Operadores de guindaste do Newport News Shipbuilding baixaram a parte final da quilha do porta-aviões USS Gerald R. Ford na manhã da última quinta-feira, um marco da construção para o estaleiro. Centenas de funcionários do estaleiro ficaram ao lado da doca seca 12, olhando como as 680 toneladas e 60 metros de altura foram colocadas lentamente sobre os blocos de carvalho, completando o estrutura inferior maciça do navio.
“Começamos esta unidade perto de um ano atrás, sabendo que tinhamos que colocá-la na doca seca hoje “, disse Geoff Hummel, diretor de construção no estaleiro, que é propriedade da Huntington Ingalls Industries. “Tem cerca de 45.000 ou 50.000 homens horas de trabalho colocados nele até agora”, disse Hummel.
Big Blue é o maior dos 600 guindastes do estaleiro. O guindaste de pórtico, o maior no hemisfério ocidental, foi parte dos $ 270 milhões de atualização para a construção dos Porta Aviões da classe Ford. O guindaste gigante, que poderia levantar até 900 toneladas, agora pode lidar com 1.050 toneladas.
Segundo as últimas estimativas da US Navy o custo final do USS Gerald R. Ford deverá ultrapassar em 884 milhões dólares acima do seu contrato de US$ 5,2 bilhões. O estaleiro disse que o novo valor é resultado de novos elementos de design, que acrescentou maior capacidades ao porta aviões, o primeiro em sua classe. Na concepção do navio,foi adicionadao uma área ao convôo, o que proporcionará a diminuição do número necessário de marinheiros. A Marinha estima que a redução de efetivos vai economizar US $ 5 bilhões ao longo da vida de 50 anos do porta aviões.
FONTE: Newport News