Por Victor Barreira
O Exército dos EUA (TACOM LCMC), concedeu à BAE Systems Plattforms & Services um contrato de USD 54.6 milhões para modernizar 236 M113B do Exército Brasileiro para o padrão M113A2 Mk1 (designado M113BR no Brasil).
O trabalho será realizado no Brasil com a assistência de operações da empresa na Califórnia, Kansas e Minnesota, e está previsto para começar ainda este ano e concluído em 2018, disse a IHS Jane’s um porta-voz da BAE Systems em 28 de julho.
Este contrato foi assinado na sequência de acordo entre o Exército Brasileiro e do Departamento de Defesa dos Estados Unidos em dezembro de 2014, pelo Foreign Militar (FMS).
A Agência de Cooperação de Defesa dos EUA de Segurança (DSCA) anunciou em Junho de 2014, a possível venda para o Brasil de 434 kits M113A2 Mk1 para atualização e equipamentos associados através do FMS, à um custo estimado de USD 131 milhões.
FONTE: IHS Jane’s
Não concordo,pelo motivo de a nova família de blindados guarani irá fazer tudo que estes bagulhos fazem,só a blindagem dos guaranis é bem superior e ainda por cima melhor que o M113BR.
Fim de papo.
Um veículo sobre rodas não poderia acompanhar os Leopards em qualquer tipo de terreno, por isso é necessário um transporte de tropas sobre lagartas como o Marder ou o Bradley.
Se é para modernizar que pelo menos fizessem algo como esse feito pela Sabiex: http://www.sabiex.com/files/cms/leaflet.pdf
pelo preço .. ta bom …. mesmo hj em dia … mesmo com essa modernização (parcial) … o M-113 ainda tem o seu ”valor” militar
Disperdiçio e incopetençia já havia dito,antes aqui estes retrofits reformas nestes M113BR dinheiro mal investido,agora esta grana seria muito bem vinda em situação de crise que a fabrica dos guranis em itajuba MG se encontra parada produção.
brazuca,
O Brasil precisa dos dois, tanto do M-113 quanto dos Guaranis. E ambos cumprem funções distintas…
Os M-113, em que pese a idade, ainda são úteis e continuarão em uso ainda durante muitos anos em todos os exércitos ocidentais mais importantes.
Só por curiosidade, não séria melhor investir esse dinheiro na linha de montagem do Guarani, certo que ele não é uma maravilha mais pelo menos é novo e fábricado aqui, os M113 estão muitos gastos e o guarani não exerce a mesma função ?
Há alguma matéria que descreva sobre as evoluções dessa modernização? Ou os amigos podem me dizer o que haverá de novo?
Pesquise na internet sobre o padrão M113 A2 MK1, pois não foram apresentadas as diferenças. OK?
Remendo novo para pano velho , acho um desperdício gastar tanto com algo obsoleto e usado até o osso!
Essa reforma dos M113 fosse do mesmo nível dos fuzileiros navais até que valeria a pena mais essa atualização que o EB está fazendo com os seus é somente para empurrar com a barriga esses M113 mais uns 10 anos.
Nossa que patuscada, poderíamos modernizá-los aqui mesmo com tecnologia nacional !
Sim, pelo preço três vezes maior que um novo para ficar pior que o atual.
Será Ze Abelardo, veja as M-113 dos fuzileiros… Veja as M-113 modernizadas em Curitiba.
Essa modernização esta sendo feita com um acordo com o governo americano.Este éomotivode ser feitoemsoloamericano.
Prezados, boa tarde.
Apenas uma dúvida: não havia uma empresa do Sul do País que tinha expertise para esse trabalho?
Boa noite FRL
As reformas vinham sendo feitas no Parque de Manutenção 5 do Exército Brasileiro, em Curitiba em parceria com a BAE Systems… reforma completa, aproveitavam só o casco e as escotilhas e substitui o motor, transmissão e sistema de refrigeração e acabamentos internos.
Se não me engano haviam sido contratadas a reforma de 150 viaturas para o padrão M-113BR, vejo que esse número agora aumentou…
Isso ai faz parte ainda daquele primeiro contrato assinado ou é uma extensão daquele contrato
O trabalho será realizado em Minneapolis e Hopkins, Minnesota; Santa Clara, Califórnia; e Emporia, Kansas, com data de conclusão estimada em 31 de dezembro de 2018.