Brasil tende a adquirir um navio de assalto anfíbio francês da classe Foudre, o Siroco (L9012).
O Siroco (L9012) tem 168 m de comprimento e 23,5 m de largura. Desloca 12000t. Ele desenvolve velocidade de 20 nós. O seu alcance é de 20.300 km carregando 450 soldados com equipamentos e 4 helicópteros de transporte. O armamento é composto por dois reparos de mísseis antiaéreos Mistral, três canhões de 30 mm e quatro metralhadoras 12,7 mm.
Uma delegação especial da Marinha do Brasil já avaliou o meio francês. Oficiais o avaliaram em visita, realizada em Dezembro de 2014, no porto marítimo de Toulon. O navio poderia custar aos brasileiros aprox. €80milhões. O Siroco iria chegar ao Brasil na virada de 2015/2016.
Curiosamente, antes da aquisição o Chile estava interessado na sua aquisição (Chile quer comprar um outro navio francês, 2013/06/13), mas eventualmente desistiu desses planos. A Marinha do Chile adquiriu nos últimos anos outro navio francês desse tipo – o Foudre (L9011)
A Marinha do Brasil pretende ainda adquirir um total de dois navios anfíbios (Programa ambicioso da marinha brasileira, 2014/12/18). O Programa de Obtenção de Navios Anfíbios (PRONAnf) assume a aquisição de unidades com um deslocamento de 12500t, capaz de acomodar 490 soldados a bordo. De acordo com o Comando da Marinha brasileira, os navios franceses cumprem os requisitos técnicos necessários.
O Siroco será desativado em junho de 2015. A sua reforma e modernização ficará a cargo da DCNS. Após a aquisição pela Marinha do Brasil, o navio substituirá o Ceará (C30) (ex-USS Hermitage (LSD 34)) já com 59 anos.
FONTE: Altair.com
Bom navio. Será usado mesmo para treinamento, missões de paz e transporte de suprimentos. Nada de grandes desembarques. Nenhuma marinha precisa de tanta capacidade anfíbia. Se o local necessitasse de tanta tropa assim desembarcando ao mesmo tempo, era mais fácil bombardear tudo e depois entrar.
se confirmado , quando o siroco chega ao brasil ?
Ele ira dar baixa na marinha francesa em junho ou julho desse ano se não me engano, portanto chegaria no final desse ano ou no inicio de 2016 dependendo do tipo de manutenção que fosse feito nele na DCNS. Acabei de ler no meret marine que a França ofereceu ele formalmente para marinha portuguesa no final do mês passado, portanto se a marinha brasileira estiver conversando com a marinha francesa sobre o Siroco o contrato de compra deve esta longe de ser finalizado.
Se o “caixa” do país está ruim, o Brasil pode manter-se como está então, economizaria e sobreviveria., Porém a respeito da marinha, Se eles fechassem uma compra TUPIs que o exercito está avaliando, e mais o Siroco , quem sabe 1 unidade de rovercraft, talvez não fizesse tanto mal assim né…
Isso me fez lembrar que em 2011 o Reino Unido ofereceu a MB um navio de apoio o RFA Fort
George. Teria sido uma boa compra de oportunidade.
Características gerais
Deslocamento: 32.300 toneladas (32.818 t) a plena carga
Comprimento: 203, 9 m
Boca: 30,3 m
Calado: 9,7 m
Lembro na época de ter lido comentários negativos
sobre o estado material do Fort George e não lembro
de nenhuma proposta feita ao Brasil diria que boatos
surgiram como sempre surgem.
Parece que este navio é melhor do que o Foudre! Ele permitiu que a França desse o salto operacional da Classe Mistral. São uma bela plataforma levar o EC725 -Exocet até o PA São Paulo voltar ao serviço ativo.
Clanfs não … desculpem…LLC´s ou similares….
Espero que fechem logo….é um navio que pode exercer controle de área de baixa intensidade e cumprir muitas outras funções. Estava torcendo por isto. Não é uma galinha morta, mas acho um preço bom. E os clanfs….vem junto será? Vamos adquirir algo?
Algumas duvidas, ao adiquirir ja estará incluso nos 80mi a reforma ? ele poderia operar como um porta-helicoptero para a MB? ele ja vira com aquelas pequenas embarcações internas de transporte? e virá com algum Heli no pacote ou somente o navio sem nada, e quais o tipo de armamento do mesmo ???
Sinto informar. Não tem dinheiro esse ano.
Pois é Eduardo, vamos esperar o orçamento ser votado e vermos de quanto vai ser o corte. Será que o ministério da fazenda vai liberar o dinheiro? Se já tá complicado cumprir com os contratos já assinados, imagina os que não estão. Sinceramente, já que o pessoal da marinha que o avaliou deu o ok, espero que ele venha, lógico que seria mais fácil se estivéssemos sozinhos no interesse pelo mesmo, mas como já visto por aqui Portugal também já demonstrou interesse
Jr, infelizmente não deve vir. A marinha terá que desativar navios. Este será o ano de tentar sobreviver para as 3 forças.
Tomara que ele não fique a maior parte do tempo no no estaleiro em uma reforma interminável como o Nae São Paulo…
Guilherme e Felipe;
…É como já tinha dito, oportunidades iguais a dos 3 NaPaOc ingleses, não surgem sempre.
O Siroco é um bom navio para a MB, más nem de longe é equivalente aos Classe Mistral.
O Siroco tem um deslocamento com carga plena de 11.800 mil toneladas, o Mistral de 21.300 t com carga plena.
O hangar do Siroco carrega 4 helicópteros, já o Mistral pode ser considerado um porta-helicópteros, o seu hangar com 1.800 metros quadrados pode armazenar 16 helicópteros pesados ou 35 leves e inclui uma área de manutenção de helicópteros com uma grua em forma de ponte móvel.
Por isto, se o preço que citastes, de *500 milhões de euros por um navio da Classe Mistral (NOVO) estiver correto, só comprova que os 80 milhões de euros pedidos pelo Siroco usado e de capacidades bem inferiores ao Mistral, não é nenhuma “pechincha”. Está bem pago…
Más enfim, só a MB pode avaliar corretamente o custo/benefício vs suas necessidades e tomar a decisão.
*(Acredito que este preço seja válido somente para a “Marine Nationale”)…
Mais um velho-novo navio em nossa marinha, que substituirá outro velho-novo!
Por mais importante que seja essa aquisição do ponto de vista operacional e doutrinário (adestramento e prontidão dos fuzileiros) é uma pena que tenhamos só opções dessa natureza: oportuna!
Se assim for, que seja de grande valia ao Brasil.
Pousa heli médio nele?
Sim.
Interessante notar que a marinha tem um corpo de fuzileiros relativamente grande e bem preparado, mas não tem capacidade de transporta-lo. Então na pratica, caso o Brasil entre em guerra, o CFN atuará como uma divisão do Exercito Brasileiro.
Alias, com exceção dos americanos, creio que nenhum pais tem uma frota anfibia capaz de fazer um ataque/desembarque no estilo Normandia.
O maximo que pode ser feito é usar navios de passageiros para transportar as tropas até proximo a zona de desembarque, como os ingleses fizeram nas Malvinas com o Canberra. Mas tambem é preciso notar que não existem grandes navios de passageiros com bandeira brasileira.
Aêêêêêêêêêêê!!!!!!!!!! Eu tô torcendo por esta comprar, desde o começo!! Queira Deus que o Alto Comando escute o OK dos avaliadores e consiga encaixar no orçamento, porquê vai ser uma ótima aquisição.
Forte abraço a todos
A MB não tem condição de realizar nenhuma OpAnf com oposição. Desta forma, a melhor forma de transportar tropas e veículos(DBQ administrativo) é através de mercantes .
O ”SIROCO” vem pra ocupar uma lacuna q existe na MB .. algo emergencial …. ele n é a solução pro ”PRONaf” …
Nesses 80 milhões de euros já inclui a reforma ou a MB tem pagar por fora parece que a Mb abriu os olhos agora o navio vai passar por uma reforma primeiro é o que deveria ter feito com o A12 quando da sua compra. Trouxeram o navio com imensos problemas e foram empurrando os mesmos com a barriga até não deu mais.
Está como se tivesse concluído o negócio, como foi dito, melhor esperar anúncio oficial.
Comentando nesta página … diria que a marinha acertou em investir na construção do torpedo com uma empresa ao que parece alemã , essa mesma empresa tem tecnologia anti – torpedo … melhor fazer um pacote completo, como está nessa matéria o Siroco tem míssil anti aéreo, falta defesa anti – torpedo.
Ja e um consideravel incremento nas capacidades de guerra anfibia da MB.
80 milhões de euros, ao cambio de hoje, o Siroco custaria 248 milhões de reais, para um navio usado com seus 18 de idade, desde o lançamento. Não é uma pechincha…
Compra de oportunidade foi a dos 3 classe amazonas “zero milha”, por 380 milhões de reais….
Más oportunidades como a dos 3 NaPaOc ingleses não surgem sempre e um navio desta classe do Siroco é fundamental para a MB manter suas capacidades (com ganhos), então: A bola está com a Marinha…
Penso que se os custos da tal manutenção estiverem totalmente incluídos não é um valor tão alto assim, principalmente pelo porte desse navio. Mas sou leigo e não faço ideia o quanto custa um navio desse porte zero. Acredito ser, 5 ou 6x esse valor. Estou equivocado?
Oi Fred,
Mas no caso das “Amazonas”, o estaleiro vendeu a este preço para não ter prejuízo, pois o comprador, cancelou a aquisição, e os navios iriam ficar parados em um canto qualquer. A MB foi rápida ao perceber a situação, e foi logo tratando de adquiri-las. Já no caso da Siroco, € 80mi, não está exatamente tão caro assim. Veja que os Mistral tem um valor aproximado de € 500mi.
Bela compra de oportunidade … o navio tem somente 17 anos de uso … se considerar a idade media dos meios de superfície da MB e um semi novo de respeito … e como a MB estava precisando de um meio desse tipo …
Padilha, é uma boa decisão mesmo ? visto que é um navio da década de 90.
Positivo. Uma boa opção é por um preço bom.
Mas a notícia ainda precisa ser confirmada pela MB. O site informa que os técnicos deram o Ok, mas ainda tem muito o que se negociar.
O Ceará é o G 30, e ele vai substituir o Rio de Janeiro.
Exato. O Ceará acabou de retornar do PMG e vai operar por uns 5 a 8 anos ainda.