O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse nesse sábado que nos próximos dias apresentará ao Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, uma demanda contra o Chile para buscar a restituição da saída do país ao mar.
Morales fez o anúncio em um discurso em comemoração ao dia do Mar, lembrando a invasão do território costeiro boliviano pelo Chile em 1879.
“Decidi que nos próximos dias uma comissão viajará a Haia e apresentará a demanda para recuperar a saída para o mar com soberania”, disse.
“Ao decidir não ouvir as reclamações do povo boliviano, o Chile lhe nega a paz, a solidariedade e a irmandade, nega a integração latino-americana e destrói o anseio dos povos de viver em paz e harmonia compartilhando benefícios mútuos”, afirmou o presidente.
A Bolívia, juntamente com o Peru, foi à guerra contra o Chile no final do século 19, depois que soldados chilenos ocuparam o território costeiro boliviano.
A guerra do Pacífico custou à Bolívia 400 km de costa e 120 mil quilômetros quadrados de superfície.
Fonte: BBC
Esta questão deveria estar à espera da mediação do Itamaraty, pois exige competência e experiência em tal disputa. Já houve dezenas de casos resolvidos e intermediados por negociadores brasileiros, sejam diplomáticos, sejam militares.
Agora, que o Chile está “pagando um mico” enorme, está, pois, mesmo vendendo caro teria alí uma chance de se matricular numa vantajosa troca, seja do iridio, seja o sal, e mesmo a construção conjunta de um porto consorciado. Ou seja, a miopia chilena já virou catarata. Não haveria alguma alma boa do Itamaraty a lhe fazer uma “cirurgia” e mostrar a enorme perda da oportunidade?
Qual motivação levou o Chile à ocupar a costa boliviana???… E o Peru “entrou aonde” nesta história???… Ambos os países perdedores – Bolívia e Peru – tomaram quais providências neste período de mais de um século???… Ficaram só reclamando???… À época, Argentina e/ou Brasil “meteram alguma colher” nesta briga de “cumpadi”…! O negócio é complicado, heim!
No mapa acima, se o Chile ceder sequer uma letra já estará servindo como prova de que o mundo esta a beira de um abismo e loucura total.
O caso do Peru é um. O da Bolívia é outro.
Já se armaram até os dentes para se contrapor a ações como estas movidas por ambos, Peru e Bolívia. Duvido que para a Bolívia haja algo no sentido de ceder terras, até porque ao contrário do Peru, a Bolívia se move a passos de tartaruga.
Se o Chile se armou no campo militar para uma possível ação contra o Peru, o Peru por sua vez se armou juridicamente e judicialmente de forma muito mais eficaz do que o Chile. Esta ai a prova, Peru 1 x Chile 0.
No caso da Bolívia ao menor no período de Curto e Médio prazo: Chile 1000 x Bolívia – 10000000