A Arábia Saudita informou que derrubou neste sábado um míssil Scud disparado pelos rebeldes xiitas do Iêmen e seus aliados e que tinha como alvo uma cidade saudita que acolhe uma grande base aérea, marcando a escalada dos conflitos na região.
Dois mísseis interceptaram o Scud perto da cidade de Khamis Mushait, no sudoeste da Arábia Saudita, de acordo com a agência de notícias estatal, que não informou sobre eventuais fatalidades no ataque. Esta teria sido a primeira vez que os rebeldes atiraram um míssil Scud, da época da Guerra Fria, desde que os ataques aéreos liderados pela Arábia Saudita começaram, em março.
A cidade de Khamis Mushait acolhe a Base Aérea King Khalid, a maior existente nesta parte do país e que é usada regularmente pelos aviões de combate que realizam os ataques aéreos no Iêmen.
A agência de notícias saudita culpou os rebeldes xiitas apoiados pelo Irã, conhecidos como houthis, e seus aliados nas forças leais ao ex-presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, pelo ataque. A agência de notícias estatal do Iêmen, agora controlada pelos houthis, informou que os rebeldes e seus aliados dispararam o Scud.
A Arábia Saudita lidera uma coalizão que vem realizando ataques aéreos contra os rebeldes desde 26 de março, em apoio aos presidente exilado do país Abed Rabbo Mansour. Os ataques visam esconderijos de armas ao redor do país. A coalizão respondeu ao ataque deste sábado destruindo o lançador do míssil, localizado ao sul da fortaleza Houthi de Saada, de acordo com a agência saudita.
Fonte: Associated Press.
…………………..tem que ver que a Arabia Saudita encontra se fechada entre o Mar Vermelho no lado africano, o Golfo Pérsico do lado asiático,o Iemen e Omã ao sul ou seja sem ser banhado diretamente pelo oceano Indico….o Iran tem a seu favor a geografia no estreito de Ormuz,podendo mina-lo quando bem quiserem contra os porta-aviões estadunidenses que estejam fora ou dentro do Golfo ameaçados pelos mísseis iranianos podendo até sofrer uma derrota militar numa guerra convencional….ora,”sentindo o drama” os países produtoresde petróleo buscaram cada vez mais construir oleodutos que levem o petróleo extraído quase ás margens do Golfo Pérsico para o lado do Mar Vermelho tal como o Abu-Dhabi Crude Oil Pipeline cujo trajeto evita o Golfo e o estreito de Ormuz indo até o porto de Fujairah no litoral de Omã,,,,,,a Arabia Saudita possui por sua vez o Petroline,oleoduto que transporta petróleo do Golfo Pérsico ao Mar Vermelho mas tem”olho gordo” primeiro no porto de Mukalla no Iemen justo no Golfo de Aden e um pouco mais adiante o estreito de Bab el Mandeb entrada para o Mar Vermelho…em outras palavras “mata dois coelhos de uma paulada só” ….como o Governo iemenita não reza pela cartilha dos sauditas,estes enviaram a corja da Al- Qaeda pra fazer o trabalho sujo e tome bombardeio sobre a população iemenita!…
Será? Pode ser apenas propaganda.
Ponto para o Patriot…
Isso prova que eles corrigiram aquele probleminha no software quando na Desert Sorm um sistema desses também baseado na Arábia Saudita corrigiu erradamente o tempo e a trajetória de um Scud vindo do Iraque e permitiu que o mesmo destruísse totalmente o acampamento dos soldados, deixando 28 mortos e mais de 100 feridos…
Por enquanto ainda são chamados de rebeldes, mas brevemente serão terroristas rsss… E olha que dispararam claramente com intenção de atingir uma base militar, até por isso foi interceptado e não como fazem os sauditas e israelenses que atingem em sua grande maioria a civis desarmados e incapazes de se defenderem..