O comandante da Força Aérea Russa, o coronel-general Viktor Bondarev, disse neste domingo, durante participação no show aéreo Aviadarts 2015, que o helicóptero de ataque russo Ka-52 Alligator pode ser considerado o melhor do mundo em sua categoria.
“Acho que está claro que este é o helicóptero mais fantástico do mundo”, declarou o militar ao observar diversas manobras no céu da cidade de Voronezh, no sudoeste da Rússia.
Antes de Bondarev, no entanto, afirmações semelhantes sobre o veículo russo já haviam sido feitas por outras autoridades, incluindo o vice-premier Dmitry Rogozin, que o descreveu como um verdadeiro tanque voador após um passeio a bordo do Ka-52 no final de março. Segundo ele, esse helicóptero é facilmente controlável e dispõe de sistemas automatizados extremamente avançados.
Produzido pela empresa Kamov, o Ka-52 é especializado na destruição de outros helicópteros, tropas inimigas e veículos terrestres blindados, incluindo tanques, na linha de frente ou em reserva tática, sendo ideal tanto para operações de reconhecimento como de combate.
De acordo com os especialistas, essa aeronave pode trabalhar ininterruptamente e em qualquer condição meteorológica, oferecendo cobertura para o desembarque de tropas, patrulhando ou fazendo escolta de comboios militares, entre outras coisas.
Sendo uma versão atualizada do Ka-50, o Ka-52 é equipado com um canhão automático de 30 milímetros, mísseis antitanque guiados por laser, mísseis ar-ar de curto alcance e outros tipos de armas. Ele pode viajar a uma velocidade superior a 290 km/h e opera normalmente até a altitude de 5 mil metros.
FONTE:Sputniknews
Gosto muito dos KA-52, essa tecnologia dos rotores dele é muito interessante, mas continuo achando que o Apache é o melhor.
Que venha para o Brasil…
Além de manobrável e bem equipado esta máquina possui sistema de ejeção para os pilotos, algo muito incomum em helicópteros que acredito contar muito positivamente . Creio que em um embate contra o Apache,o Ka sendo alvejado ainda daria esta segurança aos pilotos na queda, mas no caso do Apache seria babau .
Acho que em um embate o ka leva boa vantagem pela performance, melhores mísseis ar-ar e canhão mais potente, mas essa é uma função secundária.
Agora, no combate a alvos no solo, para destruir tanques, escondido atrás de árvores, ou pequenas forças mais difíceis de encontrar confio mais nos sensores do apache e no hellfire.
Um coisa coisa que o ka não pode fazer, por exemplo, é se esconder no relevo deixando apenas o radar de fora.
Deagol,
O radar do Apache Longbow só precisa de alguns poucos segundos para varrer a área com seu radar. Depois ele pode voltar a se ocultar e dispara seus mísseis fire-and-forget/lock on after launch de uma posição protegida, atacando até 16 alvos em pouco segundos. Os mísseis são direcionados aos alvos que foram detectados pelo radar e memorizados pelo sistema de combate do helicóptero.
O Apache Longbow é tão bom que até o Carlo Kopp não teve o que falar mal dele. rsrsrssss
Não sabia, Bosco.
Achei que para alvos mais distantes o hellfire precisava de atualizações durante o voo.
Sds.
Em situações onde a performance não é muio importante o Ka teria o ponto fraco de possuir a transmissão muito maior, mais exposta e mais fácil de acertar.
Em um ambiente europeu apareceriam tantos outros helicópteros e aeronaves pelo caminho que um helicóptero com capacidade maior de combate aéreo, como o Ka-52 (armado com mísseis ar-ar), poderia trazer algumas boas vantagens.
Temos que imaginar como os russos pensavam quando projetaram essa aeronave.
O que eles queriam conseguir?
O helicóptero de escolta da USA é o OH-58D, armado com Stingers.
O AH-64, apesar de ser capaz de levar até 4 Stingers, não faz isso de forma usual.
Se um AH-64 encontrar pela frente um outro helicóptero de ataque, não estando com os Stingers, teria que usar o canhão ou o Hellfire, que tem uma capacidade ar-ar limitada (geralmente contra um heli pairado ou em baixa velocidade).
Já os Marines usualmente armam seus AH-1 com dois Sidewinders.
Vale salientar que apesar de não ter assentos ejetáveis, o AH-64 tem como doutrina para sobreviver:
1º: não ser detectado;
2º: se detectado, não ser atingido;
3º: se atingido, continuar voando (graças a blindagem e sistemas redundantes);
4º: se cair, permitir que a tripulação sobreviva (graças ao trem de aterrissagem e aos assentos capazes de absorver impacto).
Na altitude que os helicópteros de ataque geralmente operam é possível absorver o impacto de modo a permitir a sobrevivência da tripulação. Por isso é pouco usual a adoção de assentos ejetáveis em helicópteros.
Amigos,
No que diz respeito a sensores e armas, não há realmente muita diferença entre os helicópteros de ataque hoje… Todas essas máquinas, em suas variantes completas, são capazes de operar em climas diversos, de dia e noite.
Se há alguma diferença prática, essa poderia estar relacionada a capacidade de sobrevivência da aeronave ou segurança para a sua tripulação ( o que poderia estar associado a uma estrutura melhor adaptada a impactos, ou concepção stealth ). Contudo, considerando o meio e as táticas usuais, essas aeronaves sempre operarão a uma distância razoavelmente segura ( sempre a alguns quilômetros de seus alvos ), de modo a nunca se expor veementemente a sistemas V-SHORAD. E raras vezes irão operar em espaço aéreo contestado, e dificilmente estarão sós…
Apenas acredito que uma aeronave desse tipo deve ter as assinaturas visual, eletrônica e térmica reduzidas. Nesse sentido, creio que experiências como o Tiger e o Mangusta são mais interessantes…
Não vou desmerecer o helicóptero russo. Realmente o KA-52 é potente, é rápido e bem manobrável, mas não é páreo para o Apache.
Nao importa se é o melhor do mundo o que importa, em uma batalha, é um boa estratégia para cumprir as suas missões.
acho que esse heli como se fosse o f-4 nos anos 60 diziam que era o melhor mas na hora faltava um canhão.
Esse é um unico problema desse heli
Mas ele tem canhão ! vc leu o post pelo menos?
qual problema?
Já foi um dia …
Esse é o segundo melhor… o Primeiro continua sendo o Apache.
Com certeza um ótimo aparelho, mas o Apache realmente está num nível a parte dos outros. O que mata no Apache é o custo, se bem que esse aí de cima não é nada barato também.
Com certeza um belo helicóptero. Mas acho que para o Brasil um Mi 28 basta. Esse é o problema, vão querer o apache, ka 52 ou tiger com total e não vai sair nada nos próximos 20 anos.
Felipe,
Durante as avaliações foram voados o Viper, Tiger e T129, o Ka-52 apenas no simulador. O Apache não faz parte das aeronaves avaliadas.
Abs
Guilherme, boa noite.
Meu comentário foi no sentido de que, vão mirar no que há de melhor, sem considerar a situação atual e dos próximos anos do Brasil, não resultando em nada.
Li, aqui no DAN inclusive, quais foram os helicópteros avaliados.
Mas havia lido, não lembro se aqui, que o Mi 28 também estava nessa lista. Está fora então?
As “autoridades” RUSSAS que falaram isso. Queriam que dissessem oque? Que é um trambolho? Deve ser um bom heli de ataque, mas daí a levar ao pé da letra o que as “toridade” russas dizem vai uma bela distância. Mas ai você vê o nome da fonte e entende tudo. Sputniknews. rsrs
Pura propaganda , deve ser bom , mas se for ver , do jeito que os caras falam , o heli vai até jupiter , volta e ainda tem metade de combustivel!!!
Também acredito que realmente é um dos melhores e se formos olhar a relação custo-beneficio é o melhor.
Quanto custa?
o ka-52, com certeza é uma bela aeronave..
Afinal ele está participando ou não da concorrência do EB
Não existe nenhuma concorrência no EB para helicópteros de ataque.
O que existe são estudos sobre as aeronaves existentes no mercado. O EB não abriu nenhuma concorrência.
Se você leu isso em outro local, saiba que é desinformação.
O EB voou alguns helicópteros de ataque e em simuladores também, mas repito, não existe nenhuma concorrência em andamento.
APARENTEMENTE, o EB pediu um RFI para helicopteros de ataque a mil e kamov na Russia , alem de outras empresas estrangeiras , ainda não se firma como uma concorrencia , são apenas estudos , ao que parece , o pessoal do EB não encontrou estes aligators disponiveis para “testa-los”.
Realmente maravilhoso.
É exatamente isso que precisamos no EB e no CFN.
Por que ?