Por Joaquim Padilha
Já são 96 mortos desde o início dos protestos contra o presidente Nicolás Maduro, na Venezuela. Em meio a esse cenário, o embaixador brasileiro Ruy Pereira em Caracas, capital do país, discute providências para proteger a comunidade brasileira na Venezuela.
A conta da embaixada é que atualmente 32 mil brasileiros vivam no país. Ruy Pereira convocou uma reunião para os próximos dias 25 e 26 com líderes diplomáticos da Venezuela, para evitar que a vida desses brasileiros seja prejudicada por uma iminente “guerra”.
O analista político do centro de pesquisas Datanalisis, Luis Vicente León, acredita que a posição do Brasil de se antecipar a uma eventual guerra civil é correta – e que a Venezuela realmente percorre para esse caminho.
“O governo [venezuelano] acredita que está morto politicamente se não conseguir passar a sua Constituinte. Mas da mesma forma, a oposição sente que essa Constituinte representa sua morte e também da democracia, da República, dos direitos humanos e econômicos”, diz León.
Além da votação da Constituinte que pode prolongar o regime do presidente Maduro, marcada para dia 30, a população venezuelana enfrenta uma crise econômica que fez com que uma cesta básica custe o equivalente a quase 19 salários mínimos.
A oposição ao regime de Maduro convocou, nesta quinta-feira (20), uma greve geral, contra o presidente. Em resposta, o governo venezuelano pediu a convocação do Conselho de Defesa da ONU.
O Conselho representa o “organismo máximo de consulta para a planificação e assessoramento do Poder Público em assuntos relacionados com a defesa integral da Nação, sua soberania e a integridade de seu espaço geográfico”, diz León.
O analista afirma que nesse cenário, o pedido de assessoramento do Conselho representar o tocar de tambores de guerra na Venezuela. O presidente Maduro afirma que os protestos contra ele são provenientes de um golpe, regido pelas nações imperialistas.
FONTE: Midiamax
É bizarro ver como a Venezuela virou uma ditadura de fato! Começou como um movimento “social”, tratando de resolver desigualdade (curioso, pois na América do Sul era o 4 em distribuição de renda, ou seja, era um dos melhores nesse quesito), nas bases da sociedade e terminou matando a própria base. Atualmente passam de 100 JOVENS (GAROTOS) mortos nas manifestações, isso oficialmente, extraoficialmente deve passar dos 200 facilmente.
Há diversos vídeos no youtube mostrando “como a coisa acontece” viatura da polícia (ou exército) atropelando crianças; policiais, militares ou os tais MILICIANOS DE HUGO CHAVES dando facadas e pedradas, espancando jovens, parte da população rindo do outro lado da rua (pessoas ligadas ao Estado).
Curiosamente os venezuelanos no governo Hugo Chaves passaram pelo mesmo fenômeno do desarmamento…nós também (assustador). É incrível e ao mesmo tempo fico feliz dos brasileiros terem acorda a tempo…
Tempo atrás eu acharia exagero dizer que a Venezuela acabaria em guerra civil, hoje acho quase impossível a Venezuela não explodir em guerra civil de proporções jamais vista nas nossas fronteiras.
Abraço!
A Venezuela sofre um forte ataque de duas gangs de carrapatos. Com o Maduro estão a gang dos Castros e com a oposição a gang dos Rockefellers/Rotshild. Os dois disputam o butin que são as riquezas da Venezuela. Como a Venezuela está no Caribe eles são autênticos piratas do Caribe.
Eu tenho pena de gente que vem em fórum só pra falar do Lula ou citar a palavra “esquerdopata”, pois notasse que essas pessoas não passam de fanáticos políticos. (Não sou petista nem esquerdopata antes que os revoltados online venham me atacar).
A verdade é que esses 32 mil brasileiros na Venezuela ficaram a deriva, o governo não se importa nem com o povo que mora aqui, quem dirá com os que moram fora. Como se diz, isso é só pra “inglês ver”.
Quem a pisado uma embaixada ou consulado brasileiro, sabe o inutil que essas instituições são pra quem esta viajando ou morando no exterior.
Creio que o Brasil e seu governo deveria de se preocupar com as quase 100 mil pessoas que sao oficialmente assasinadas (ao ano) e que fazem dessa nação, o pais mais violento do mundo.
A verdade é que a ONU é tão suja quanto ele,a ONU só se importa com seus proprios interesses,sobre o Maduro e isso já é coisa falada a muito tempo parece que a midia simplesmente ignora o fato que há um ditador louco no poder da Venezuela.ainda se referem a ele como presidente assim como se referiam ao assassino do Fidel,a grande verdade como o amigo a cima citou o Lula não só financiou essas ditadoras na Venezuela como financiou toda a esquerda na américa latina.
Os brasileiros do Estado Rio de Janeiro estão a própria sorte ,e o nosso Governo e nossos políticos, principalmente os do próprio Estado não não tem aí , estiveram em Brasília pedindo ajuda em Homens da Força Nacional e até do Exército, porém no Estado a sua PM tem 3000 mil homens a disposição de Deputados e Vereadores para suas seguranças pessoais ( o povo se dane ) , mais 4000 homens lotados somente para administração , quando o pessoal civil e sem preparo policial poderia , muito bem tocar a administração , com 7000 homens , não seria necessário ajuda de Brasília e nenhum gasto a mais , mas estes devem ser apadrinhados políticos ,então nós estamos preocupados com brasileiros da Venezuela , quando na área metropolitana do Rio de Janeiro, mais de 11 milhões estão em RISCO !!
Aqui no Brasil também precisamos de uma guerra… guerra contra os politicos… na hora que começar aparecer deputado morto quem sabe a coisa comece a melhorar
Isso tudo infelizmente é pura falácia os governos brasileiros nunca ligaram para os brasileiros residentes no país,muito menos para os que se encontram no exterior !
Os brasileiros que estão na Venezuela, terão que se virar sozinhos, essa é a verdade !
A esquerda adotou esse tal “gopi” como bandeira política: o juiz Sérgio Moro prendeu ou fez condução coercitiva do Lula é golpe, Hugo Chaves tem crise econômica é golpe (dos yankes), o Maduro está vendo seu reinado se desmoronando é golpe (patrocinado pelos yankes malvados). Só que votação secreta onde a Dilma foi escolhida, não eleita, também é golpe senhores socialistas. Fralde!
E de pensar que essa crise na Venezuela foi iniciada pelo Lula com seu foro de são paulo que colocou o Hugo lá, por consequência, o Maduro. Nunca vejo o tal conselho de segurança da onu fazer uma reunião de emergência sobre a crise venezuelana. Sera que seus conselhos são seletivos, vai de acordo com seus interesses?
Boa sorte ao povo venezuelano.
Nossa! Que Tem de bom,os brasileiros… vão morar na Venezuela?