De acordo com a mídia italiana, o governo de Angola assinou um grande pacote de contratos com a holding italiana Finmeccanica, no valor total de 212,3 milhões de euros. Em particular, serão instalados sistemas de vigilância radar e abastecimento costeiros em Angola pela divisão Selex ES da Finmeccanica, com o sistema de comunicação em rede instalado ao longo de toda a costa angolana (valor de 115 milhões de euros).
A divisão AgustaWestland fornecerá a Marinha de Angola seis helicópteros – presumivelmente, do tipo AW139 (por 90 milhões de euros), e a empresa Whitehead Sistemi Subacquei (desde a metade de 2015 pertencente à Oto Melara e Whitehead Underwater Systems) vai entregar uma série de torpedos 324mm A244S, para equipar os navios angolanos – 4 patrulhas rápidos alegadamente comprados de Israel, modelo Super Dvora Mk III (7,3 milhões de euros).
O contrato também prevê assistência e formação de especialistas militares angolanos pela Finmeccanica. A aquisição de sistemas italianos é prevista no âmbito do desenvolvimento das forças navais pelo governo angolano para modernizar e fortalecer até 2017 as capacidades tecnológicas da marinha que no momento estão em más condições. De acordo com um membro da delegação angolana, “nosso interesse em adquirir a tecnologia moderna baseia-se na necessidade de proteger o litoral e a fronteira, para combater a imigração ilegal e o tráfico de drogas”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: BMPD
As compras parecem bem planejadas e coerentes, e como disse o Tiago Silva, Angola vai se modernizando. Não tem orçamento mirabolante, mas está usando de forma sábia.
Esses patrulheiros ficarão uma uva já que serão 01 canhão de 25-30mm, 2 metralhadores .50 e mais o reparo para torpedos A244S! Pena que a embarcação não tem espaço nem para um DRONE de vigilância, porquê daí ficaria perfeito!
Brasil …. acorda e aprende!
CM
Angola vem se destacando nos últimos anos como o seu processo de modernização das forças armadas e de forma contínua e este contrato reforça mais ainda esta atitude.
Em um continente de múltiplas ameaças estar preparado é fundamental e que os planos sejam concretizados.