O Brasil sediará a Operação Felino 2013, a realizar-se em Itaoca/ES, de 16 a 27 de setembro. Com a coordenação da Marinha do Brasil, por meio da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), a Operação terá a participação de militares das Forças Armadas de sete países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A Operação Felino tem como objetivo treinar uma Força-Tarefa Conjunta Combinada (FTCC) e permitir a interoperabilidade das Forças Armadas dos Estados-membros da CPLP, para o emprego em Operações de Paz e de Assistência Humanitária, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).
De 12 a 16 de agosto, acontece no Departamento Esportivo Piraquê, no Clube Naval, Rio de Janeiro, a Conferência Final de Planejamento (CFP). Nesta fase, representantes dos Estados Participantes tomarão as decisões necessárias para a realização do Exercício Felino 2013.
Durante a CFP será elaborada uma proposta do Acordo Técnico que regulamenta os termos do apoio que a Nação Hospedeira (NH), o Brasil, prestará aos Estados Participantes. Respeitando a legislação brasileira, a NH assegurará toda a estrutura logística e administrativa necessária para a realização do Exercício.
A Operação aconteceu pela primeira vez em Portugal, no ano 2000. E no Brasil, em 2002 e 2006.
FONTE: Marinha do Brasil via 1° DN.
Quais serão os meios navais envolvidos????
Bom ver uma, ainda que restrita, integração entre os países de língua portuguesa, isto é importante… “A união faz a força”…