Por Valerie Insinna
WASHINGTON – O mais novo avião tanque da Força Aérea dos EUA, o KC-46A, passou nos testes eletromagnéticos, colocando a Boeing a um passo de entregar a primeira aeronave, informou a empresa na última quinta-feira.
Os testes que ocorreram na Estação Aérea Naval de Patuxent River, Maryland, e na Base Aérea de Edwards, Califórnia, avaliou se a aeronave poderia operar com segurança quando confrontada pelos campos electromagnéticos gerados por equipamentos como radares.
“O KC-46A é protegido por várias tecnologias de proteção e blindagem, projetadas para negar quaisquer efeitos sobre a aeronave”, disse Mike Gibbons, vice-presidente e gerente do programa Boeing KC-46. “Este esforço bem sucedido elimina um dos principais riscos sobre o programa.”
Durante os testes em Patuxent River, o segundo aparelho de produção foi submetido a impulsos electromagnéticos a partir de uma bobina grande. A Boeing também realizou testes ao ar livre que simularam os efeitos da atividade eletromagnética no avião enquanto ele estava em vôo.
O porta-voz da Boeing, Charles Ramey confirmou que ambas as aeronaves com pods de reabastecimento aéreo nas asas, tinham completado os testes eletromagnéticos.
Em um relatório divulgado em março, o Government Accountability Office vinculava os testes a dois fatores de risco que poderiam atrapalhar a Boeing em cumprir suas metas de entrega, incluindo entregando o primeiro KC-46A para a Força Aérea dos Estados Unidos este ano, 18 aeronaves e nove pods de reabastecimento no prazo (outubro 2018).
O relatório afirma que os testes eletromagnéticos foram marcados para maio de 2017, mas enfrentaram o risco de serem adiados, o que poderia afetar ainda mais o ritmo de entregas de aeronaves. A Força Aérea dos Estados Unidos não estava imediatamente disponível para comentar se o cronograma foi ajustado para acomodar o teste eletromagnético tardiamente ou se os eventos constituíram um atraso.
Ramey afirmou que o calendário dos testes eletromagnéticos não iria atrasar outros marcos importantes e que a empresa ainda pretende entregar o primeiro KC-46A este ano.
Em junho, a Força Aérea dos Estados Unidos indicou que acreditava que a entrega não irá ocorrer até o final da primavera 2018.
Futuras certificações de aeronavegabilidade da aeronave, devem ser realizados pela Federal Aviation Administration, agência reguladora aeroespacial do governo e o restante do seu programa de testes de voo, como um dos principais fatores que retardam o progresso do programa, mas acrescentou que, “uma vez que a Boeing receba o restantes das aprovações da FAA, nós esperamos que o teste possa continuar em um ritmo mais rápido.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:Defense News