O Brasil pode começar a construir elementos para o complexo de defesa aérea Pantsir-S1. A informação é do vice-chefe da empresa estatal russa de construção de armas do setor de defesa, Yuri Savenkov. Atualmente, estão sendo acertados detalhes do contrato.
Segundo ele, os representantes da companhia estão participando de negociações sobre o fornecimento dos sistemas Pantsir, discutindo as características do complexo, organização de reparo, a criação de um centro técnico no Brasil, bem como um plano para a implementação do programa de compensação.
Em outubro de 2013, o ministro da defesa da Rússia, Sergei Shoigu, declarou que as negociações com o Brasil sobre a possível compra dos sistemas Pantsir estavam em fase final.
Em agosto de 2014, o chefe da empresa estatal de exportação de armas da Rússia Rosoboronexport, Anatoly Isaikin, havia informado sobre os planos de assinar o contrato até o final do ano sobre o fornecimento de três baterias do complexo Pantsir. Também foi relatado que a Rússia ofereceria cooperação tecnológica ao Brasil.
FONTE:SputnikNews
Seria muito bem vindo , estamos precisando elevar nossas exportações de produtos industrializados e de alta tecnologia… a Rússia vende muito no exterior e poderíamos participar
das vendas.
Essa historia de ser “aliados” dos Estados Unidos ja está defasada ha muito tempo….oBrasil hoje em dia ja tem recursos suficientes pra bancar seu proprio desenvolvimento (mesmo com corrupção e inflação) do que no tempo em que estava debaixo do tacão do FMI…podemos fabricar nosso armamento mesmo pagando assistencia tecnica como no caso dos submarinos porém sem esmolar lixo bélico dos Estados Unidos….claro que podemos ter compras de oportunidade mas não significa ser eterno freguês de um só fornecedor…aliás existem muiiiitos fornecedores com armamento superior com os quais so temos a ganhar…precisamos deixar essa mentalidade de ser “capachildo” dos Estados Unidos pois eles só pensam neles mesmos …….é confiar desconfiando…
”…existem muiiiitos fornecedores com armamento superior…”
Não, não existe, ‘em termos gerais’ os EUA dispõe do melhor equipamento, simplesmente porque são os que mais investem em pesquisa e desenvolvimento na área bélica, e esses pesados investimentos vêm desde a Guerra Fria.
”… eles só pensam neles mesmos…”
Aliás, como todo país realmente sério. ”Uma mão lava a outra” essa é a regra básica do jogo.
Nossas forças armadas precisam ser reequipadas, estamos em um ponto que qualquer coisa é bem vinda, já é um milagre o governo comprar material bélico, e na atual situação que o país se encontra, maior é o milagre.
Totalmente a favor do pantsir, independente de ideologia, muito forte na faixa etária acima dos 50, pois os jovens nao discutem mais direita ou esquerda…o pantsir eh sim um otimo sistema de defesa
Sobre o assunto do Leonardo é bem capaz da Indonésia reconsiderar a compra de armamento do Brasil dona Dilma resolveu defender traficantes e arrumar um problema diplomático com eles e com isso vai quebrar Avibrás que tinha negócios fortes com eles , isso é fichinha para ela e seu governo eles conseguiram quebrar Petrobras .
mudando um pouco de assunto. alguém já viu esta noticia?
Indonésia reconsidera compra de equipamentos militares do Brasil. no R7
Aliados dos EUA??? Brasil?? Poxa gente, menos né, nunca fomos aliados dos EUA, aliás esse é o mal do brasileiro achar que o Brasil é aliado, sendo que os EUA não nos consideram assim. Acho válido a compra desse sistema, houve uma análise para isso e até onde eu sei muita coisa desse sistema vai ser feita aqui.
A Rússia vive um momento muito desfavorável em termos de política internacional. Cada vez mais o atual presidente Putin se isola do ocidente, exemplos disso são os polêmicos voos de bombardeios pela Europa, a gestão (ou falta de) da crise na Ucrânia, entre outros.
Nesse cenário acho um total equívoco nos aproximarmos militarmente dos russos, eles possuem bons materiais, mas somos do ocidente e aliados dos EUA, não é inteligente de nossa parte irmos contra essa essência. Não estou defendendo que compremos tudo dos EUA, mas só acho que não devemos entrar em parceria militar nenhuma com os russos!
Os suecos são uma ótima opção, alta tecnologia e não estão conturbados politicamente.
Essa novela já cansou.
um erro se aproximar dos russos…vemos empresas de defesa americanas anuciando a contração de centros da manutenção e pesquisa, apoiando iniciativas em universidades e institutos de formação, enquanto a Russia nos “entope” como armas em troca de licenças de exportação de carne de porco e vaca…
alem disso se vislumbra um otima parceria com suecos m area de defesa , area espeacial entre outros setores promissores e importantes para o futuro brasileiro…
Concordo com o amigo. Muitos falam mas não vejo a India ser tao bem sucedida nas parcerias com a russia. os projetos demoram mais de uma decada e saem capengas como a conversao do NAE. Embora so perceba criticas, pois eh o que o brasileiro mais sabe fazer, os militares estão tentando reduzir os custos e aprender a fazer, pois os criticos têm memoria curta e esquecem o tanto de embargos que este pais ja sofreu com os EUA. Os F5 que o digam. abs
Vejo muita gente pedir maior aproximação com a russia, porem, eh esta mesma que nao permite a venda de aviões da embraer em seu territorio. até onde a russia eh confiavel? só liberou a importacao de carnes quando sofreu o embargo europeu e ai nao tinha mais jeito. A china eh outra que nao se pode confiar: não cumpriu no passado acordos feitos com o brasil. resumindo, o brasil está certo em tentar desenvolver pelas proprias pernas ou em parcerias. E outra coisa eh que sempre que o brasil nao aceita a primeira oferta de licitacao internacional o pacote eh melhorado.
Amigo, somos todos iguais, o que muda é a posição no jogo em que estamos, nem Brasil, EUA, China, Rússia, BLABLABLA fazem diferentes, nós é que dizemos que sim e ficamos escolhendo um lado para ser bonzinho e outro para ser o mauzão.
Acredito na ideia de se aproximar (com cautela) dos dois lados, aliás, três (China), tirar vantagens (no que for possível) e conhece-los o suficiente para não se estripar com nenhum, e no fim, se for preciso, saber em qual lado ficar na hora em que não for mais possível ficar em neutro.
Não gosto muito da ideia de se ter um governo ideológico.
A mtéria diz que o sistema e o Pantsir-C1, o qual não existe…o correto é Pantsir-S1!!ok
A idéia não era comprar um sistema aerotransportável e que coubesse no kc-390 sem ser desmontado?
Só não pode ser idêntico à novela do FX!
acompanho o relator, mas produzir o Pantsir em casa vai dar um salto tecnologico a industria
1 bateria do SAMP/T Manba com radar, sistema de comando, 6 lançadores e 96 Aster 30 custa 450 milhões de dólares. E querem pagar 1 Bilhão (dólares ou Euros?) por 3 baterias do Tunguska recauchutado!! Foi noticia aqui esse preço..
Sera que alguém no Ministério já ouviu falar em iron dome?? Porque continuar perdendo tempo com artilharia anti aérea na base do canhão!! Curta e médio alcance o EB deveria pensar em alguma coisa como Airon dome + CAMM.
Tomcat,
O acordo parece que foi uma troca comercial, ou seja, Rússia libera compra de carne e o Brasil compra o PAntsir.
Não vi nenhum parecer de algum oficial do Exército obre o sistema Pantsir. Mas o Exército também parece que nunca externou a preferência deste ou aquele sistema, ou mesmo manifestar as característica para um sistema de defesa AAe desejado.
Os defensores do Pantsir podem lembrar da questão de transferência de tecnologia. Este outro sistema citado por você já dispôs para algum comprador também transferência?
Esquece isto aí, já era……….a defesa aérea das olimpíadas vai ser com o que se tem e se conseguirem um negócio usado que estão tentando conseguir meio de grátis…..
Grande abraço
Considero o pantsir o melhor sistema aa do mundo. Devido poder disparar em movimento. Na guerra moderna ficar parado vira defundo. agora falta um sistema de longa distancia de preferencia s 300.
Não entendi, os elementos são partes do veículo ou uma estrutura(fabrica, cntro de manutenção) ???