Madrid, 22 de janeiro de 2018 – O Brasil encomendou mais uma aeronave Airbus C295 de busca e salvamento (SAR) que, eventualmente, elevará a 15 o número total de C295s em serviço pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Esse pedido constitui a reafirmação de uma opção inserida em um contrato anterior de 2014. A encomenda foi assinada no final do ano passado e, portanto, será incorporada à carteira de pedidos de 2017. As três aeronaves SAR servirão ao lado de 12 C295s configurados para transporte que já foram entregues.
O primeiro dos três aviões SAR foi entregue no ano passado e realizou um tour muito bem-sucedido de cinco semanas por quatro continentes antes de chegar ao Brasil. A aeronave demonstrou sua habilidade de patrulha marítima e recursos de busca e salvamento em uma ampla gama de ambientes, tendo registrado 100% de disponibilidade durante o tour.
O segundo FAB C295 SAR será entregue em 2019 e o terceiro em 2020.
Mais de 200 C295s já foram encomendados por 26 países. Na região da América Latina, mais de 100 aeronaves de transporte militar da Airbus estão em operação.
Cesar, o radar adequado era um radar SAR, e não radar busca marítima, que para buscas no solo serve exatamente para nada, mas aqui no Brasil o lobby se sobre põe a razão e a missão,, sem contar que ele continua com bugs a dar com pau e a turma de Getafe fazendo cara de paisagem como se não fosse com eles….
Pedido modesto para um país GiGANTE , cupa da crise ou falta de coragem dos militares?
Avião certo para a missão, com radar errado e cheio de panes, a maioria ainda não resolvidas. Lamentável, mas assim é o Brasil.
Poderia nos dar maiores detalhes do que seria o radar correto?
E eu aqui jurando que esse radar da elta era padrão para essa aeronave. Se eu não me engano o Canada também escolheu esse radar para os seus 12 persuader e o Chile também é usuário desse radar. De qualquer maneira o pessoal da elta vai ter que sambar muito nesse carnaval para resolver esse problema, afinal a aeronave é nova e esta ainda na garantia
Jr, esse radar tem melhor desempenho em buscas no mar, portanto, é adequadíssimo para o Persuader.
O ideal seríamos ter comprado um radar para a busca em terra (principalmente em área de mata), pois, para busca no mar, já temos os Orion.
bom
Boa notícia em tempos de vacas magras!
Serão 3 C-295 especializados em SAR, e mais tarde provavelmente a FAB terá o reforço de uns KC-390 para a mesma função.
Aquele avião C-105 que foi acidentado foi recuperado??