A Boeing terminou a atualização do primeiro de quatro aeronaves Airborne Warning and Control System (AWACS) para a Armée de l’Air .
“A Mid-Life Upgrade – o maior conjunto de alterações para os aviões AWACS da França – proporcionará a tripulação mais informações e melhor consciência situacional, aumentando a eficácia da missão e sua eficiência”, disse a Boeing em um comunicado.
O upgrade para as outras 3 aeronaves AWACS, tem a conclusão prevista para o terceiro trimestre de 2016. A Boeing é o contratante principal, e está fornecendo o hardware, software e suporte de engenharia. Air France Industries KLM Engenharia e Manutenção estão modificando os sistemas elétricos, mecânicos e estruturais e o hardware de missão da aeronave.
“O programa de atualização Mid-Life francês é um modelo para melhorar a inteligência e capacidade de vigilância dentro das forças armadas”, disse o presidente da Boeing France Yves Galland.
“Este programa também demonstra o compromisso duradouro da Boeing em fornecer a Força Aérea Francesa uma capacidade superior no controle do espaço aéreo.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: C4ISR
Que belíssima aeronave, gostaria que a FAB dispusesse desse equipamento com cobertura radar de até 400 km, pelo tamanho de nosso território precisamos de algo assim.
A maior vantagem que o AWACS fornece ao esquadrão é que eles podem ficar mais tempo com o radar desligado sem denunciar sua posição utilizando apenas dados do radar do AWACS transmitidos por data link criptografado e assim atacar com mísseis BVR de surpresa antes que o inimigo detecte o esquadrão. Alguns desses juntamente a nova frota de Gripens E/F fariam da FAB um oponente extremamente difícil.
Pelo contrário: vencemos deles na configuração atual na Cruzex 2008, jameando seus radares, mantendo os F5M invisíveis, possibilitando que nossos caças abatessem 2 Mirage 2000N da Armée de Air!
Ah Ah Ah, que piada, um AWACS no ar não tem pra ninguém em termos de alcance, cobertura e tempo no ar. É um avião supremo nos ares, só pelo fato de ter o radar rotativo, possibilitando cobertura de 360º e “olhar para baixo”, não dá nem para comparar com os nossos, me desculpe, mas um Boeing AWACS E-3Sentry está anos-luz à frente, tanto que os russos copiaram o sistema inteiro.
Qual é o alcance desse AEW? Perdemos muito para eles com o Ereye?