Arábia Saudita está implantando aviões de guerra na base turca de Incirlik para lutar contra o Daesh, disse o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu.
O ministro fez estas declarações depois de participar da Conferência de Segurança de Munique. De acordo com os jornais turcos Yeni Safak e Haberturk, as autoridades sauditas já fizeram um reconhecimento da base.
A implantação é parte do esforço liderado pelos EUA para derrotar o grupo terrorista Daesh, acrescentou. Incirlik é um centro-chave para operações da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Daesh.
O ministro das Relações Exteriores também disse que a Turquia e a Arábia Saudita poderia lançar uma operação terrestre contra os terroristas na Síria.
“Se houver uma estratégia (contra o Daesh), em seguida, a Turquia e a Arábia Saudita poderão entrar em uma operação terrestre”, disse Cavusoglu.
Em 4 de fevereiro o conselheiro do Ministério da Defesa Saudita, Ahmed Asser, disse que a Arábia Saudita expressou a sua vontade de enviar tropas à Síria com a condição de a missão ser coordenada com a coalizão liderada pelos EUA. Mais tarde, o canal televisivo CNN comunicou que Riad e os seus aliados já estão preparando até 150 mil militares para uma possível operação na Síria.
FONTE: Sputniknews
Canalhas… Turquia e Arábia Saudita são realmente a escória do Oriente Médio…
Agora que os ataques realizados pela Rússia estão dando resultados efetivos, agora que a investida russa enfraqueceu o Daesh e proporcionou uma debandada em massa de seus remanescentes, essa coligação de crápulas querem com a maior cara de pau enviar suas tropas por terra na Síria com a desculpa esfarrapada de “combater o Estado Islâmico”, quando na verdade o que eles pretendem fazer é fortalecer os grupos rebeldes mais uma vez para depor definitivamente o presidente eleito Assad e literalmente colher todos os despojos possíveis das ruínas sírias…
Sinceramente duvido que tenham peito para isso… Medvedev já advertiu das consequencias que essa insanidade poderá e irá causar.
Estranho a arabia saudita quer entrar em outra frente de batalha, eles estao tomando um prejuizo no yemen e ainda querem ir para siria ?
Arábia Saudita e Turquia querem é, com ajuda dos EUA e seus aliados, impedir uma vitória do governo sírio sobre os grupos rebeldes, não só o EI (ISIS)….. Na verdade, parece que a Turquia e AS ajudam o EI , isso sim! Como agora querem entrar na Síria para combatê-lo??? E só agora que o governo está derrotando o EI e outros rebeldes??? Ah, tá na cara o que eles realmente querem…
Alex
O ódio entre os xiitas e sunitas é mortal e há também os interesses econômicos e políticos em jogo… ocorre que as milícias xiitas apoiadas pelo Irã juntamente com exército regular da Síria tem conseguido reconquistar grandes extensões de terras no Norte da Síria com o apoio dos ataques aéreos russos, fato esse que tem incomodado bastante os Turcos e Árabes Sauditas sunitas, estes que são junto com os EUA os principais financiadores dos grupos terroristas que atuam na síria para derrubar Bashar Al Assad
A Arábia Saudita e a Turquia estão fazendo um jogo muito perigoso que os russos já avisaram pode acabar resultado na Terceira Guerra Mundial. E independente de uma grande guerra, que tomara nunca aconteça, essa loucura dos turcos e sauditas está criando um imenso problema para região, pois essa atitude hostil pode resultar em forte investimento militar dos russos no aliado Irã, inclusive com armas nucleares (assim como os soviéticos fizeram com Cuba), o que por sua vez cria um imenso problema para Israel que é aliado dos EUA e não vão ficar parados vendo Irã se arma. Atos irresponsáveis que todos nós podemos pagar, agora mais que nunca cabe ao governo dos EUA negociarem com seus aliados para evitar uma catástrofes.
Caro Carl, estava a pouco fazendo uma análise superficial, e é muito claro que são diversos motivos para a Arábia Saudita se tornar um sacrifício pro Urso, o primeiro e o principal deles é o petróleo, se a AS for destroçada o preço do barril sofrerá um aumento exponencial, dando uma arrancada na recuperação economica dos principais aliados da Russia ( Brasil, Venezuela, Irã ) além deles mesmos, trazendo lucros incalculaveis, outro motivo seria demonstração de poder, caso a AS ataque tropas diretas de Assad e obviamente a Russia, Moscou poderá iniciar um bombardeio severo contra a AS pelo Irã com mísseis Iskander M, ou pior…
Olhando inicialmente a visão geral do massacre , o mundo terá medo da Russia, a respeitará pelo terror, a Turquia retrocederá com medo do mesmo destino, EUA terá lucros exorbitantes com o inevitavel aumento de gastos militares na Europa, enfim, tudo indica que se a AS entrar no caminho da Russia o preço pode ser sua própria existencia, pois tudo coopera pra isso.
Olá, Arc
Acredito que exista muita lógica em seu comentário, porém os riscos de uma guerra entre Irã, Russia, Síria, Curdos e ainda os chineses (se caso a OTAN se meta) de um lado e do outro lado Turquia, Arábia Saudita que ainda podem envolver Israel é muito grande para os EUA suportarem. E em caso de guerra entre essas nações os preços não só ficariam muito altos, mas iria faltar combustível para todos inclusive os clientes dos EUA o que gera problemas para praticamente todo mercado exportador americano.
Mas existem bons sinais, o governo americano e franceses já pediram para a Turquia pararem de bombardear os curdos. E isso é um bom sinal; 1 porque mostra que os EUA e a França não estão dispostos a lutar essa guerra; e 2 porque a pressão dos aliados pode acalmar os turcos e os sauditas não se atreveriam a entra nessa guerra só.
Na minha opiniao a Arabia vai enviar tropas para o possivel apoio para tropas rebeldes contra DAMASCO, pois as ultimas noticia informe que Exercito SIRIO ,esta avançando em todas as frentes desta forma aumento muito a possiblidade de outras naçoes como TURKIA. ARABIA E IRÃO se envolverem diretamente nesta guerra., vamos ver como RUSSIA e EUA, faram a respeito disto.
Arábia e Turqui estão pondo a mão num vespeiro, cientes que a Russia está ganhando a guerra querem entrar claramente para ajudar os rebeldes, o que deixará as forças de Assad , Russia e Irã de frente com os turcos e árabes sauditas, sinceramente, se enviarem tropas será uma das stitufes mais burras dos sauditas em décadas, pois se houver um confronto direto, a Aràbia serâ a primeira a provar o gosto de um bombardeio em seu território.
Se entrarem na Siria vai dar m….da os russos já avisaram.
A situação é muito delicada, mas pode ser sanada de forma bem cruel, se tropas árabes entrarem na Síria os persas podem utilizar a farda síria para combater os exercitos turcos e árabe ( lembrando que o exército persa é o maior do OM e um dos mais capacitados), além claro da Rússia continuar a bombardear as cidades ocupadas por rebeldes, o que matará muitos e nem AS e nem Turquia vão poder fazer muita coisa, pois já foram avisados, se entrarem na Síria será fatal, e sinceramente, já estou sem paciencia com as pirraças da Arábia Saudita imagina a Russia, não demora muito e vai chover Iskander M no território deles.