenho de voo da aeronave
T-50
Velocidade máxima: mach 2,3
Velocidade de cruzeiro: mach 1,6
Razão de subida: 21000m/min
Razão de rolamento: 240 graus/s
Taxa de giro: 30 graus/s
Potência: 1,19
F-22
Velocidade maxima: mach 2,2
Velocidade de cruzeiro: mach 1,5
Razão de subida: 15240m/min
Razão de rolamento: 240graus/s
Taxa de giro: 28 graus/s
Potência:1,12
Como vc pode ver o desempenho de voo do T-50 e superior ao do F-22, mesmo sendo maior e mais pesado, graças a pontencia maior dos seus motores, no caso da aerodinamica os americanos priorizaram a furtividade do avião enquanto os russos deram prioridade a perfomance de voo.
Outro detalhe além dos motores do F-22 serem escondidos assim, deixando-o mais invisivel aos radares de presença de calor, e também sua casca Stealh deixando-o mais invisível aos radares que operam na banda UHF.
Além disso, seus motores são flexíveis, deixando o F-22 com mais poder de manobra em relação ao T-50.
2 problemas pro russos resolverem:
1 – Esconder os motores para evitar radares de calor o intercepta-o;
2 – Flexibilizar seus motores para aumentar sua capacidade de manobra;
Se fizerem isso, aí dá pra gente começar a comparar as duas aeronaves. No momento atual F-22 wins!
sds.
Leonardo
O F 119 , motor do F22, tem vetoração bidimensional enquanto o motor provisorio do T50 tem vetoracao tridimensional, isso por si so ja da mais capacidade de manobra, sem contar a potencia , taxa de giro e razao de subida que tornao o PAK FA mais manobravel.
E inegavel a necessidade de melhorar a furtividade ao redor do motor para algo parecido com isso
fernando, até agora ele pensava que o Su-50 usava motor de Mig
Fernando,
Pelos videos que eu vi, as turbinas do T-50 estão estáticas.
Já o F-22 são flexíveis, então ele ganha na capacidade de manobra. Tem até a manobra disse acima em video no youtube, apareçe o F-22 decolando voando em direção horizontal perto do solo, em questão de segundos ele voo para o céu em 90 graus, até agora não vi nenhuma áeronave executar essa manobra, graças aos suas turbinas volatéis.
Deve ser por isso que Russia e China desistiram do projeto do caça 5 geração naval, pois essa tecnológia iria demandar várias decádas de estudos.
sds.
Tem essa imagen que da pra ve que a turbina nao e “estatica”:
sistemasdearmas.com.br/ca/pakfaescape.jpg
Quanto a essa decolagem eu tambem ja vi o typhoon ,su 35 e o f15 SE fazerem a mesma coisa.
1-Os motores estão a mostra por que são provisorios , não existe radar de calor , existe IRST e o motor ser descoberto está longe de chamar mais ainda a atenção deste sensor , é o escapamento e a fricção com o ar ambiente que gera calor e chama a atenção deste sensor;
2-O F22 usa vetoração ( e não flexibilização como voce disse ) bidimensional , o bocal de escape vira pra cima e pra baixo , no Su50 , este tem vetoração tridimensional , o bocal vira pra baixo , pra cima , prum lado , pro outro , pra diagonal esquerda , diagonal direita , e isso por que é o motor provisorio , o definitivo também contará com este sistema e ainda terá mais potencia;
Por enquanto não dá pra comparar as aeronaves , lhe garanto que , em capacidades , os 2 ganham , mas na tecnologia embarcada ,deve estar no mesmo patamar do F22 e não superando a do F35 , e vale salientar que a doutrina de guerra americana é diferente da russa , portanto , comparar as 2 forças usando certos elementos como potencia de certos meios é errado.
Saudações.
os motores temporarios do Su-50 são quase tão potentes quanto os do F-22 porem os motores russos são mais leves.
porem este é o motor temporario, o motor definitivo é esperado pra ter uma potencia equivalente ao do F-135 que equipa o F-35
kkkkkk, pior… Essa foi boa Bosco !!! Valeu rsrsrsrs
Boas ponderações você e o Pedro mas estão esquecendo de levar em consideração o sistema de defesa ativo Himalaya e os novos jammers DRFM anunciados pelas forças russas, para embaralhar a visão de falcão do E2…
Esse T-50 será preza fácil do E-2D e para o radar de vigilância do sistema MEADS, que operam na banda UHF. Tome baixa frequência contra os furtivos russos e chineses. rsrsss
Pau que dá em Chico dá em Francisco. rsrss
Concordo com você Bosco! Esse T-50 senão esconder seus motores vai ser isca fácil para radares de presença de calor.
Acredito o problema que eles estão tendo é aclopar os motores junto com a casca, então, todo calor que as turbinas geram, irão transferir para a casca assim, fazendo o piloto churasquinho de gato, kkkkkkkkk.
Não sei como os americanos conseguiram desenvolver essa tecnologia, jogo o pepino pros russos, kkkkkkkkkkkkkkkk.
Leonardo, acredite… Esse motor ainda não é definitivo, quando for instalado o motor que está sendo desenvolvido pata o T-50 , que inclusive são projetados para esquentar menos que esse atual de protótipo a cobertura RAM será acoplada nas tubeiras fique tranquilo quanto a isso…
se o advanced hawkye ver o Su-50 o Su-50 ve o advanced hawkye, e o Su-50 será equipado com misseis de longa distancia
como vc disse, pau que da em chico da em francisco, nesse caso a meu ver vantagem esta com quem estiver na defensiva
pedro,
A questão é que o Hawkeye não estará sozinho… Eagles e Raptores estarão a frente do AWACS, no encalço dos caças russos.
RR
Se nao me engano que acompanharia o hawkeye eo F35c eo super hornet, enquanto os eagles e raptores acompanhariam o E3 sentry.
A nao ser que eles operem em conjunto.
Fernando,
Até onde sei, essas aeronaves comumente operam em conjunto através de sistemas de comunicações integrados. Aliás, o Hawkeye é o AWACS padrão de três forças aéreas ( Japão, Egito e Taiwan ), e opera em conjunto com F-15, F-16 e outros…
Se fosse para atuar contra a Rússia, é certo que haveriam Raptores e F-15 na jogada. Por tanto, o Hawkeye teria que obrigatoriamente operar com eles também, além dos vetores da USN…
Rsrsrs … E agora _RR_ ?
o que poderia coloca-los no alcance dos sensores IR do Su-50
pedro,
Sensores IR dependem de variáveis consideráveis… Os tipos instalados em caças dificilmente seriam capazes de localizar uma aeronave de assinatura térmica reduzida a mais 50 km; ainda mais no setor frontal…
Pedro,
Quanto ao radar do Meads eu até posso concordar que se for detectado seria difícil ser abatido, já que o míssil opera com um radar de micro-ondas.
Quanto ao E-2D, ele serve para vetorar caças, inclusive o F-35 ou o F-18E, que possuem IRST e mísseis AIM-9X.
Lembra? É do mesmo jeito que os russos “fazem” com o B-2, F-22, F-35, etc. , usando seu radar de baixa frequência para vetorar Sus e MiGs.
mesmo que radares de baixa frequencia possa ser mais eficiente do que um de alta para detectar uma aeronave furtiva, isso não significa que ele anule a furtividade por completo, sendo assim a distancia em que o hawkye veria o Su-50 pode ser menor do que a distancia em que o Su-50 detectaria o hawkye
Pedrão,
Muito bem!
Sem dúvida é isso que deve ocorrer.
Inclusive é essa a estratégia que é adotada pela USAF contra os sistemas S-300/400 russos.
Os russos têm mísseis ar-ar de longo alcance que poderiam atingir o E-2D de longa distância e provavelmente fora do alcance do radar UHF em relação a uma aeronave stealth.
Mas eu só coloquei esses exemplos como uma provocação aos que fazem pouco da tecnologia stealth.
Mas vale salientar que a adoção do UHF no E-2D não foi com a intenção de caçar aviões stealths russos, e sim por questões de alcance. Foi a que acharam mais adequada.
A função counter stealth tanto na USAF quanto na USN/USMC ficará por conta do F-35.
Onde houver possibilidade de ter um T-50, lá estará um F-35.
Vale salientar que os americanos dizem que o novo radar AESA APY-9 do E-2D , apesar de operar na frequência UHF, tem boa resolução e pode ser usado para vetorar mísseis, incluindo o Amraam e o SM-6.
Teoricamente um T-50 poderia detectar um E-2 a ponto de atacá-lo com um R-37 a 200 km de distância, mas é pouco provável que ele não esteja sob cobertura de caças F-35.
A 400 km de distância um caça teria que usar o míssil K-100, que não se sabe sé pode ser levado internamente pelo T-50.
Também não se sabe o RCS do T-50 e a qual distância ele poderá ser detectado.
Também não se sabe se seu radar poderá operar no modo LPI. Se for AESA, deve poder.
E nem se no modo “tiro de longa distância”, que obriga o uso de data-link, se mesmo o radar do T-50 podendo operar no modo LPI se conseguiria nessa distância com esse nível de potência. Devemos lembrar que tanto o F-22 quanto o F-35 são dotados de alta capacidade ELINT (e não de simples RWR).
de acordo com os russos todos os radares do Su-50 serão aesa, inclusive os VHF
O radar do T50 não será VHF. Ele terá dois radares operando na banda L, que é próxima da UHF, mas que é dita ser também mais capaz de detectar um stealth que radares de micro-ondas (bandas S, C, X, Ku, K, Ka, etc.).
valeu por esclarecer, bom, ele terá radares cobrindo todas as direções e sensores IRST tbm
acho esse novo conceito russo bem interessante, parece que eles não querem cometer o mesmo erro da decada de 80 em que os caças tinham pouca carga eletronica
Se tiver algum engenheiro mecânico por favor corriga-nos.
Pelo que eu vi deste caça, tem casca furtiva, mas ele em dimensões é bem maior que F-22 e F-35, assim deixando ele mais pesado e lento em relação aos concorrentes.
Outro aspecto, que os colegas falaram acima, ele usa turbinas descobertas, então ele não é Stealh totalmente, pois deve esconder seus motores para que os radares de calor não o intercepta-o.
Resumindo, estão ainda no projetos, se fabricarem esses caças em massa, Estados Unidos vão rir, porque colocaram turbinas de MIg em cima de uma casca “furtiva” e chamaram de caça 5 geração.
Os russos tem que arrumar esses fatores, para ter frota em 2020. Enquanto isso os USA tem dezenas de F-22, F-35 e X-47B, testados até na guerra contra ISIS, e projeto do novo BlackBird SR-72 lançamento para 2028 avião drone mais rápido da galáxia.
Melhor esses países correrem mesmo. kkkkkkkk
Mas mesmo que aconteça de não superar o F-22 ainda terá maior disponibilidade, o F-22 no chão é inútil. Sempre será mais fácil manter um número maior de Su-50 no ar, por isso economizaram na furtividade.
creio que eles poderiam ter usado uma forma mais furtiva, não creio que uma forma mais furtiva interferiria na disponibilidade
Os materiais interferem, esse é o maior problema da manutenção do F-22 e B-2, além de outras coisas.
Os materiais se desgastam com o atrito (talvez com a umidade) com o ar e precisam ser testados e, muitas vezes, substituídos antes de cada voo.
A cada vez que o f-22 decola toda a RCS do caça é testada no solo.
Com o f-35 a mesma coisa, mas neste caso os materiais são mais resistentes, baratos e mais fáceis de substituir.
eu me refiro ao pak-fa
turbinas de mig? muito mair que um f-22?
melhor se informar direito
Bastam ver as informações.
F-22
Comprimento: 18,9 m
Envergadura: 13,6 m
Altura: 5,1m
Área(Asas): 78,04m quadrados
T-50
Comprimento: 22m
Envergadura: 14,2m
Altura: 6,05m
Aerea(asas): não achei informação, mas vocês notam ele é formato de um triângulo bem maior que F-22, então a área dele concerteza é bem maior.
Levando essas informações, concerteza o T-50 é mais pesado que F-22, tornando-o assim mais pesado na categoria, e deixando um pouco mais lento em relação aos concorrentes.
Somente o ultimo paragrafo contem algo novo.
sds
GC
A melhor analise que eu achei sobre o PAK FA:
http://www.ausairpower.net/APA-2010-01.html
É um site bom sobre aviões russos, tem muitas informações difíceis de encontrar em outros lugares. Só acho que eles são ruins na hora em que fazem as comparações com os ocidentais, parece que eles simplificam as coisas para dar uma força para os russos.
Isso prejudicou a credibilidade deles.
Deagol,
O Carlo Kopp ficou com raivinha dos americanos depois que eles não quiseram vender o F-22 pra Austrália. Virou russófilo doente. Mas tem cura, sem falar que ele tem alguns flagrantes de lucidez. rsrssss
E verdade nas comparacoes parece que eles deixam de mencionar algumas coisas, mas e a materia que mais traz informacoes do t 50
Concordo.
É uma boa fonte de informação sobre aviões e tecnologias russas.
Só uma correção:
O nome do caça resultante do programa PAK FA é Su-50 e não T-50 como dito no post.
Suas turbinas ainda nao sao definitivas……..vao levar mais uns 3 anos ate desenvolver e aprovar as novas……..inclusive este eh o fator do designer ruim stealth na sua metade para tras, tubeiras inclusas.
Srs…….as turbinas ainda sao o ponto perverso deste caca, tubeiras inclusas…..seu projeto consistia em novos motores (Lyulka ou Saturn) havia uma disputa entre os fabricantges e me parece q este assunto nao foi totalmente resolvido…se alguem souber de algo, por favor informe……valeu…………..a previsao de 3 anos atras era de q isso so aconteceria por volta de 2018-19……..portanto neste aspecto este caca ainda nao esta totalmente de acordo c seu projeto inicial. Sds
proximo ano ???;;
hum, duvido muito
Não consegui encontrar nada sobre o tal sistema de defesa ativo himalaya…
de acordo com a rostec se trata de sistemas de gerra eletronica
Ele admite que a Sukhoi não conseguiu reduzir o RCS da aeronave no mesmo nível do F-22… pois as proporções do RCS do F-22 (0,3 a 0,4 m²) são praticamente fixas, isso significa que essa observabilidade quase não varia enquanto que a o T-50 oscila entre 0,1 a 1 m² em seus valores mínimos e máximos… considerando que o valor mínimo é difícil de ser atingido e ou mantido e o valor máximo supera o de seu rival pode-se afirmar que a observabilidade do T-50 pode ser maior que a do Raptor… Isso era previsível, eu presumia isso pois no T-50 parece que os escapes das turbinas são mais descobertos que no Raptor, tanto se olharmos por baixo quanto por cima…
Topol.
O PaK-FA, basicamente só tem formas furtivas visto de frente.
Desde o inicio sempre foi divulgado que os russos investiriam menos em furtividade por causa dos custos, da manutenção, da disponibilidade e porque prejudicava a performance.
Isso pode ser visto olhando para o avião.
Se os russos não inventaram outra forma de furtividade (ainda não identificada) ninguém considera que ele esteja no mesmo nível de Stealth que o F-22, nem mesmo o F-35.
Nem o Carlo Kop.
Sds.
O escape do motor é descoberto sim , mas temporariamente , está dessa forma por causa que o motor definitivo do Su-50 ainda não está pronto , ele compartilha o motor com o Su-35 e ai eles deixam descoberto, mas quando for o motor novo ai sim vai ficar coberto e o RCS reduzir´um pouco , mas mesmo assim , vai deixar muito a desejar pro F22 em algumas tecnologias como a furtividade.
Bem lembrado jose, isso explica o porque da falta de cobertura nas turbinas.. Significa também que o RCS irá diminuir ainda mais após a implantação do motor definitivo e sua respectiva cobertura RAM tornando sua reflexão radar igualmente pequena como a do Raptor…
Saudações
Camarada Topol,
Esses RCSs aí são de caças de 4.5ªG e do B-1B, que alguns chamam de semi-furtivos ou nível LO. O RCS de aeronaves furtivas nível VLO (F-22, F-35, B-2, F-117, T-50) é menor que 0,01 m².
Vamos aguardar pra ver a máquina em 2016. E aguardemos cenas do próximo capítulo. De qlq forma, parabéns aos Russos pelo empenho e dedicação!
Ainda e preciso melhorar a furtividade do t 50 na parte traseira ao redor do motor,fora isso parabens aos russos.
Que a produção do caça iria começar em 2016 nós já sabíamos, mas não ficou claro se é produção em escala reduzida (como foi anunciado meses atrás) ou produção plena para preencher esquadrões da força aérea russa.
55 caças até 2020 é o que foi divulgado antes.