A Boeing receberá um contrato de US$ 4,2 bilhões da NASA para construir e voar a nova nave espacial de passageiros dos Estados Unidos, o CST-100.
O Boeing’s Crew Space Transportation (CST)-100 está sendo desenvolvido como parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA, que pretende retomar os voos com sede nos EUA para o espaço em 2017.
A CST-100 vai transportar até sete passageiros ou uma mistura de tripulação e carga para a Estação Espacial Internacional (ISS) e outros destinos da órbita baixa da Terra.
“A Boeing tem sido parte integrante de todo programa de voos espaciais tripulados norte-americano, e estamos honrados que a NASA escolheu-nos para continuar esse legado”, disse John Elbon, vice-presidente da Boeing e gerente geral de Exploração Espacial.
“A CST-100 oferece a NASA, a melhor relação custo-benefício, uma solução eficaz, segura e inovadora de acesso a órbita baixa da Terra.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: BOEING
A Soyuz usa retrofoguetes, mas apenas para o amortecimento do impacto com o solo, descendo de paraquedas após a reentrada.
A Dragon V2 promete não usar paraquedas e após a reentrada será desacelerada e controlada via retrofoguetes, pousando sobre trens de pouso.
Já o CST-100 da Boeing usará paraquedas e terá seu pouso amortecido por air-bags.
É isso mesmo Fabão.
Devo confessar que torço pro Dragon V2. Será interessante ver uma nave pousando na vertical usando retrofoguetes.
A notícia está meio incompleta. A Nasa escolheu duas empresas diferentes, cada uma com sua respectiva nave, para a mesma tarefa de transporte de pessoas. A Boeing com a CST-100 e a SpaceX com a Dragon V2.
http://www.space.com/27169-nasa-picks-spacex-boeing-spaceships.html
a exploração espacial tripulada andou pra trás desde os anos 70. Depois de várias viagens a Lua, a humanidade está presa em orbita baixa a muito tempo. E parece que vai continuar assim ainda bastante tempo.