Irkut assinou um contrato com o Ministério bielorrusso da Defesa (MoD) para a produção e entrega de 130 aeronaves de treinamento avançado a jato, Yakovlev Yak-130 .
Cobrindo a entrega de quatro aeronaves, o contrato faz parte do acordo sobre o desenvolvimento da cooperação técnico-militar assinado entre a Rússia ea República da Bielorrússia, em dezembro de 2009.
A Bielorrússia é a primeira da Comunidade de Estados Independentes (CEI) que adquire o Yak-130.
Desenvolvido por Yakovlev Design Bureau, o Yak-130 é um avançado jato treinador subsônico de dois lugares, projetado para treinar pilotos a voar aviões de combate avançados de quarta e quinta geração, incluindo o Sukhoi T-50.
Capaz de transportar uma carga útil de combate máximo de 3ton, a aeronave também pode ser configurada para realizar missões de ataque leve e reconhecimento em velocidades subsônicas de 600 mph, em todas as condições meteorológicas.
A aeronave é equipada com avançada aviônica digital, glass cockpit totalmente digital, canal digital quadruplex, sistema fly-by-wire (FBWS) e FBW com características de instrução controlados e de manipulação/simulação variáveis incorporado.
Os componentes adicionais incluem head-up-display (HUD), helmet-mounted-sighting-system (HMSS), com um receptor GPS / GLONASS , bem como, um conjunto de treinamento simulado de combate reais ar-ar e ar- a superfície de mísseis, bombas, armas e on-board de auto-proteção de sistemas.
A aeronave entrou em serviço inicialmente com a Força Aérea da Rússia, em julho de 2009, e também foi encomendado pelas forças aéreas da Argélia, Líbia, Síria e Vietnã.
Entregas no âmbito do contrato estão previstas para terminar em 2015.
A Força Aérea bielorussa também opera outras aeronaves de fabricação russa, incluindo caças MiG-29, bombardeiros Su-25, bem como o Mil Mi-8 e Mi-24 helicópteros de ataque.
FONTE: airforce-technology
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval