A empresa de Seattle e o grupo sul-africano Paramount concluíram um acordo de cooperação no desenvolvimento do avião de reconhecimento e ataque leve AHRLAC.
O Advanced High-Performance Reconnaissance Light Aircraft foi revelado no verão de 2014. De acordo com os requisitos do produtor, ele foi desenvolvido para executar as tarefas de treinamento, reconhecimento e observação, garantia da ordem pública, reconhecimento eletrônico, orientação, ataque leve em alvos terrestres, bem como contra-insurgência (COIN). Outras missões podem ser a patrulha de fronteiras terrestres e marítimas e zonas econômicas, o combate ao contrabando e à ajuda humanitária em caso de desastres naturais.
Como disse o chefe da Paramount, Ivor Ichikowitz, o AHRLAC ainda está sendo desenvolvido como um avião de reconhecimento barato, mas alguns clientes estão exigindo versões equipadas com dispositivos mais sofisticados e com capacidades maiores. Por esta razão os Afrikaners decidiram concluir um acordo com a Boeing, que também apoiará os esforços de marketing em todo o mundo.
Pelo acordo, a Boeing desenvolverá para o AHRLAC equipamento mais complexo, permitindo executar tarefas e missões de reconhecimento, vigilância e de ataque. A aeronave nesta versão será promovida sob o nome de Mwari.
A aeronave estará disponível ao mercado dentro de 14-15 meses. De acordo com Ichikowitz, há forte interesse na sua aquisição expressa por clientes do Oriente Médio. De acordo com informações não confirmadas o AHRLAC já foi vendido para pelo menos um comprador, mas Ichikowitz diz que é muito cedo para revelar detalhes.
O programa de testes de voo AHRLAC está quase concluído. O primeiro avião de série será utilizado para testes de equipamentos. Inicialmente, serão produzidas 10 aeronaves por ano. Em seguida, é esperado que a taxa de produção suba para 20-25 AHRLAC ano.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair
Uma aeronave interessante para este promissor mercado, esta parceria com a Boeing dá ao modelo um acesso aos mais variados tipos de sistemas criando assim um vetor polivalente e capaz de executar as missões mencionadas com maior eficácia.
Temos no nosso Super Tucano a maior aposta deste seguimento no qual lidera em vendas e usuários, mas sem ufanismos aparentemente a aeronave da Paramount se coloca em uma categoria bem próxima obviamente com grandes diferenças como pelo que pesquisei a mesma potencialmente poderá ter como armamento orgânico um canhão de 20mm.
O mercado de aeronaves COIN vem aumentando consideravelmente ao longo das últimas duas décadas, temos uma grande variedade de modelos para serem substituídos então encaro de forma natural que um número maior de fabricantes tenham o interesse em desenvolver e produzir novos vetores e para isso se tornar mais rentável as parcerias são fundamentais.
A Paramount vem com o seu AHRLAC para entrar na disputa, espaço para a aeronave tem mas o mais importante é que os seus concorrentes e ai digo até a Embraer pode rever alguns conceitos para melhorar mais ainda seus produtos, mas lembrando que muita água vai rolar.