Por Por Sweta Singh e Tommy Wilkes
BENGALURU (Reuters) – A Airbus Helicopters disse nesta sexta-feira que está em conversas com a indiana Mahindra and Mahindra, a Reliance Industries e o Tata Group para fabricar helicópteros militares de forma conjunta, a fim de atender regras que visam ajudar a nascente indústria de defesa indiana.
A companhia, unidade da Airbus, está oferecendo fabricar o helicóptero leve AS550 Fennec e o médio EC725 para as Forças Armadas da Índia, que são muito dependentes de uma frota cada vez mais antiga de helicópteros Cheetah e Chetak.
“Estamos no processo de seleção, falando com diferentes indústrias para formar uma joint venture”, disse à Reuters o executivo sênior da Airbus Helicopters Rainer Farid, durante evento do setor aéreo em Bengaluru nesta sexta-feira.
Sob a iniciativa “Fabrique na Índia” do primeiro-ministro Narendra Modi, empresas estrangeiras acostumadas a vender diretamente para Nova Délhi devem formar parcerias com companhias locais e transferir uma parte maior do trabalho para ajudar a cultivar a nascente indústria de defesa local.
No ano passado, a Índia descartou a aquisição planejada de 197 helicópteros leves para que pudesse lançar uma nova concorrência reservada para companhias domésticas que formarem joint ventures com fornecedores estrangeiros.
a carruagem continua a passar, isto é bom
No que tange ao EC-725 naval é uma pena esta mudança de política de aquisição para a Helibrás Brasil logo agora, uma vez que o Helicoptero que concorre a um RFP para quase 120 Helis para a Marinha Indiana é o mesmo projeto feito para MB.
Que o envio de uma unidade ainda não recebida da MB para a Aero Índia 2015 foi noticiado aqui mesmo no site,
Mas mesmo assim, deve sobrar uma produção inicial para a Helibras Brasil se for a aeronave for a vencedora…
Será que será uma especie de helibras ? onde não desenvolvemos nada, apenas montamos, e o mais estranho, se a helibras é uma empresa subsidiaria da airbus, pq temos que comprar o projeto dela mesmo para fabricarmos por ela mesmo? não entendo isso, precisamos é por uma augusta, sukhoi aqui e abrir uma empresa 100% idependente para fabricarmos modelos proprios, assim como a embraer esta fazendo com o super tucano e kc-390, minha opnião, somos muito dependente de tecnologia estrangeira, isso nos limita
Só pra lembrar, engenheiro não aperta parafuso só. Vlw flw!
Marcelo….um engenheiro q nao poe a mao na massa nao eh digno do diploma q tem, so pra comecar. Realmente se for logico seu pensamento cabe a um engenheiro somente usar a imaginacao e colocar no papel……mas saiba q ateh mesmo para apertar um parafuso em suas milhares de utilizacoes e em todos os niveis exige um bom conhecimento tecnico ….e acredite q uma gde maioria de engenheiros ditos como tais sao mediocres…………..leitura e imterpretacao de desenhos e normas eh o maior requisito para execucao de qualquer projeto, mesmo q um engenheiro nao os tenha feito. Enfim, pra q esquentar a cabeca e tentar reinventar a roda qdo a mesma continua redonda e evoluindo……rsrs
hehehehe….comprar o projeto dela mesmo….hehehheh vc nao entendeu mesmo….pense um pouco……..a propina nem volta pra ca, fica impossivel rastrear e outras cositas mas…… ja fica por la mesmo em um banco da suica……….ta lendo algo a respeito do HSBC……ja leu quem sao os maiores depositantes ….o brasil eh o quarto da lista………entao…ja pensou…..rsrsrsrrs sds
uma Helibras indiana!